65 técnicas de link building SEO para 2021

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As técnicas de Link Building SEO são próprias para alavancar as páginas de sites hospedados na internet. Através destas técnicas o site se torna mais relevante e sua autoridade no nicho também aumenta. 

Dessa forma, o algoritmo do Google processa que o conteúdo é melhor que o de outros sites concorrentes com menos autoridade. Essa é uma das mais trabalhosas estratégias de marketing, porém bastante eficaz. 

Neste texto serão abordadas 65 técnicas de link building atualizadas para o ano de 2021, continue a leitura, coloque o conhecimento em prática e veja o site decolar.

Primeiras técnicas de link building

Existem diversas técnicas de link building, elas devem ser conhecidas e aplicadas simultaneamente no maior número possível, para surtir efeitos cada vez mais rápido.

As primeiras técnicas de link building que são indicadas de se fazer para aumentar autoridade são as listadas nos próximos tópicos.

1. Menção de marca

Utilize ferramentas que localizem as menções feitas a marca, com isso, é possível entrar em contato com o autor da menção e solicitar que seja feita a indicação com link.

2. Menção de nomes

Muitas vezes a menção não é feita diretamente a uma marca, mas sim ao nome de alguma autoridade que a pertence. Da mesma forma do tópico anterior, é possível localizar essas menções e solicitar a indicação por link.

3. Links de imagens roubadas 

Com o avanço tecnológico, é muito fácil ter uma imagem roubada. Nos casos que identificar o uso de uma imagem nessa situação, é possível pedir que seja feita a indicação por link do site do autor(a) da imagem.

4. Observe os concorrentes

É muito comum espiar a fonte de compartilhamentos e bons links dos concorrentes para disputá-los. Essa técnica pode ser um pouco demorada, mas é bastante benéfica, pois além de somar um bom link a sua autoridade, significa também um link a menos para o concorrente.

5. Peça backlink

Pode até ser uma tarefa mais demorada, mas pode ser muito eficiente a depender do networking. É muito comum que as empresas de pessoas próximas tenham site ou até mesmo que essas pessoas atualizem algum blog específico.

Esse relacionamento pode lhe render um bom backlink, por isso o uso da influência é importante.

6. Ferramenta Alertas do Google

O Google avisa quando seu site foi mencionado, e igualmente a outros citados, dá para entrar em contato e pedir a menção em formato de backlink.

7. Recupere backlinks mortos

É comum encontrar links quebrados no site ou mudar local da página sem fazer redirecionamento, com isso os backlinks irão para página de erro 404. Com a utilização de algumas ferramentas é possível identificar e recuperar alguns desses links.

Técnicas relacionadas aos posts

Apenas fazer publicações não é o suficiente. A forma que se escreve os artigos, a divisão do conteúdo, seu tamanho entre outros fatores, são decisivos para ser visto como algo relevante.

Abaixo é possível observar as principais técnicas de link building relacionadas aos posts que constam no site.

8. Participação em eventos

A aparição em diversos eventos como cursos, seminários, aulas, lives é uma ótima oportunidade de produzir e compartilhar conteúdo com parceiros. Essa é mais uma maneira eficiente de reforçar a autoridade no nicho.

9. Técnica Skyscraper ou arranha-céu 

Essa é uma técnica lenta, mas que pode render bons backlinks se feita corretamente. A técnica de arranha-céu abrange 4 itens importantes: 

  • Conteúdo;
  • Pesquisa; 
  • Análise de backlink dos sites concorrentes; 
  • Alcance de e-mail.

Basicamente, após encontrar backlinks de qualidade e perceber falhas e acertos dos concorrentes, será capaz de escrever um conteúdo ainda melhor e alcançar clientes em potencial. 

10. Top list 

São listas sobre conteúdos relevantes à maioria. Por exemplo, em um blog sobre marketing digital, com certeza a maioria procura por onde começar, dicas, melhores ferramentas etc. Se o conteúdo atribuir informações ou insights pessoais, melhor ainda. 

11. Listas sobre algum assunto 

Quando se faz conteúdo para a internet, fazer tópicos é uma ótima maneira para dar um aconchego visual ao leitor. Nosso cérebro tem uma forte tendência a gostar de listas, pois são muitas informações “quebradas”, o que facilita a compreensão. 

12. Produção de conteúdo educacional simplificado 

A internet, sem dúvida, facilitou o acesso à informação. O que deu a oportunidade para muitas pessoas que nem sempre têm a possibilidade de pagar por cursos ou profissionais especializados.

Por isso, deve-se montar um conteúdo educacional de maneira simplificada, atente-se à linguagem e ao jeito como explica. Usar ferramentas de feedback visual ou comparativos são bem-vindos. 

13. Palavras-chave conhecidas 

Utilize nos textos palavras chaves conhecidas, para facilitar que o público lhe ache. Essa é a ideia que você deve ter em mente ao montar títulos, subtítulos e parágrafos dos textos. 

A utilização de termos técnicos e de palavras pouco usuais no dia a dia devem ser analisadas caso a caso. Se é possível substituí-los por termos mais populares, a recomendação é que se faça.

14. Estudos de caso 

Os estudos de caso são potinhos de ouro do marketing digital. Procure testar, experienciar e dar percepções a essas ações, embasado em boas fontes. Por exemplo, muitas pessoas relatam suas experiências com produtos cosméticos como maquiagens e produtos para cabelo. 

Uma tendência atual é provar comidas estrangeiras à sua cultura, como brasileiros que provam doces asiáticos. Os doces e comidas do continente asiático têm temperos e composições completamente diferente do que nós, brasileiros, estamos acostumados.

15. Atualizar feed ou publicar posts antigos relevantes

Para manter o tráfego de visitas, a regra básica é: constância. Publique conteúdos semanalmente em seu feed direcionados ao público-alvo. 

Claro, nem sempre é possível fazer conteúdos originais. Por isso, você pode publicar posts antigos e relevantes. 

16. Técnica Conteúdo Verde

É uma técnica que visa a criação de conteúdos relacionados aos cuidados com o meio ambiente, condições climáticas etc. Logo, ao criar, você gera engajamento e compartilhamento por quem tem afinidade com suas ideias. A grande sacada é pegar gancho com temas atuais. 

Como por exemplo, um terapeuta que cria recursos terapêuticos manuais, pode criar um conteúdo que dê dicas sobre recursos terapêuticos com materiais recicláveis.

17. Rede de Blog Privada 

A rede privada de blogs é basicamente artigos que linkam para o artigo principal, o que deve gerar a conversão. É um tipo de técnica que deve ser feito da maneira mais natural possível, pois o Google pode proibir essa ação.

18. Avaliar e comparar 

Uma análise profunda de prós e contras de produtos ou serviços pode ser um ótimo caminho para engajar o público leitor. Um exemplo dado anteriormente são blogueiros que comparam produtos de maquiagem. Há inclusive empresas dispostas a pagar por esse tipo de análise. 

19. Criar ferramenta gratuita 

Vender produtos ou serviços é, basicamente, resolver dores dos seus clientes. Por isso, se for possível, crie ferramentas gratuitas como forma de “degustação”, isso atrai o público para converter leads e compartilhamentos.

20. Ativos vinculáveis 

É uma maneira de criar tráfego naturalmente para a sua página. Consiste em disponibilizar conteúdo de relevância de maneira gratuita, como listas, guias ou outro recurso relevante.

21. Cuidado com os excessos de links 

O uso negligente de links externos pode surtir o efeito contrário e passar a prejudicar a sua autoridade. Por isso, utilize esse recurso com cautela, para poder sentir seus efeitos positivos.

Sobre relacionamentos no Link Building SEO 

A relação de compra e venda pode ser cercada de muitas desconfianças, especialmente para pessoas que ainda não conhecem os produtos ou serviços oferecidos ou então desconhecem a empresa que os oferece.

Por isso, criar um relacionamento com os clientes é fundamental para o sucesso do seu negócio e no aumento da taxa de conversão. Há como utilizar de técnicas de link building para melhorar essa relação, como os que serão mostrados a seguir.

22. Depoimentos pessoais 

Uma técnica que gera grande engajamento são os depoimentos sobre a empresa, bem como dos seus produtos ou serviços. Eles servem como um canal de representatividade e prova social. 

Ao enxergar humanidade e realidade em quem cria conteúdo, o cliente tende a te dar mais confiança e gerar tráfego para a página. 

23. Boletins informativos 

O boletim informativo é uma ótima forma de oferecer conteúdo de qualidade para seus usuários e conseguir alavancar o tráfego e os backlinks da página. Essa técnica muitas vezes não recebe a devida atenção, mas quando utilizada da maneira correta, rende bons frutos.

24. Materiais extras

É uma técnica muito semelhante a outras já citadas aqui. Ela consiste em disponibilizar conteúdo gratuito, como ebook, guias, aulas etc.

Além de fidelizar o público, quem aplica essa técnica ainda reforça sua autoridade especializada no assunto. 

25. Seja entrevistado

Não é preciso ser uma super celebridade para ser entrevistado, ou somente aparecer em emissoras de televisão gigantes. Canais do YouTube, podcasts, blogs etc podem ser uma ótima forma de receber bons compartilhamentos e reforçar autoridade no nicho atuante.

26. Comentários nos próprios posts 

Ao final do texto, é importante fazer a sua conclusão que incentive os usuários a comentar sugestões ou tirar dúvidas. É interessante que todos os comentários sejam respondidos.

27.  Keyword Golden Ratio

É uma técnica que foca em palavras-chave com pouco conteúdo na internet. Explorar esses pontos é uma ótima técnica para produtores de conteúdo iniciantes e te faz criar autoridade rapidamente. 

28. Técnica Internal Cliffhangers ou gancho interno

É uma técnica de transição entre blocos de texto com frases coloquiais. A ideia é captar o interesse do leitor para a continuação da leitura. Exemplos: “Vamos lá…”; “Você pode se perguntar…”. Essas frases também são chamadas de cliffhangers internos. 

29. Domínios expirados

É comum que alguns domínios expirem sem que haja a renovação. Por vezes, é possível encontrar domínios com diversos backlinks fortes, que podem ser passados para o seu domínio principal através do redirect 301.

30. Otimizar o tamanho das imagens

Muitas pessoas não sabem a relação de otimizar imagens com marketing, mas é bem simples, se as imagens excedem o tamanho ideal, isso torna a página mais lenta e a tendência é o leitor fechar a página e não voltar. 

31. Faça entrevistas

Não precisa ser entrevista com grandes celebridades, mas sim de autoridades. É uma técnica muito usual e poderosa ter entrevista com alguém de relevância no nicho de atuação do site. Um outro ponto importante é compartilhar essa entrevista para os seguidores. 

32. Construção de relacionamentos 

O networking é importante dentro e fora da internet. Você pode construir contatos em fóruns, blogs e grupos sociais. Uma maneira interessante é comentar, curtir e compartilhar posts interessantes ao seu nicho. 

33. Sorteios de brindes

Uma ótima maneira de ganhar engajamento é fazer sorteios em sua página. Sorteios além de ajudar a gerar relacionamento com o público e fidelizar o público, ainda ajuda a conseguir links e compartilhamentos.

34. Concurso de bolsa de estudos 

Estar engajado com questões sociais pode lhe render bons links. Um concurso de bolsas de estudos pode trazer o compartilhamento da sua página em sites com boa autoridade como o de universidades.

35. Tornar-se afiliado digital

Ser um afiliado digital traz benefícios para a plataforma e para os afiliados. Alguns programas de afiliados podem render bons links e até uma renda extra.

36. Alcance por e-mail 

Essa alternativa é uma divulgação demorada, mas enviar e-mails personalizados para os clientes certos é uma das mais conhecidas técnicas de link building. É importante acompanhar os resultados desses e-mails enviados.

37. Podcasts

O formato de podcasts está cada vez mais popular no Brasil. Já consolidado entre os americanos, o Podcast é uma ótima forma opção para gerar conteúdo para os mais diversos nichos e ampliar o público. 

38. Conteúdo instigante, mas cuidado!

É um ponto delicado, mas que pode gerar grande engajamento na sua página. A técnica de conteúdo instigante é dar opiniões sobre determinados assuntos. 

Mas reforçamos que você deve ter cuidado para não fugir da liberdade de expressão e partir para a intolerância e desrespeito ao tráfego.

39. Técnica dos links internos 

Link interno é uma obrigação dentre as técnicas de link building. O usuário deve ter pelo menos 2 opções de links internos que levem a assuntos relacionados, isso funciona como âncoras e deve ser usado regularmente. 

40. White papers

Whitepapers é uma técnica de marketing que traz conceitos e soluções para determinados problemas, através de conhecimentos, ideias, gráficos etc. Isso é uma grande chance para conseguir bons links e compartilhamentos.

41. Técnica links com base no conteúdo

É uma técnica demorada, mas muito atrativa. É, resumidamente, criar um conteúdo de qualidade. Claro, para isso temos algumas técnicas básicas:

Na internet, somente escrever não é suficiente. É preciso saber como escrever para que esteja bem-posicionado nas pesquisas. 

42. Use bons títulos

Os títulos devem estar relacionados, de maneira concisa e objetiva, ao tema trabalhado. Ele é o primeiro contato do leitor com o conteúdo, então deve ser muito bem planejado. Apesar de ser uma parte pequena do conteúdo, o título é muito importante.

43. Acessibilidade na comunicação 

É fundamental que o conteúdo seja pensado em um alcance mais o mais acessível possível. Assim, deve-se se fazer perguntas: como uma pessoa com cegueira pode compreender as imagens e o conteúdo posts? Como uma pessoa surda ou com deficiência auditiva pode acessar seu conteúdo? Há ferramentas que facilitam a realização desse conteúdo inclusivo.

44. Pense na linguagem de maneira abrangente

A linguagem usada deve abranger a maioria do público ou, pelo menos, exemplos que sejam comuns na vida cotidiana das pessoas. 

Produzir um conteúdo de fácil assimilação do público, assim como em outras técnicas de link building já citadas, pode render bons compartilhamentos e menções em outros sites.

45. Infográficos

A utilização de infográficos é uma boa forma de conseguir compartilhamentos e links. Por vezes esse infográfico pode ser usado por terceiros sem a devida menção, então fique alerta e, caso isso aconteça, solicite a menção adequada.

46. Use palavras-chave 

O uso da palavra-chave em locais específicos é um forte potencializador no texto no mundo da Internet. A repetição do termo deve variar entre 1 a 2% do total de palavras. Estar presente no título, primeiro e último parágrafos, subtítulos e legendas de imagem é muito significativo.

47. Cuidado com o “encher linguiça”

O tamanho do texto é muito importante, nem muito pequeno, nem muito grande. O número de palavras vai depender do tipo de artigo que está em produção, mas a regra para todos é a objetividade, sem muita enrolação. 

48. Evitar ou não usar gerúndios

De maneira geral, o recomendado é abster-se do gerúndio. No entanto, existem situações em que o uso é inevitável. Assim é recomendado o uso consciente e regrado do gerúndio.

49. Revisar e corrigir erros gramaticais

Ter erros gramaticais no texto não é positivo para a construção da sua autoridade dentro da internet. Por isso, é de grande importância ter o hábito de revisar todos os textos antes de publicar. 

50. Fazer períodos (tamanho da frase) curtos

Ao invés de fazer uma oração com dois períodos, dívida em duas frases. Porém, é válido destacar a importância do uso dos conectivos para articular as informações. Os parágrafos, de maneira geral, devem ter de 4 a 5 linhas do máximo.

51. Uso de advérbios

A exemplo dos gerúndios, que já foram detalhados mais acima, o uso de advérbios requer uma atenção especial. Mas claro, isso vai depender da intenção comunicativa do texto e da empresa. 

52. Adaptar sua linguagem ao público-alvo

O público-alvo é mais formal ou informal? Mais jovem ou mais velho? Costuma utilizar memes ou não? Com esses e outros questionamentos, é possível direcionar melhor a linguagem do texto. 

Em outros tópicos foi citado ter a devida atenção ao rebuscamento desnecessário e à acessibilidade.

53. Use a objetividade

O leitor que procura um site sobre um determinado assunto busca uma informação concisa, rápida e objetiva. Portanto, atente-se à objetividade, pois é uma característica fundamental para que o texto ganhe autoridade dentro da internet. 

54. Use exemplos e comparações 

Ao longo do texto, o uso de exemplos pode ajudar em vários aspectos, desde melhorar a compreensão dos leitores até ajudar seu site com. Desta forma, é muito recomendado usar essa técnica dentro dos artigos, inclusive, mais de uma vez.

55. Proximidade com o leitor 

Essa proximidade varia de acordo com o público-alvo, intenção da marca e a personalidade dentro do negócio. Há empresas mais tradicionais que prezam pela formalidade na administração e na relação com os clientes, logo esses valores devem estar refletidos no texto.

56. Hipertextualidade

Associar o texto a imagens, áudios e vídeos é uma técnica fundamental para enriquecer o conteúdo de um site. A Hipertextualidade significa falar sobre um mesmo assunto com diferentes linguagens, verbal, não verbal ou mista.

57. Coesão e coerência

É o mesmo aspecto do “não encher linguiça”. Muitas vezes, durante a produção textual, o redator pode deixar passar algumas ideias desconexas. Dessa maneira, é recomendado sempre fazer uma releitura do texto antes de publicar, para ter uma visão geral da articulação das ideias. 

58. Referências

Use boas referências como sites de autoridade ou até artigos científicos. Apesar do leitor procurar um texto objetivo, é necessário estar embasado em fontes verdadeiras e de renome, não só para não propagar fake news, mas também ganhar autoridade.

59. Uso de links externos

Em paralelo com a hipertextualidade, é possível indicar textos, vídeos ou imagens que complementam a ideia do conteúdo. Essa técnica consiste em indicar materiais de terceiros, geralmente parceiros, e é benéfico tanto para quem indica, quanto para o indicado.

Deve ser usado com atenção, para não fazer menção a um texto concorrente e passar ainda mais autoridade para ele. Indique apenas um material complementar e nunca um que trate do mesmo assunto principal.

60. Comprar backlinks

É uma prática que deve ser realizada com muita cautela. Muitas vezes, na pressa de conseguir relevância, algumas pessoas compram backlinks de empresas duvidosas e isso pode ter o efeito reverso ao pretendido.

Procure blogs com autoridade no seu nicho e negocie o backlink de forma direta, essa é a maneira mais segura e eficiente de realizar a compra.

Técnicas relacionadas ao social 

É quase inevitável a utilização das redes sociais como fonte de divulgação, existem diversas opções com milhões de usuários disponíveis para receber a informação e consumir o conteúdo contido no site.

Por isso, reservamos a última parte desse texto para trazer algumas técnicas de link building relacionadas às redes sociais.

61.  Compartilhe o conteúdo

É importante também ter redes sociais fortes para compartilhar o conteúdo em plataformas como Facebook, Twitter e LinkedIn. Além de novos usuários no site, podem chegar parceiros e menções através desses posts.

62. Facilite o compartilhamento

Deixe em local acessível botões e widgets para facilitar que os usuários compartilhem aquele artigo com os amigos em redes sociais. É uma técnica muito subestimada em muitos sites, mas que pode trazer bons resultados.

63. Incentive o compartilhamento

Incentivar o compartilhamento do conteúdo é um ótimo atrativo para os usuários, pode ser usado brindes, cupons de desconto, acesso exclusivo a materiais etc.

64.  Marque autoridades

No ato de compartilhar o conteúdo nas redes sociais, marcar algumas autoridades do nicho pode render bons frutos. A princípio pode passar despercebido, mas caso um conteúdo relevante seja notado, pode gerar um bom link.

65. Fóruns especializados

Participar de fóruns e engajar-se em discussões especializadas no nicho de atuação é uma técnica que tem sua relevância questionada, mas até hoje é muito utilizada.

Assim, encerramos a lista das 65 técnicas de link building, caso tenha notado a ausência de alguma técnica, deixe a sugestão nos comentários. Se ficou com dúvida em alguma, basta comentar também.

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