3 métricas de SEO para medir seu ROI de marketing de conteúdo

1. Aumento nas conversões orgânica

Essa é uma maneira simples, mas muito eficaz, de mostrar à equipe o desempenho do conteúdo. 

As conversões podem parecer diferentes para cada tipo de conteúdo . 

Você pode medir as conversões com base no total de assinantes do boletim informativo, no total de downloads de PDF ou no total de cliques em um botão de contato. 

Mas esses números contam a melhor história em termos de como os usuários estão se envolvendo com seu conteúdo e se isso os motiva a realizar a ação desejada. 

É especialmente importante liderar com dados de conversão orgânica ao falar com executivos, pois eles querem entender facilmente o quanto o investimento geral em marketing de conteúdo está contribuindo para os resultados da empresa. 

2. Página 1 Crescimento de palavras-chave

Fazer uma pesquisa abrangente de palavras-chave é um passo fundamental antes de otimizar ou escrever conteúdo. 

Uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo é replicar um modelo hub and spoke para se tornar mais autoritário em torno de um tópico. 

Mostrar o crescimento da palavra-chave da página 1 é vital para o ROI do marketing de conteúdo, pois isso pode provar o quanto nossa página está mais visível na SERP do que era anteriormente. 

Ao exibir o crescimento de palavras-chave na página 1, os profissionais de marketing de conteúdo podem ajudar os tomadores de decisão a entender por que precisamos investir mais tempo e orçamento da equipe em SEO. 

Outra métrica importante a ser incluída é o aumento geral no volume de pesquisa ou como o site está melhor classificado em geral para um grupo de palavras-chave. 

3. Aumento do tráfego orgânico e clique

Outra métrica importante a ser incluída nos relatórios sobre os esforços de marketing de conteúdo é quanto tráfego do site ou cliques no conteúdo produzido. 

É importante observar que nem sempre há dados de conversão orgânica para fazer backup de como o conteúdo está ajudando o site. 

Às vezes, um usuário absorve o conteúdo do site e volta semanas ou meses depois para converter, o que torna mais difícil mostrar a ligação direta que o SEO teve na condução dessa conversão. 

Ao mostrar um aumento no tráfego ou cliques, você ainda pode provar para a organização que o conteúdo está sendo visto por uma quantidade significativa de usuários, o que, esperamos, levará a um aumento nas conversões gerais.