Estratégias de construção de links de SEO White Hat

1. Páginas de recurso

IDEIA PRINCIPAL: Escrever recursos aprofundados sobre tendências ou tópicos de nicho que economizam tempo e são úteis, você ganhará os links da mais alta qualidade gratuitamente. 

Tipo de link: seguir 

Além disso, como você estará utilizando o poder das #hashtags que estão em alta ao compartilhar seu conteúdo nas mídias sociais, as pessoas vão migrar organicamente para o seu site antes mesmo que ele comece a ser classificado no Google. 

Isso pode criar um efeito de bola de neve, pois as pessoas pesquisam ativamente os tópicos que você abordará. É como andar em um tornado de trânsito – você estará dando a eles exatamente o tipo de conteúdo pelo qual eles estão famintos. 

O que é uma página de recursos?  

é um guia abrangente com orientações úteis sobre assuntos urgentes (exemplos incluem COVID-19, a crise da Ucrânia e similares). Digamos que você decidiu criar uma página de recursos sobre o COVID-19, onde você lista uma recapitulação das coisas mais importantes que o leitor deve saber. 

Você pode usar qualquer ferramenta de SEO adequada de sua escolha para essa tarefa (Ahrefs é uma ótima opção). Em seguida, entre em contato com esses webmasters e diga algo como: 

“Ei, notei que você vinculou a este post; criamos um artigo bem pesquisado que é ainda melhor, mais aprofundado e abrange mais subtópicos. Passamos muito tempo criando o recurso definitivo e mais abrangente que existe. Você estaria disposto a se conectar conosco em vez disso?” 

2. Sites “parasitas” (com alta autoridade de domínio)

IDEIA PRINCIPAL: Utilizar sites de alto DA que podem classificar palavras-chave de baixa a média concorrência por conta própria 

Tipo de link: Nofollow 

Como você gostaria de aproveitar as ondas da autoridade de outro site e capitalizar suas altas classificações nos mecanismos de pesquisa? Com a chamada estratégia de SEO “parasita”, você pode rapidamente conquistar os primeiros lugares no Google para palavras-chave de baixa a média concorrência. 

Existem vários sites que você pode usar para esse fim, sendo alguns dos melhores: Médio, LinkedIn Pulse 

Após o registro, basta publicar um artigo lá, e a plataforma permitirá que você insira um backlink. Concedido, ele terá o atributo “nofollow”, mas a estratégia vale a pena seguir apenas pelos cliques diretos que seu site receberá. 

Faça alguma pesquisa de palavras-chave e identifique algumas palavras-chave LSI relacionadas (normalmente, elas terão uma dificuldade baixa). 

Todas essas palavras-chave de cauda longa são perfeitas para escrever um artigo de apoio – dentro, você mencionará seu site como uma referência onde eles podem aprender mais sobre o assunto. 

Você também pode usar a estratégia de palavras-chave de cauda longa em seu site principal, mas não espere um milagre em termos de classificações nos mecanismos de pesquisa se for novo.