Google diz que emojis não vão prejudicar ou ajudar SEO

O Google fornece uma atualização sobre o uso de emojis em títulos de páginas da web e meta descrições, dizendo que eles não prejudicarão nem ajudarão o SEO. 

Isso é afirmado pelo advogado de pesquisa do Google, John Mueller, durante o hangout do horário de expediente do Google Search Central SEO registrado em 28 de janeiro. 

Uma das perguntas enviadas pede uma atualização sobre a posição do Google sobre emojis, especificamente quando se trata de usá-los em títulos e descrições. 

Os sites podem usar emojis ao otimizar páginas, pois não são contra nenhuma das diretrizes do Google. 

Mas é aconselhável usá-los? 

Otimizar páginas da web com emojis parece um esforço desperdiçado, mas você pode decidir por si mesmo depois de ler a resposta de Mueller abaixo. 

Os sites podem usar emojis onde quiserem – seja em títulos, meta descrições ou no conteúdo principal. 

No entanto, não há garantia de que o Google os mostrará nos resultados de pesquisa. 

O Google reescreve a maioria dos títulos como está, mas mesmo que opte por exibir o título que você escreveu, pode desconsiderar os emojis. 

Mueller diz que o Google não exibirá emojis se forem perturbadores ou fizerem o snippet de pesquisa parecer enganoso. 

“Você pode definitivamente usar emojis em títulos e descrições em suas páginas. Não mostramos tudo isso nos resultados da pesquisa, especialmente se acharmos que isso atrapalha os resultados da pesquisa em termos de, talvez pareça enganoso, ou esse tipo de coisa. 

Mas você pode definitivamente mantê-los lá, não é que eles causem problemas. Eu não acho que você teria nenhuma vantagem significativa em colocá-los lá, porque no máximo o que tentamos descobrir é o que é o equivalente a esse emoji e talvez usar essa palavra também, meio associada à página.” 

Embora os emojis não causem problemas com o SEO do seu site, eles também não farão nada para ajudá-lo. 

O Google não dá mais peso a títulos e descrições com emojis só porque são mais coloridos do que texto simples, diz Mueller: 

“Mas não é que você tenha uma vantagem por tipo, ah, você tem um título colorido. Então, desse ponto de vista, se você gosta de tê-los em seus títulos e descrições, vá em frente. Se você não os quer lá, então tudo bem também. Não acho que isso prejudique ou prejudique o SEO ou ajude o SEO de forma alguma.”

Com tudo isso levado em consideração, provavelmente é melhor escrever títulos e descrições em texto simples. 

O único benefício potencial dos emojis é uma taxa de cliques aprimorada, então isso é algo que você terá que avaliar ao decidir se vale a pena usá-los. 

Ouça a resposta completa de Mueller no vídeo abaixo: