Google recomenda fotos originais para análises de produto

O advogado de pesquisa do Google, John Mueller, recomenda o uso de fotos originais ao publicar análises de produtos para se beneficiar da atualização do algoritmo que recompensa pesquisas aprofundadas. 

Isso é afirmado durante o hangout do horário de expediente do Google Search Central SEO registrado em 4 de fevereiro. 

O proprietário de um site participa da transmissão ao vivo para perguntar a Mueller sobre as práticas recomendadas para o uso de imagens em análises de produtos. 

Ele pergunta se editar fotos existentes em outros lugares da web seria suficiente para o Google considerá-las como conteúdo exclusivo. 

Ou seria melhor para o proprietário do site usar fotos originais que ele mesmo tirou? 

Recomendações do Google para imagens em análises de produto

O Google lançou uma atualização de algoritmo no ano passado, projetada para recompensar análises de produtos com pesquisas aprofundadas em primeira mão. 

Para se beneficiar da atualização do algoritmo, o Google recomenda fornecer conteúdo exclusivo além do que está disponível no fabricante. 

Portanto, a questão é se editar fotos existentes é suficiente para torná-las únicas ou se o Google deseja ver fotos originais. 

Mueller diz que “único” se refere a fotos que você mesmo tirou, não a fotos artificialmente aprimoradas. 

Embora o algoritmo do Google não consiga distinguir automaticamente entre fotos originais e editadas, isso é algo que a equipe do Quality Rater do Google procurará ao fazer uma revisão manual. 

Para esclarecimento, o proprietário do site segue perguntando se a melhor opção é usar fotos originais de estúdio. 

Mueller afirma: 

“Acho que seria o ideal.” 

O objetivo geral da atualização do algoritmo de avaliação de produtos do Google é aumentar o conteúdo escrito por pessoas que testaram pessoalmente o que estão avaliando. 

Uma maneira de um autor provar que testou pessoalmente um produto é tirar suas próprias fotos dele. 

Na verdade, como o algoritmo do Google não consegue diferenciar as fotos originais das editadas, você pode se deparar com sites classificados muito bem com imagens do fabricante do produto. 

No entanto, isso não significa que você deve seguir o exemplo deles. 

Quando a equipe do Avaliador de qualidade do Google, que consiste de pessoas reais, avalia os resultados da pesquisa de análises de produtos, eles percebem quais sites usam suas próprias fotos.