Links internos são super críticos para SEO

John Mueller, do Google, respondeu a uma pergunta sobre links internos e afirmou que links internos que vão além da navegação do site é uma das “maiores coisas” que um editor pode fazer para dizer ao Google qual conteúdo é o mais importante. 

Navegação por trilha

Nas histórias infantis, um protagonista pode se aventurar em uma floresta e deixar para trás um rastro de migalhas de pão que pode seguir para evitar se perder. 

Da mesma forma, um site fornece uma trilha “breadcrumb” na forma de uma navegação de site breadcrumb para que um visitante do site possa navegar de volta pela estrutura do site de um site. 

Normalmente, uma trilha de navegação começa na página inicial, depois vai para uma página de categoria e depois vai para um artigo. 

Dados estruturados de migalha

Os dados estruturados de trilha de navegação são um reflexo da navegação de trilha de navegação que faz parte do que é chamado de navegação interna. 

A navegação interna torna mais fácil para os visitantes do site navegar por um site, indo e voltando entre as categorias e subcategorias de um site para encontrar coisas interessantes para ler. 

Os dados estruturados de migalhas de pão informam ao Google sobre o assunto de uma categoria de site. 

– Esta categoria é sobre x.

– Esta categoria é sobre y.

– Esta categoria é sobre z.

A navegação do site Breadcrumb é refletida em dados estruturados, que são o contexto do que está sendo discutido. 

Os dados estruturados do Breadcrumb são suficientes para links internos?

A pessoa que fez a pergunta queria saber se a configuração da navegação de dados estruturados em breadcrumb é suficiente para links internos para SEO. 

Esta é a questão: 

“Se você tiver dados estruturados para configuração de breadcrumbs, os links internos ainda são importantes para SEO?” 

Por que os links internos são importante

John Mueller não disse que links internos eram um fator de classificação. Ele apenas disse que é uma boa maneira de dizer ao Google quais páginas de um site são importantes. 

Se retrocedermos um pouco e observarmos como um site é estruturado, em um site tradicional a estrutura do site se assemelha a uma pirâmide. 

O topo da pirâmide é um pequeno ponto que geralmente possui informações gerais sobre o que é o site e o que ele oferece. 

À medida que você clica nas camadas de categorias e subcategorias por meio da navegação do site, os tópicos vão de muito gerais (no topo) para cada vez mais específicos, na parte inferior da estrutura piramidal do site. 

O que John Mueller sugeriu é que os links internos estratégicos são uma forma de direcionar o Google e os visitantes do site para os tópicos mais populares ou importantes.