As meta descrições podem ajudar a aparecer nos resultados de pesquisa e nas mídias sociais, atraindo as pessoas a clicar e visitar um site.
Se você executar uma auditoria de site usando uma das muitas ferramentas de SEO , poderá encontrar um sinalizador ou aviso sobre meta descrições ausentes ou duplicadas.
Isso pode sugerir que você precisa garantir que cada página tenha uma meta descrição exclusiva, como parte de sua estratégia de SEO.
Metadescrições como fator de classificação
A ideia aqui é que, se você escrever uma meta descrição otimizada, ela o ajudará a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa do Google.
Você deve usar sua frase-chave de destino na meta descrição como prática recomendada de SEO.
Em um vídeo publicado no canal Google Search Central em agosto de 2020, o advogado de pesquisa do Google, Martin Splitt, disse sobre as meta descrições:
“Por favor, não se esqueça de adicioná-los às suas páginas móveis. Eles também são muito importantes para o Googlebot.”
Quase imediatamente, um profissional de SEO twittou Splitt pedindo detalhes adicionais.
Splitt respondeu que a meta descrição e o título da página não apenas fornecem aos pesquisadores uma primeira impressão, mas também: ajuda a Pesquisa Google a obter um breve resumo do que você considera importante sobre a página.
Metadescrições como fator de classificação: veredicto
O Google não usa a meta descrição como um sinal de classificação de pesquisa e não o faz desde 1999 e 2003-04.
Isso não significa que eles não sejam um elemento importante da sua estratégia de SEO. Os benefícios diretos das meta descrições podem incluir:
Melhorar as taxas de cliques dos resultados de pesquisa.
Ajudando a diferenciar seu conteúdo dos concorrentes nas SERPs.
Pesquisadores intrigantes e envolventes, obrigando-os a verificar você.