Muito se houve falar em EAT e na importância que ele tem nas classificações do site para estar bem ranqueado nos mecanismos de buscas do Google. Mas, afinal, o que isso significa e porque é tão importante? Saiba aqui neste artigo o significado de EAT e YMYL e o que devemos saber sobre.
E(Expertise), A (Authoritativeness), T (Trustworthiness)”
“Expertise” – Seja um especialista no próprio campo.
Expertise é a necessidade de mostrar a habilidade do criador para o conteúdo principal ou (MC) e mencioná-lo em seu conteúdo. O conhecimento especializado é menos crítico para blogs ou páginas de humor ou fofocas, mas é vital para sites médicos, financeiros ou jurídicos. A boa notícia é que qualquer site pode mostrar experiência se o conteúdo for verdadeiro e útil para os usuários.
“Autoridade” – Mostre que é autoridade ou a autoridade do criador para o MC .
É possível obter isso com a experiência de seus escritores ou a sua auto. Se a página do seu site for como discussão da comunidade ou do fórum, isso gerará autoridade devido a qualidade de conversa. Credenciais são necessárias, mas também são experiências pessoais como revisões.
“confiabilidade” – Seus usuários devem sentir confiança no seu conteúdo, página, MC (significa conteúdo principal do site) e site.
A confiabilidade é um aspecto importantíssimo para e-commerce que pedem informações sobre cartões de crédito aos visitantes na realização de compras. O seu site precisa passar uma imagem segura aos usuários. Como ponto de partida, você deve implementar imediatamente um certificado SSL, pois pelo menos 70% dos resultados da primeira página estão usando SSL (é um dos muitos sinais de pontuação do Google).
EAT
Você precisa comer para viver. E o mesmo acontece com o conteúdo do site. Um tipo diferente de “comer”, mas a ideia é a mesma.
É isso mesmo, e estamos falando de EAT. Vimos pela primeira vez esse acrônimo quando as diretrizes de qualidade de pesquisa do Google em 2014. Mas, com o lançamento oficial do Google, sabemos agora como o EAT é vital. Este ano, o EAT está definido para ser um grande negócio.
O Google afirma que o EAT está entre as três principais considerações para a qualidade da página. Então, se você não estiver prestando atenção ao conteúdo EAT antes, deve começar a fazê-lo. Imediatamente.
Por que o EAT é tão importante para suas páginas da Web?
Então, por que ter Expertise, Autoridade e Confiança é tão significativo? Afinal, as diretrizes de avaliação de qualidade do Google não determinam os rankings de uma página.
Essencialmente, o EAT determina o valor de um site. Os avaliadores de qualidade mantêm o EAT em mente ao julgar quão bom um site ou uma página fornece o que precisam. Eles observam se estão obtendo uma boa experiência online e se o conteúdo atende aos padrões deles. Se os avaliadores se sentirem como se um usuário confortável lendo, compartilhando e recomendando o conteúdo, isso levaria ao site um alto nível de EAT.
Pense no EAT como o motivo pelo qual os usuários escolheriam seu site em detrimento de seus concorrentes. O EAT pode ter um impacto direto na forma como o Google recebe – e finalmente classifica – o seu site.
A relação entre o EAT e “seu dinheiro ou sua vida”
Então, como o EAT afeta os visitantes do seu site?
O EAT está intimamente relacionado ao que o Google chama de páginas “Seu Dinheiro ou Sua Vida” (YMYL). As páginas da YMYL são aquelas que têm tópicos sobre aconselhamento médico, aconselhamento jurídico, aconselhamento financeiro, esse tipo de coisa. Qualquer coisa que possa afetar positiva ou negativamente a felicidade, a saúde e a riqueza de um usuário. Exemplos incluem:
- Loja on-line pedindo suas informações de cartões
- Blog de mães dando conselhos aos pais
- Blog de instituições financeiras que oferece assessoria jurídica
- Página de saúde médica listando sintomas de uma doença rara
Páginas YMYL
As páginas YMYL de alto nível mostraram um alto nível de EAT. Isso porque quanto mais seguro um usuário se sentir ao visitar uma página, e quanto mais o conteúdo atender a sua consulta de pesquisa, mais ele atenderá às necessidades do EAT. Sites que realmente oferecem conselhos úteis ou uma solução para um problema atendem a essas necessidades com mais facilidade do que sites que tentam reproduzir o sistema do Google.
Portanto, o site acabará tendo utilidade para o usuário e relevância para o Google. Desde o EAT, tanto no nível da página quanto no nível do seu site, você precisa garantir que cada parte do seu site esteja tentando atender aos requisitos do mecanismo de busca. E se suas páginas se qualificarem como páginas YMYL, isso é ainda mais importante.
Mas, não acredite apenas na nossa palavra. O Google diz que uma página ou um site com falta de EAT é uma “razão suficiente para dar uma classificação de baixa qualidade a uma página”. Portanto, se você não é um especialista, uma autoridade ou uma pessoa de confiança, a página do seu site pode ser considerada de baixa qualidade .
Seu site precisa ter conteúdo atraente para o usuário, o qual deve ser útil e bastante preciso. Além disso, ao usar o EAT para se adequar às necessidades tanto dos avaliadores de quanto dos usuários, você estará dando ao Google o que ele quer.