o que é migração de SEO

O que é migração de seo

A assistência de uma agência de SEO especializada durante esse tipo de processo pode ajudar a minimizar os riscos associados à migração de um site: perda de popularidade e autoridade; perda de tráfego orgânico, direto ou de referência…

A migração de sites é sempre um processo incrivelmente delicado . Os altos rankings e o tráfego orgânico conquistados com muito esforço podem ser prejudicados se forem feitas alterações nos endereços de URL que compõem seu site. Os cenários mais comuns incluem alterações de domínio, alterações no sistema de gerenciamento de conteúdo, implementação de HTTPS, lançamento de versões internacionais, alterações na arquitetura da informação …

No nível humano, temos consultores especializados em SEO que podem aconselhar, supervisionar e direcionar os processos de migração de sites para obter ótimos resultados, pois nossa agência participou de inúmeras migrações de sites usando diferentes tecnologias, com todos os tipos de dimensões e requisitos, em uma ampla variedade de cenários.

A execução correta da migração de um site implica minimizar seu impacto nas classificações orgânicas, manter seus indicadores de autoridade e popularidade anteriores e deixar o site em condições ideais para continuar melhorando seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Alteração de domínio

Geralmente, ocorre durante a mesclagem de domínios, incorporação de conteúdo adquirido de domínios de terceiros, migração para domínios premium, alterações nos nomes de marcas ou empresas.

Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS)

Uma mudança de plataforma frequentemente envolve alterações na sintaxe da URL de um site. Mesmo que nosso domínio não seja alterado, precisamos planejar uma migração de todos os URLs do nosso CMS antigo para os URLs do novo gerenciador de conteúdo.

Mudança na tecnologia do servidor

As alterações na tecnologia do servidor frequentemente exigem a atualização de extensões de nome de arquivo (por exemplo, de páginas .php para páginas .aspx ou .jsp), o que também implica alterações nos endereços de URL.

Migração para um protocolo de serviço seguro

A migração de http para https requer a adoção de um servidor seguro e, portanto, exige a migração de URLs.

FAQ

dúvidas sobre Migração de sEO

Se uma página alterar seu endereço de URL – devido a uma alteração em sua arquitetura, sistema de gerenciamento de conteúdo ou tecnologia de servidor – na próxima vez que o mecanismo de pesquisa tentar visitar esta página solicitando o endereço de URL antigo ao servidor, ele não encontrará a página e retornará um erro 404 “não encontrado”. Quando um mecanismo de pesquisa obtém vários erros 404 consecutivos em um URL específico, ele determina que essa página não existe mais e a exclui do seu índice. Se esta página tiver boas classificações para várias consultas de pesquisa, uma vez que seu URL seja excluído do índice do mecanismo de pesquisa, ele não aparecerá mais nos resultados da pesquisa e deixará de receber tráfego .

Por outro lado, os links que apontam para esta página de outros sites são quebrados, ou seja, apontam para um endereço de URL que não existe mais. Isso tem duas consequências imediatas:

Os visitantes que chegarem à página clicando nesses links agora chegarão a uma página inexistente e receberão uma mensagem de erro 404 não encontrada.
Links quebrados não são mais relevantes no que diz respeito à popularidade da página e, por extensão, ao domínio em geral.

Por último, mas não menos importante, os visitantes que salvaram o endereço URL nos favoritos do navegador que pretendem visitá-lo novamente também receberão uma mensagem de erro 404.

Tudo isso resulta em um declínio dramático no tráfego de mecanismos de pesquisa, sites de referência e visitas diretas .

Os resultados que uma consulta de SEO para migração de sites visa alcançar são:

Tornar o processo de migração o mais rápido possível, minimizando as perdas de classificação.

Transferir com sucesso a popularidade e a autoridade do site antigo para novos URLs.

Para recuperar a maioria dos links de entrada existentes com boa autoridade.

Garanta que o tráfego direto, de referência e orgânico não sofra.

Uma consulta de SEO para migração de sites visa planejar e executar corretamente o processo de atualização de endereços URL no seu site, para evitar que seus rankings nos mecanismos de pesquisa sofram quedas drásticas, com a consequente perda de tráfego orgânico.

A Human Level realizará uma análise preliminar do cenário atual para planejar adequadamente o processo de migração: quais tarefas devem ser executadas, em que ordem e quem será responsável por cada uma delas.

Também tomaremos conhecimento dos indicadores de desempenho do site, para que possamos comparar os resultados antes e depois da migração.

O processo de migração requer uma coordenação total entre a equipe de desenvolvimento ou manutenção do site e sua equipe de gerenciamento de servidores, porque a ordem na qual cada uma dessas tarefas é realizada é essencial para uma migração bem-sucedida.

A consulta de SEO para migração de sites também inclui a identificação de todos os endereços URL de origem, bem como os URLs de destino para os quais os redirecionamentos devem ser feitos. Também analisaremos e definiremos a estratégia correta para programar esses redirecionamentos.

E, finalmente, o Human Level fará um inventário dos links de entrada mais importantes e desenvolverá uma estratégia para tentar recuperar o máximo possível.

O processo de migração é concluído com uma extração adicional de indicadores para avaliar o impacto da migração e seu nível de sucesso.