Content Pruning: O que é? Como fazer? Ajuda no SEO?

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Quando as pessoas pensam sobre conteúdo e SEO, estão sempre focadas na criação de novo materiais. Mas esquecem o conteúdo existente e o impacto que ele tem no desempenho de SEO de seu site.

Embora possa parecer contraditório, sua classificação pode muito bem melhorar após a remoção do conteúdo. Nos últimos anos, ficou claro que o ditado “menos é mais” também se aplica ao conteúdo em SEO.

content pruning para o que serve e definição

O que é Content Pruning?

O Content Pruning é uma técnica que promove a remoção de conteúdo que está sobrecarregando um site. Ao remover esse “peso morto”, você aumenta a saúde geral do site e melhora a sua classificação.

Basta pensar nessa prática como uma poda de árvore, removendo galhos e folhas secas a saúde geral dela é revigorada e sua energia passa a ser melhor distribuída para as partes mais importantes e saudáveis. 

Portanto, a saúde do seu site depende do Content Pruning tanto quanto uma árvore depende de uma poda para crescer mais e permanecer saudável. 

Que tipo de conteúdo é considerado peso morto?

Conteúdos que perderam sua utilidade e seu valor e contém conselhos potencialmente prejudiciais são considerados “peso morto” e devem entrar nessa poda. 

Exemplos de conteúdos que normalmente são removidos:

  • Páginas com informações desatualizadas;
  • Páginas que não estão obtendo, e nunca obterão, tráfego ou engajamento;
  • Páginas com conteúdo duplicado ou conteúdo limitado.

Por que você deve se preocupar com o Content Pruning?

Você precisa que seu site tenha conteúdo que contribua para qualidade e utilidades gerais dele por quatro razões. Confira!

  • Melhor qualidade geral: ao podar o conteúdo que não agrega nenhum valor, você aumenta o potencial dele. Assim, seu público não encontra conteúdos antigos, desatualizados ou mesmo informações ultrapassadas e divergentes.
  • Melhor distribuição da autoridade do link: ao eliminar o conteúdo que não agrega nenhum valor, você garante que a autoridade do link flui apenas para páginas que têm potencial.
  • Melhor experiência do usuário: quando alguém visita seu site, você deseja que encontre imediatamente as melhores informações que possui. Se você tiver menos postagens — mas aquelas que você gostaria de compartilhar —, os visitantes terão mais facilidade para localizar o recurso exato de que precisam.
  • Gasto de orçamento de rastreamento mais inteligente: você deseja que os rastreadores de mecanismos de pesquisa gastem seu orçamento em páginas que realmente importam para o desempenho de SEO do seu site. Ao remover o “peso morto”, o Google consegue indexar mais do seu conteúdo e tornar cada rastreamento mais significativo.

Prós e contras da remoção de conteúdo

Visto que, para a maioria das pessoas, o objetivo inicial da remoção de conteúdo seria melhorar a classificação do mecanismo de pesquisa, é importante dar uma visão geral de como classificam o conteúdo do site e o que influencia os algoritmos.

A classificação feita pelos buscadores leva em consideração fatores como:

  • Perfil de backlink;
  • Fatores de confiança;
  • Fatores de autoridade;
  • Tecnologia do site (incluindo velocidade da página);
  • Click-through e taxas de rejeição;
  • Tempo no local;
  • Qualidade do conteúdo (originalidade, nível de especificidade e SEO na página, além de outros).

Essa classificação é feita depois que um mecanismo de pesquisa examina seu conteúdo e ajusta sua posição para os fatores acima.

Em vez de pensar que o Google lhe dá pontos para cada coisa que você acerta, é melhor pensar nele como uma dedução dos seus acertos.

Em outras palavras, sempre que o Google rastreia seu site, ele está efetivamente fazendo uma auditoria completa que leva à dedução de pontos.

Isso pode soar como uma má notícia, mas não é. Embora possa levar um tempo razoável para chegar à sua posição ideal no Google, você pode literalmente influenciar sua classificação  em horas, se não em dias.

Pontos positivos e negativos do content pruning

Content Pruning é útil apenas para sites grandes?

Embora o Content Pruning seja particularmente importante para sites maiores (10.000 páginas e mais), também é recomendado para sites pequenos. Não importa o tamanho do seu site, você sempre deseja que os visitantes encontrem informações atualizadas e úteis nele.

Fazer o Content Pruning pensando no futuro

Ao planejar cuidadosamente seus esforços de marketing de conteúdo e pensar no futuro, você pode minimizar a necessidade do Content Pruning. Por exemplo, pense duas vezes antes de adicionar um ano a um URL. 

Se você sabe que o conteúdo será atualizado no próximo ano, não defina um URL: “exemplo-exemplo-2018”, por exemplo. 

Como regra geral: não use um ano no URL quando você pode adicionar outra data ao título da página, meta descrição ou título (H1)nos próximos anos. 

Se você adicionar o ano, estará praticamente definindo uma data de expiração ao seu conteúdo.

Com que frequência você deve remover seu conteúdo?

O Content Pruning deve ser feito continuamente — e é algo que você nunca está completamente livre.

Deve fazer parte da lista de tarefas que você executa mensalmente. Por quê? Porque quando você estiver trabalhando em seu conteúdo também poderá ficar de olho em seu estado e desempenho.

Como regra geral, recomendamos avaliar qual conteúdo pode ser removido uma vez a cada 6 meses para sites de até 1.000 páginas. Faça isso a cada 3 meses para sites maiores. Use essas diretrizes como um ponto de partida para encaixar isso em seu fluxo de trabalho.

Quando remover ou atualizar o conteúdo no content pruning

Atualização do Conteúdo: Uma opção dentro do Content Pruning

Como dissemos, não é necessário excluir tudo. Veja alternativas para conteúdos que ainda podem permanecer no site.

Melhorar o conteúdo

Nem todo o conteúdo está perdido, você pode recuperá-lo fazendo um SEO básico na página, como retrabalhar o título, a meta descrição e / ou os cabeçalhos, adicionando algumas seções sobre desenvolvimentos recentes e removendo as que estão desatualizadas.

Cortar ou mover o conteúdo

Você também pode redirecionar o conteúdo cortando-o, atualizando-o e movendo-o para uma seção de perguntas frequentes, por exemplo. Ou você pode mesclar o conteúdo com um tópico em uma única página forte, em vez de várias outras mais fracas.

Se o material estiver desatualizado, mas ainda assim útil para manter, certifique-se de que ele informa claramente aos visitantes quando foi atualizado pela última vez e inclui um aviso de que pode conter informações antigas. Se você tiver recursos mais atualizados, crie um link para eles.

Temos um conteúdo completo sobre linkagem: Link building o Guia: 57 técnicas de como conquistar backlinks para seo off-page.

Exemplo: um artigo sobre uma atualização do Google de 2010 ainda pode ser um recurso útil se for verdadeiro, mas um sobre recomendações de meta palavras-chave de 2007 não.

Tornar o conteúdo não indexável

Existem situações em que o conteúdo é inútil para os motores de busca, mas útil para os visitantes. Considere, por exemplo, as tags de blog: quando usadas corretamente, elas fornecem uma maneira útil de navegar em um site, enquanto as páginas em si não agregam valor do ponto de vista de SEO.

Você também pode encontrar páginas e arquivos em PDF com o mesmo conteúdo; nesse caso, pode optar por canonizá-lo para a página usando esse recurso no cabeçalho HTTP.

Porém, se você analisou suas páginas e chegou à conclusão de que seu conteúdo precisa ser removido, precisa seguir algumas etapas para esse processo.

Processo de remoção de conteúdo no Content Pruning

O processo de remoção de conteúdo envolve três etapas:

  • Inventário de conteúdo — criando uma visão geral de todo o seu material postado;
  • Auditoria de conteúdo — avaliando o desempenho de textos, vídeos, imagens e outros materiais;
  • Decidir sobre o destino do seu conteúdo — decida o que fazer com aquele de baixo desempenho. 

Passo 1: Inventário de conteúdo

Durante o inventário, você faz uma lista completa de todo o seu conteúdo usando um aplicativo.

Importante: Não se esqueça de incluir também imagens, vídeos e arquivos PDF!

Complemente esta lista com uma exportação de seu CMS, com dados de sua ferramenta de análise da web, Google Search Console e Bing Webmaster Tools, e com dados de backlink de uma ferramenta como Ahrefs. Haverá muitas duplicatas, então certifique-se de filtrá-las.

Você terá uma visão geral de todo o seu conteúdo, consistindo apenas em URLs exclusivos.

Para cada linha, preencha:

  • O objetivo que você deseja alcançar por meio dele;
  • Seu público-alvo;
  • As consultas de pesquisa para as quais deve ser classificado.

Isso será útil na próxima etapa: a auditoria de conteúdo.

Passo 2: Auditoria de conteúdo

Durante a auditoria, você avalia o desempenho do seu conteúdo. Esse é o primeiro passo. Agora você vai avaliar outros aspectos, como:

Auditoria de conteúdo para content pruning

Desempenho geral (visitas e conversões dos últimos 12 meses)

Para páginas, você encontrará a quantidade de tráfego e conversões em sua ferramenta de análise da web. Em imagens e PDFs para download, você só encontrará isso se estiver rastreando cliques em links; usando vídeos incorporados, encontrará isso na plataforma que usa para incorporar os vídeos. 

Se você não estiver rastreando cliques em links ou hospedando vídeos por conta própria, poderá usar os logs do servidor para determinar o desempenho desses tipos de conteúdo.

Desempenho orgânico (visitas e conversões dos últimos 12 meses)

Você encontrará o número de visitas e os números de conversão em sua ferramenta de análise da web, no Google Search Console e nas ferramentas do Google para webmasters, para todos os tipos de conteúdo (páginas, imagens, vídeos e PDFs).

Número de links internos e de domínios externos 

Você pode encontrar facilmente o número de links internos para um URL no Google Search Console em Links> Top linked pages—internally. O número de domínios externos vinculados a um URL pode ser encontrado usando, por exemplo, Ahrefs.

Desempenho social (compartilhamentos, visitas e conversões nos últimos 12 meses)

Você pode encontrar o número de compartilhamentos e curtidas em uma ferramenta, como o BuzzSumo. Quanto às visitas e conversões, você as encontrará em sua ferramenta de análise da web.

Se contém ou não informações desatualizadas

Inicialmente, você precisa verificar isso para todo o seu conteúdo. Para tornar sua vida mais fácil, você pode usar consultas de pesquisa inteligentes no Google para encontrar menções de anos anteriores. 

Se contém ou não conteúdo limitado

Você pode encontrar conteúdo limitado rastreando os URLs com o Screaming Frog e procurando por páginas com uma contagem baixa de palavras.

Se está canibalizando ou não outro conteúdo

Você pode encontrar conteúdo canibalizante observando as páginas que são classificadas para as mesmas consultas e procurando por aquelas que não possuem tags de título exclusivas, meta descrições e cabeçalhos H1.

Etapa 3: Decidir sobre o destino do seu conteúdo

Agora que você avaliou seu conteúdo, vá até a planilha e marque todo o conteúdo que:

  • Não está recebendo tráfego em geral;
  • Não está recebendo nenhum tráfego orgânico;
  • Tem poucos links internos e externos
  • Tem fraco desempenho nas redes sociais;
  • Fornece informações antigas;
  • Contém conteúdo fino;
  • Está canibalizando outro conteúdo.

Todos tópicos acima são candidatos potenciais à poda. Mas antes de pegar os aparadores de jardim, lembre-se de que existem alternativas à remoção: melhorar o conteúdo ou torná-lo não indexável.

Observações sobre a remoção de conteúdo

Lembre-se de que ao remover o conteúdo de baixo desempenho, seu tráfego orgânico ainda pode ser afetado. Tal como acontece com links rejeitados, tenha cuidado e não remova tudo de uma vez. Faça disso um processo em etapas, com foco no conteúdo com pior desempenho primeiro. 

Em seguida, espere algumas semanas para ver o que acontece, antes de continuar com a poda.

Acompanhe o conteúdo que se tornará desatualizado

Verifique o conteúdo que ficará definitivamente desatualizado e programe atualizações para ele. Você pode apenas definir um lembrete em sua agenda, mas, conforme o número de lembretes e o seu tempo aumentam, você organiza seu conteúdo. 

Dicas de remoção de conteúdo e práticas recomendadas

Algum tempo trabalhando o Content Pruning e ficando mais aclimatado com essa estratégia única de SEO, acabamos com algumas descobertas e recomendações.

Envolva todos desde o início

Dependendo da estrutura de sua equipe de marketing de conteúdo, é provável que você precise envolver outras pessoas, como SEO técnico e desenvolvedores, no processo de remoção.

Envolva todos desde o início e seja direto sobre os objetivos que você está tentando alcançar com a poda. Isso também garante que a remoção não interfira nos próximos projetos técnicos.

Seja proativo em relação à deterioração do conteúdo

Antes de chegar ao ponto de remover conteúdo, você deve analisar rotineiramente o desempenho de seus artigos e olhar para a deterioração dele.

Quase todos os artigos na web agora irão experimentar decadência em algum ponto. Se um material passar anos sem ser atualizado ou reaproveitado, provavelmente, ocorrerá uma deterioração e não terá o desempenho desejado.

Os mecanismos de pesquisa anseiam por novos conteúdos, que sejam relevantes para seus usuários. Ser proativo ao atualizar material antigo trimestralmente pode evitar a necessidade de podá-lo posteriormente.

A poda de conteúdo não é o primeiro recurso

Só porque obtivemos resultados desejáveis ​​com o content pruning, não significa que esse deve ser seu primeiro recurso. Para marcas mais novas, com pequenos sites e seções de blog, a poda nem deve ser considerada.

Em vez disso, concentre seus esforços desde o início na produção de conteúdo de alta qualidade, que ressoará com seu público. Construa algo que fará com que os leitores voltem. Não existem atalhos para conteúdo de qualidade.

E se você perceber que o desempenho do tráfego começa a cair, analise seus dados e veja quais lacunas precisam ser preenchidas. Fique por dentro do conteúdo mais antigo e atualize, quando necessário. 

Encontre maneiras inteligentes de adquirir backlinks. Promova seu conteúdo nos canais certos. 

Algumas palavras finais sobre remoção de conteúdo

Se você quer uma árvore saudável, precisa podá-la regularmente. Você precisa remover galhos mortos e folhas para mantê-la saudável. Isso garante que toda a sua energia vá para as partes que precisam crescer.

O mesmo vale para o seu site: ele também precisa de manutenção. Realizar o Content Pruning pode garantir mais vida e saúde para suas páginas. Mantenha-o saudável e você colherá os melhores frutos.