Dentre tantos conceitos e estratégias surgindo dentro do mercado, nos deparamos com o growth hacking, que é um novo conceito focado no crescimento de empresas dentro do mercado.
Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre este termo e muito menos saiba o que ele significa e os seus benefícios.
Porém, é uma novidade que vem virando o mundo dos negócios de cabeça para baixo.
Isso porque o growth hacking vem trazendo diversos benefícios e mudanças em um curto prazo de tempo para as empresas que decidem investir seu tempo, esforço e dinheiro nele.
Por esta razão, hoje falaremos sobre o conceito desta estratégia, juntamente com alguns de seus benefícios e dicas práticas para implementá-lo dentro do seu negócio.
O que é o growth hacking?
O termo em inglês foi criado por pelo profissional de marketing e hoje considerado pai do growth, Sean Ellis.
A expressão significa marketing orientado para experimentos, ou seja, um conjunto de estratégias empíricas.
O universo do marketing digital possui milhares de estratégias que prometem muito resultados, mas quando você vê esses resultados na prática, a sua confiança e credibilidade no poder dessas estratégias é ainda maior.
E o growth hacking é um conjunto de estratégias focadas na ação, nos experimentos, e principalmente, nos resultados.
Tudo ao seu redor é baseado em números, e as estratégias só são abraçadas pela empresa se realmente trouxeram resultados.
Uma das características mais bem avaliadas do growth hacking é a sua agilidade na hora de encontrar erros e preparar soluções para resolvê-los.
Por exemplo, ele consegue detectar quase de imediato se o seu anúncio no Instagram Ads está gerando o resultado que esperava.
Pois, se não tiver, ele já irá entrar com uma solução e outra maneira de fazer o resultado que você espera chegar as suas mãos.
Para isso, o conceito do growth hacking se baseia em dois pilares extremamente importantes: crescimento e experimentos.
Crescimento
O growth hacking é um conceito que gira em volta de números e dados, isso é fundamental para que ele chegue ao seu objetivo principal que é aumentar os resultados da empresa.
Por isso, esse pilar é o mais importante em todo o universo dessa estratégia.
Seja a sua marca uma loja de acessórios ou o seu produto um curso sobre como anunciar no Google Ads, essa estratégia é fundamental para te ajudar a chegar onde deseja mais rápido do que pensa.
Experimentos
Como mencionamos no início deste artigo, a tradução do termo growth hacking nada mais é do marketing orientado por experimentos.
Isso significa que a empresa que deseja implementá-lo não pode ter medo de testar novidades e se jogar em novos conceitos.
Isso porque são esses experimentos que irão mostrar o que pode funcionar ou não para a sua empresa, se você não tentar algo novo, nunca saberá o que pode ser melhorado ou evitado dentro do seu negócio.
Growth hacking: dicas para aplicar ele
Implementar esse conceito dentro do seu negócio é uma atitude que requer coragem e esforço, pois é preciso paciência e muita sabedoria para que tudo saia como o planejado.
Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a dar, pelo menos, o primeiro passo.
Saiba quais os seus problemas
A primeira coisa a ser feita é saber quais os principais problemas enfrentados dentro da sua empresa no momento, se é a falta de organização no setor financeiro ou o baixo número de vendas do seu e-book sobre como funciona o Facebook Ads.
Com o problema definido, fica muito mais fácil saber o que fazer, como e onde fazer o growth hacking ajudar a encontrar soluções e aumentar os seus resultados.
Teste e experimente novidades
O que seria o growth hacking sem a coragem de testar e experimentar coisas novas dentro de uma empresa? É graças a essa audácia que diversas empresas deram um passo no escuro, testaram algo novo e obtiveram um sucesso nunca visto.
Por esta razão, não tenha medo de tentar algo que, se não der certo, não irá acabar com a sua empresa.
Se o resultado não for como o esperado, pelo menos você aprendeu algo novo e poderá tentar de novo.
Essa é a grande ideia defendida pelo growth hacking, a oportunidade de tentar e experimentar novas estratégias e meios para aumentar os seus resultados sem medo do que irá acontecer ou do que irão pensar.
Portanto, para te ajudar com isso, você pode contar com ferramentas e estratégias, como:
- Google Analytics;
- Testes A/B;
- Sistemas de gestão e automação;
- Google Tag Manager.
Com isso, você consegue obter diversos benefícios como o aumento dos seus resultados, um ambiente de fácil resolução de problemas, mensuração de resultados, acompanhamento de métricas e uma marca cada vez mais madura e pronta para o futuro.