Growth Hacking: saiba como aplicar para conquistar o crescimento de sua empresa

Conteúdo do artigo

Dentre tantos conceitos e estratégias surgindo dentro do mercado, nos deparamos com o growth hacking, que é um novo conceito focado no crescimento de empresas dentro do mercado. 

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre este termo e muito menos saiba o que ele significa e os seus benefícios.

Porém, é uma novidade que vem virando o mundo dos negócios de cabeça para baixo. 

Isso porque o growth hacking vem trazendo diversos benefícios e mudanças em um curto prazo de tempo para as empresas que decidem investir seu tempo, esforço e dinheiro nele. 

Por esta razão, hoje falaremos sobre o conceito desta estratégia, juntamente com alguns de seus benefícios e dicas práticas para implementá-lo dentro do seu negócio. 

O que é o growth hacking? 

O termo em inglês foi criado por pelo profissional de marketing e hoje considerado pai do growth, Sean Ellis. 

A expressão significa marketing orientado para experimentos, ou seja, um conjunto de estratégias empíricas. 

O universo do marketing digital possui milhares de estratégias que prometem muito resultados, mas quando você vê esses resultados na prática, a sua confiança e credibilidade no poder dessas estratégias é ainda maior. 

E o growth hacking é um conjunto de estratégias focadas na ação, nos experimentos, e principalmente, nos resultados. 

Tudo ao seu redor é baseado em números, e as estratégias só são abraçadas pela empresa se realmente trouxeram resultados. 

Uma das características mais bem avaliadas do growth hacking é a sua agilidade na hora de encontrar erros e preparar soluções para resolvê-los. 

Por exemplo, ele consegue detectar quase de imediato se o seu anúncio no Instagram Ads está gerando o resultado que esperava. 

Pois, se não tiver, ele já irá entrar com uma solução e outra maneira de fazer o resultado que você espera chegar as suas mãos. 

Para isso, o conceito do growth hacking se baseia em dois pilares extremamente importantes: crescimento e experimentos.

Crescimento 

O growth hacking é um conceito que gira em volta de números e dados, isso é fundamental para que ele chegue ao seu objetivo principal que é aumentar os resultados da empresa. 

Por isso, esse pilar é o mais importante em todo o universo dessa estratégia. 

Seja a sua marca uma loja de acessórios ou o seu produto um curso sobre como anunciar no Google Ads, essa estratégia é fundamental para te ajudar a chegar onde deseja mais rápido do que pensa. 

Experimentos 

Como mencionamos no início deste artigo, a tradução do termo growth hacking nada mais é do marketing orientado por experimentos.

Isso significa que a empresa que deseja implementá-lo não pode ter medo de testar novidades e se jogar em novos conceitos. 

Isso porque são esses experimentos que irão mostrar o que pode funcionar ou não para a sua empresa, se você não tentar algo novo, nunca saberá o que pode ser melhorado ou evitado dentro do seu negócio.

Growth hacking: dicas para aplicar ele 

Implementar esse conceito dentro do seu negócio é uma atitude que requer coragem e esforço, pois é preciso paciência e muita sabedoria para que tudo saia como o planejado. 

Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a dar, pelo menos, o primeiro passo. 

Saiba quais os seus problemas 

A primeira coisa a ser feita é saber quais os principais problemas enfrentados dentro da sua empresa no momento, se é a falta de organização no setor financeiro ou o baixo número de vendas do seu e-book sobre como funciona o Facebook Ads

Com o problema definido, fica muito mais fácil saber o que fazer, como e onde fazer o growth hacking ajudar a encontrar soluções e aumentar os seus resultados. 

Teste e experimente novidades 

O que seria o growth hacking sem a coragem de testar e experimentar coisas novas dentro de uma empresa? É graças a essa audácia que diversas empresas deram um passo no escuro, testaram algo novo e obtiveram um sucesso nunca visto. 

Por esta razão, não tenha medo de tentar algo que, se não der certo, não irá acabar com a sua empresa. 

Se o resultado não for como o esperado, pelo menos você aprendeu algo novo e poderá tentar de novo. 

Essa é a grande ideia defendida pelo growth hacking, a oportunidade de tentar e experimentar novas estratégias e meios para aumentar os seus resultados sem medo do que irá acontecer ou do que irão pensar. 

Portanto, para te ajudar com isso, você pode contar com ferramentas e estratégias, como:

  • Google Analytics;
  • Testes A/B;
  • Sistemas de gestão e automação; 
  • Google Tag Manager. 

Com isso, você consegue obter diversos benefícios como o aumento dos seus resultados, um ambiente de fácil resolução de problemas, mensuração de resultados, acompanhamento de métricas e uma marca cada vez mais madura e pronta para o futuro.