Como começar um blog: palavras chaves e muito mais!

Conteúdo do artigo

Começar um blog é um grande passo para iniciar no mundo virtual. No artigo de hoje mostraremos como fazer isso da melhor forma e dicas para alavancar. Confira!

Descubra como começar um blog!

Começar um blog pode parecer difícil no início, pois demanda um trabalho árduo e dedicação. Entretanto, se você já definiu que deseja ingressar no mundo virtual, existem algumas formas de fazer do seu blog um grande sucesso. As dicas cruciais são: investir em equipamentos, definir o seu público alvo, utilizar mais de uma plataforma, utilizar títulos e palavras chaves interessantes, entre outros.

No artigo de hoje, mostraremos detalhadamente como você pode começar um blog de sucesso. Além disso, daremos algumas dicas iniciais que são de grande ajuda para quem está iniciando. Confira abaixo!

Dicas de como começar um blog

No início, é normal ficar perdido e não saber por onde começar. Por isso, seguir algumas dicas e listas do que fazer é primordial. Abaixo você confere algumas dicas iniciais para prosperar no seu blog desde o início. Veja agora mesmo!

Pense em investir em um bom notebook ou computador

Para iniciar qualquer tipo de projeto na vida é necessário adquirir alguns equipamentos. O mesmo acontece quando você deseja iniciar um projeto na internet, sobretudo com um blog. Um dos primeiros e principais equipamentos necessários é um notebook ou computador de boa qualidade. 

Com o computador ou notebook, você irá não só lançar as suas postagens, acompanhar o alcance do seu blog e ter mais ideias. Você também precisa desse equipamento para conseguir melhor qualidade em imagens e vídeos. Além, é claro das suas edições ficarem muito melhores com um aparelho qualificado. Invista em capacidade de processamento e armazenamento. Veja também os 20 Melhores Notebooks de 2022!

Defina seu público alvo

A maior dificuldade de um blog que está iniciando muitas vezes é definir o seu público alvo. No início você pode pensar em variar o seu conteúdo. Porém, a verdade é que um blog cresce muito mais quando você foca em um público alvo. Então, você pode sim variar o assunto do seu blog, desde que ele seja o foco do seu público alvo.

Para definir um público alvo muitas pessoas gostam de utilizar uma persona. Isto é, uma pessoa fictícia que irá ler e apreciar o seu conteúdo. Essa pessoa deve ser pensada como a mais frequente a ler o seu blog. Assim, você pode definir pensando o gênero, a idade, a cor, classe social e outros diferenciais.

Por exemplo, para um blog sobre bolsas de estudos você pode considerar homens e mulheres, com idade de 18 a 25 anos, pretos e brancos, de classe baixa a média, de colégios públicos. O ideal é que você restrinja cada vez mais esse público para acertar nos conteúdos de interesse dessa parcela da população.

Escolha uma hospedagem e registre um domínio

Pensando nos critérios anteriores, é hora de iniciar realmente o seu blog. O primeiro passo é escolher uma hospedagem. A hospedagem é o que permite que os sites e blogs sejam guardados. Por exemplo, postagens, imagens, vídeos, design da sua página, só podem ser acessados quando estão hospedados. Existem diversas plataformas que oferecem esse serviço e você pode escolher a que melhor se adequa ao seu conteúdo.

Após escolher a sua hospedagem é hora de registrar um domínio. O domínio é o nome do seu site e o link que as pessoas digitaram para acessá-lo. Infelizmente, com o volume de blogs na internet muitos deles já foram registrados. Por isso, seja criativo e escolha um nome marcante, que não seja difícil de escrever e que tenha a ver com o seu conteúdo.

Use mais de uma plataforma

Quando você deseja crescer com um blog é importante não utilizar apenas uma plataforma. Então, mesmo tendo o seu blog como fonte principal de divulgação para o seu conteúdo, não deixe de levar em consideração outras plataformas. O Twitter, Facebook, Instagram e YouTube são os mais utilizados e ótimos para ranqueamento.

Alguns blogs, como os que são hospedados no WordPress, deixam que você compartilhe as publicações na rede social assim que vão para o ar. Essa é uma ótima opção para começar um blog.

Faça perguntas no final das suas postagens

Para manter um blog é muito importante interagir com o leitor e a melhor forma de fazer isso é fazendo perguntas para o leitor no final das postagens. Não que isso seja uma obrigação, mas lembre-se de fazer constatações e questionamentos a respeito do assunto que você está tratando. Isso ajuda a aproximar o leitor da sua postagem.

Preste atenção nos títulos

Outra dica importante é prestar atenção nos títulos das suas postagens na hora de começar um blog. Existem palavras e frases que podem ficar em alta em determinada época. Por isso, é muito importante que você escreva os títulos de forma que inclua essas frases. Pois, assim você consegue ranquear o seu blog e ficar mais conhecido no meio da internet.

Além disso, outra dica crucial é evitar erros ortográficos no seu título. Eles diminuem bastante a visualização dos seus posts. Afinal, ninguém quer ler algo cheio de erros, não é? Então, sempre utilize um bom corretor ortográfico para se certificar de que o título e texto como um todo foi escrito de forma correta.

Procure por palavras chaves

Ao escrever uma publicação é importante determinar uma palavra-chave para que ela seja distribuída ao longo do texto, nos títulos e subtítulos. Isso faz com que o seu post seja ranqueado. Ou seja, quando alguém procurar por aquela palavra-chave, o seu post será um dos primeiros a aparecer. 

Existem alguns sites e aplicativos que você pode utilizar para definir a palavra-chave que mais está em alta no momento. 

Não deixe de atualizar suas postagens

Os blogs que não mantém as suas postagens atualizadas costumam perder o número de alcance. Assim, a dica principal para crescer com o seu blog é manter os seus posts sempre atualizados. Você pode editar o post sempre que aparecer alguma informação nova e pertinente sobre o assunto da sua publicação.

Além disso, tenha sempre uma rotina de posts, publicando ao menos de dois a três artigos na semana. Quanto maior a frequência melhor. 

Saiba como e quando começar a monetizar

Após ter um blog com crescimento em constante aumento, está na hora de começar a monetizar. Existem algumas formas de fazer isso, mas a mais comum é através de anúncios. Os anúncios podem ser feitos através da plataforma do Google Ads ou outras. Assim, você anuncia em seu blog e a cada clique você ganha uma porcentagem estipulada. 

Saiba como criar um blog e comece a fazer suas postagens!

Agora, após conhecer várias dicas para começar um blog, você já pode criar o seu e colocar todas elas em prática. Não se esqueça de adquirir um bom equipamento, definir o seu público alvo, escolher uma boa hospedagem e domínio, usar mais de uma plataforma e interagir com seus leitores ao final de cada postagem.

Use estas dicas para ter um blog e alavancar o seu crescimento. Além disso, não esqueça de definir bem os títulos, subtítulos, palavras-chave, atualizar os post e então monetizar quando for o momento. Para mais dicas para facilitar o seu cotidiano, acesse o Portal Vida Livre.