Contratar um consultor de SEO é um grande passo para todas as empresas. Quem você contrata? Onde os encontrou? Como sabe que eles farão um bom trabalho? Esta pessoa é a pessoa certa para a sua empresa? Estas perguntas irão saltar em sua mente no momento em que decidir contratar um profissional. Mas, tudo bem porque devemos nos questionar sobre.
Contratar um consultor de SEO ou uma agência de seo qualificado pode explodir o crescimento da sua empresa, mas contratar o errado pode ser devastador. Por esse motivo é preciso buscar respostas para as perguntas anteriores.
Conheça 8 passos que você precisa ter em mente quando está prestes a contratar um consultor de SEO.
8 passos para contratar um consultor de SEO qualificado
1. Audite sua pegada on-line
Um consultor de SEO deve ser capaz de demonstrar que sabe o que está fazendo. Tudo o que importa são os resultados que estão sendo alcançados HOJE. Não há anos atrás.
É por isso que é de se duvidar quando alguns “especialistas” afirmam que a classificação para palavras-chave “SEO” é “inútil”. Se essas palavras-chave são “sem valor”, então por que esses supostos especialistas não estão facilmente classificados para elas?
Bem, a resposta é simples. Eles não podem.
Você está contratando um consultor de SEO para obter mais tráfego, leads e clientes a partir da pesquisa orgânica.
Como você poderia possivelmente confiar em alguém ou em uma empresa que não pode visivelmente fazer isso por conta própria?
Obviamente, obter resultados de clientes é mais importante. Mas, a classificação das palavras-chave do seu setor é mais uma prova de que o profissional sabe o que está fazendo.
Tenha cuidado com os “especialistas” que afirmam ter “alcançado” os resultados quando eles são um SEO interno.
Somente considere consultores de SEO, os profissionais que tenham resultados reais que você possa ver com seus próprios olhos.
2. Saiba o que você precisa
Existem várias razões para contratar um consultor de SEO. É uma boa ideia saber quais objetivos você deseja alcançar contratando um consultor de SEO. Comece lendo alguns materiais sobre SEO para conhecer ao menos a parte básica e estar dentro do assunto para poder cobrar o profissional contratado.
3. Certifique-se de que é um bom ajuste
Acredito que duas pessoas precisam genuinamente gostar de conversar umas com as outras para que uma relação comercial funcione. É loucura como o princípio da sua vida pessoal traduz o mundo dos negócios.
Você seria amigo de alguém que não gostou? Então, por que fazemos negócios com pessoas que nos fazem tremer mesmo pensando nelas?
Quando você fala com um consultor de SEO, você precisa pensar em algumas coisas:
Você gosta dessa pessoa? Gosta de falar com ela ou vocês estão constantemente interrompendo um ao outro, não ouvindo, etc?
Você gostaria de falar com essa pessoa rotineiramente por vários meses ou anos? Ou você temeria todos os telefonemas?
É preciso contratar um profissional que além de realizar um bom trabalho, faça a relação entre vocês fluir para que os negócios dêem certo e ambos possam esclarecer suas opiniões, além de oferecer sugestões para melhoria.
4. Descubra sua metodologia de SEO
Pode haver algumas situações que justifiquem estratégias de SEO mais elaboradas, como empresas em farmácia, jogos de azar, etc. No entanto, a maioria das empresas (em setores não controversos) deve usar estratégias de SEO seguras e de longo prazo.
Você não precisa de um consultor de SEO para dizer que eles são “chapéu branco” para saber se isso é verdade ou não. Você só precisa analisar o que eles estão dizendo.
Um consultor de SEO qualificado falará muito sobre o seguinte:
- Auditorias de SEO
- Auditoria de Conteúdos
- SEO técnico
- Arquitetura do site
- Experiência do usuário (UX)
- Pesquisa de palavras-chave
- Qualificação de palavras-chave
- SEO on-page
- Desenvolvimento de Conteúdo SEO
- Link Prospecção
- Aquisição de Link
O elemento mais importante para fazer perguntas é a aquisição de links.
Há muitos consultores de SEO (e empresas) que ainda usam táticas de alto risco para construção de links. Algumas dessas táticas incluem redes privadas de blogs (PBNs), redes de blogs públicos, web 2.0s, links de perfis (em sites irrelevantes) ou praticamente qualquer tipo de link que não é adquirido através de um processo editorial.
Esses tipos de backlink podem funcionar em curto prazo, mas podem fazer com que você seja penalizado a longo prazo.
Se um consultor lhe disser que o processo de construção de link é “proprietário”, corra para as colinas. Consultores de SEO qualificados não têm nada a esconder. Na verdade, eles teriam orgulho de mostrar o que fizeram em seus trabalhos.
5. Obtenha expectativas claras
É o trabalho do consultor de SEO definir expectativas claras. Essas expectativas dependerão em grande parte do tipo de trabalho que está sendo feito.
Se eles estão desenvolvendo uma estratégia de SEO a partir do zero, eles podem dizer que você pode esperar um melhor desempenho de SEO dentro de 6 a 12 meses (se estiver tomando as ações necessárias).
Apenas lembre-se de ser realista.
SEO é um jogo de longo prazo. Não tem um interruptor on e off como mídia paga. Leva tempo para ver os resultados, mas no longo prazo, acredito que domine todos os outros canais.
6. Confie no profissional
Você está contratando um consultor de SEO porque você não é um especialista em SEO. Um consultor de SEO qualificado é. E por isso que você deveria ouvi-los.
Não é preciso deixar de questionar e confiar de olhos fechados, mas mostrar que respeita seus trabalhos e está aberto a sugestões;
Mas, se você está micro gerenciando-os e não lhes dando a liberdade de fazer o que eles acreditam ser o melhor, então não terá um relacionamento bem-sucedido e o negócio pode dar errado.
Tudo que você precisa fazer é pensar no sentido inverso.
Você gostaria que o consultor de SEO lhe dissesse como você deve consertar o backup de esgoto na casa de seu cliente?
Eu acho que nós dois sabemos a resposta!
7. Seja Orientado para a Ação
O melhor consultor de SEO do mundo falhará se você ou a empresa não agirem de acordo com suas recomendações ou planos. Infelizmente, isso é muito comum.
Ouça esta parte com muito cuidado:
Não contrate um consultor de SEO até que esteja disposto e seja capaz de agir em suas recomendações e plano de jogo.
8. Não espere
Todos nós exibimos níveis de procrastinação na vida. Alguns mais que outros.
Empreendedores e empresas existentes estão no limite inferior da escala de procrastinação, mas ainda acontece muito.
Ao pensar em procrastinar, devemos nos perguntar:
- “Isso vale meu tempo?”…
- “Isso provavelmente é uma moda passageira!”
- “Eu preciso me concentrar em ___ e isso só vai prejudicar o meu foco.”
Estas são desculpas para evitar a dor de aprender algo novo ou tentar algo diferente.
Procrastinar em fazer SEO ou não contratar um consultor de SEO para ajudá-lo pode ser prejudicial.
Obter resultados de SEO leva tempo e posso garantir que seus concorrentes não vão esperar por você. Então, se você precisa otimizar seu desempenho de SEO existente ou precisa começar do zero, hoje é o dia.
Entre em ação e contrate hoje o Ninja SEO ou Nelson Willian hoje para aumentar as vendas de sua empresa aproveitando o poder da pesquisa orgânica.