Está começando ou quer melhorar o seu blog para engajar mais pessoas? Ficou com dúvidas sobre como fazer postagens impactantes e que gerem resultados? Criá-las pode ser uma tarefa difícil, por isso preparamos este guia para te ajudar.
Encarar uma tela em branco sem saber por onde começar pode impedir um blog de tomar forma e/ou crescer. Antecipe-se, crie estratégias para ter informações que estimulem a criatividade e dê vida ao texto.
Neste artigo, você encontrará um passo a passo completo de como escrever um artigo perfeito para blog e ter melhores colocações nas buscas do Google. Já pensou sobre o que abordar e a forma de alcançar mais leitores? Fique conosco e descubra!
O que é uma postagem de blog?
É uma forma de entregar informações e valor para o leitor. Conteúdos ricos, com o objetivo de ensinar algo ou solucionar problemas.
Encare a criação para blog como uma experiência que o leitor terá. Seja por meio de imagens, vídeos ou áudios, a publicação é uma maneira que você tem de se aproximar do usuário e mostrar o seu valor.
Portanto, aproveite ao máximo essa estratégia para cativar o leitor e ter bons resultados. Entregue uma experiência completa e impactante a ele, fazendo-o acessar diversas vezes o seu site, compartilhar e admirar o que está vendo.
Use todos os artifícios de forma orgânica no seu texto para ser lembrado sempre que é preciso pesquisar sobre o assunto do seu nicho.
O que torna um artigo de blog perfeito?
Produzir bons conteúdos é essencial para o sucesso do marketing de uma pessoa ou empresa. É por meio dela que conseguimos estabelecer autoridade de marca, gerar leads (clientes potenciais) e realizar a divulgação das redes sociais, dos produtos e/ou serviços.
O que faz um texto ser perfeito é, essencialmente, a estratégia utilizada. Ela deve ser personalizada para suas postagens, diferenciando o seu canal dos demais, e precisa ser bem planejada e dinâmica.
Esse é o primeiro passo para que o artigo do seu blog seja perfeito. O que mais torna-o excelente? Confira o check list que ajudará você a criar publicações poderosas:
- persona x funil de vendas;
- planejamento;
- pesquisa;
- verificação de dados;
- título atraente;
- evitar repetições;
- boas práticas em subtítulos e parágrafos;
- usar imagens, vídeos, infográficos e outros elementos;
- revisar bem o conteúdo;
- evitar plágio;
- usar palavras-chave e técnicas de SEO.
Todos esses itens são importantes para o seu artigo. A seguir, aprofundamos cada um para você criar postagens incríveis.
Persona x Funil de Vendas
Você escreve para pessoas, mas sabe quem são elas? Invista tempo para decidir quem são os leitores e como criar conteúdo relevante para cada um deles.
Persona
Alan Cooper desenvolveu uma metodologia que busca “criar” um potencial comprador, citada no livro The inmates are running the asylum: Why high tech products drive us crazy and How to restore the sanity (em português, Os presos administram o asilo: Por que os produtos de alta tecnologia nos deixam loucos e como restaurar a sanidade).
Segundo esse conceito inovador, personas são personagens fictícios, mas que representam clientes ideais. Para construí-los, é interessante se basear em dados e criar um perfil com informações minuciosas.
Aqui entra o seu leitor. Se o seu blog já tem acessos, você já tem uma ideia de quem é o seu público. Caso contrário, identifique para quem deseja escrever.
A partir disso, faça uma análise detalhada do leitor:
- nome;
- idade;
- cidade, estado e país;
- profissão;
- hábitos;
- estado civil;
- hobbies;
- sonhos, entre outros itens.
Quanto mais detalhes sobre a persona, mais próximo do seu leitor ideal você vai estar.
Funil de vendas
Philip Kotler, em seu livro Administração de Marketing, define que esse processo pode ser seguir as etapas “prospectar clientes, entender as necessidades do público-alvo, desenvolver soluções, fazer a proposta, negociar contratos e fechar a venda.”
É interessante criar artigos para cada estágio do funil de vendas, pois eles precisam atingir a persona de forma eficaz fazendo com que ela vá do topo em direção ao fundo.
À medida que um visitante é impactado pelo conteúdo de valor, ele se torna cliente. Para isso, é necessário ter materiais personalizados, que movimente o usuário para a próxima etapa.
Vamos supor que seu blog faz parte do site da sua empresa, que é especializada em vendas de canecas personalizadas. Você terá leitores que ainda não são consumidores, quem considera comprar produtos personalizados e outros que são seus clientes.
Se aprofunde nisso. Construa minuciosamente quem é a sua persona e determine em qual estágio do funil de vendas ela se encaixa melhor. A partir disso, ficará mais fácil criar um conteúdo relevante para cada pessoa que acessa o seu blog.
Planejamento
Você se considera uma pessoa organizada? Se a resposta é não, esse será um passo mais complicado.
Não desanime, sem dúvida investir um tempo para planejar o seu conteúdo ajudará. Então, por mais difícil que seja no começo, persista para ter ótimos resultados.
O planejamento é algo importantíssimo para que seus artigos sejam perfeitos. Esse é o momento de usar suas personas como ponto de partida para definir planos.
As estratégias podem ser de curto, médio ou longo prazos. Veja o que funciona melhor para o seu blog, podendo ser dentro de um planejamento anual, semestral ou mensal.
Considere os próximos itens como peças que fazem esse motor funcionar com mais fluidez e desempenho:
- quantos posts serão feitos por mês?
- quais serão as postagens?
- quem escreverá?
- qual é a persona deste artigo?
- quando será postado?
- quais postagens se relacionam?
- quais são os temas?
Parece uma tarefa difícil? Tudo bem, calma. Ter um planejamento facilita muito o restante deste processo.
Saber os dias de postagem, quais e quantos textos, quem será responsável por eles e com quem você está falando. Tudo isso dará um direcionamento e um controle dos materiais escritos.
Afinal, planejar deixa o processo mais organizado e diminui consideravelmente os riscos de criar algo que não seja valoroso ou que não fale com a sua persona.
Teste: aqui não tem um planejamento ideal, você terá que identificar o que melhor funciona para o seu blog. Então, faça quantas verificações forem necessárias.
Pesquisa
Existem dois tipos de pesquisas para utilizar em seu blog:
- de conteúdo;
- de dados.
Ambas lhe darão direcionamentos e deixarão seu texto mais relevante. Vamos entendê-las melhor?
Pesquisa de conteúdo
Antes de começar a criar a sua publicação, estude o que já existe. O Google possui um imenso catálogo, dificilmente você terá problemas para encontrar algo sobre o seu campo.
Então, faça uma pesquisa. Olhe os concorrentes, cheque o que já foi escrito sobre o tema que você quer abordar.
Utilize essa pesquisa como ponto de partida para fazer criações melhores e mais relevantes para os leitores.
Pesquisa de dados
Sabe aquele tempero que temos dúvida de como usar, com qual comida faz mais sentido adicionar ou se realmente é bom? A pesquisa de dados pode ser parecida com isso.
O estranhamento parte de precisar citar outro site e da dificuldade em encontrar a pesquisa ideal. Afinal, é realmente interessante usar pesquisa de dados numa postagem?
Sim! A resposta é curta e simples para que você não perca mais tempo se questionando sobre isso. Use estatísticas para enriquecer a sua publicação.
Além de deixar seu conteúdo com mais valor por causa dos dados e referência de sites especialistas (como governamentais), que já têm autoridade para o Google, dão muitos pontos positivos para o seu texto.
Lembre-se de usar pesquisas atualizadas, que valorizem o texto, com dados checados e retirados das fontes de origem.
Verificação de dados
Um cuidado que você precisa ter é sobre a verificação das informações. Isso serve para pesquisas, links, imagens e vídeos, entre outros. Ou seja, confira todas as referências que utilizar no artigo.
Não use conhecimentos que sejam negativos, como números incorretos, fontes duvidosas e links que não funcionam. Isso, além de ser desagradável para o usuário, afeta a posição da publicação no Google, visto a baixa qualidade do artigo. Prefira não usá-los de forma equivocada.
Título atraente
O título é a peça-chave do seu texto. É ele que chamará atenção do leitor ou não sobre a sua postagem. Nesse caso, você precisa ser claro, simples e atraente.
Seja objetivo: qual a mensagem principal que você quer apresentar?
Além disso, toda a construção da publicação precisa estar alinhada ao título. É válido questionar se o que está escrito faz sentido em relação a ele.
Repetições
Lembra do planejamento citado mais acima? Graças a ele, você já diminui as chances de reincidências de publicações.
Porém, o mais importante é não usar termos iguais dentro do texto. Não há motivos para ficar citando muitas vezes a mesma coisa. Então, atente-se para termos, palavras-chave (vamos falar em breve sobre isso) e formatos de frase que se repetem.
Boas práticas em subtítulos e parágrafos
Nas plataformas de postagem, você poderá personalizar o material para deixá-lo mais atraente aos leitores.
Dividir em subtítulos (servem para aprofundá-lo com temas relacionados) e parágrafos é importante para a fluidez da publicação. O artigo perfeito não pode ter um texto pesado, com parágrafos longos e apenas um título.
Lembre-se de que muitos farão uma leitura dinâmica, não conferindo o texto de forma integral. Então, divida-o em subtítulos e parágrafos dando ao usuário a chance de sanar seus problemas ou aprender lendo o conteúdo.
O ideal é escrever bem, ser direto e entregar o máximo de valor possível de forma fluida, simples e orgânica.
Abaixo, veja possibilidades de uso de subtítulos e a diferença de parágrafos longos e curtos:
- título – H1;
- subtítulo – H2;
- subtítulo – H3;
- subtítulo – H4;
- subtítulo – H5 e assim por diante.
Imagens, vídeos e infográficos
Um bom modo de agregar valor e relevância ao seu artigo é adicionando fotos, vídeos infográficos e outros elementos.
São artifícios que melhoram o entendimento do leitor, enriquecem e completam o texto, mas como conseguir material para usar?
- Bancos de imagens, como Unsplash e Freepik;
- Sites oficiais: prefeituras, Agência Brasil e governo federal, entre outros;
- Google, desde que seja permitido o uso.
Lembre-se de sempre dar créditos às imagens e ter cuidado com os materiais que utilizar. Existem leis, como a de direitos autorais, que protege o fotógrafo, por isso, dê preferência às opções de domínio público e coloque a fonte de origem.
No próprio Google, você tem acesso a conteúdos que podem ser relevantes para a sua postagem. Desde imagens até livros e vídeos, pesquise bem e não se contente com o primeiro resultado que achar.
Busque pelo melhor para o seu artigo, pedindo autorização para uso de imagem ou optando por fotos que estão liberadas para qualquer pessoa.
A utilização indevida de conteúdos pode gerar problemas para você, como ser processado, ter que pagar multa ou sofrer pena de detenção.
Revise bem o conteúdo
Já ouviu falar sobre incubação de ideias? É um termo utilizado pelo Murilo Gun (ex-aluno de futurismo da Singularity na NASA e professor de criatividade) nesse podcast.
Basicamente, é um período para deixar a ideia descansar, seu cérebro realizar as conexões neurais necessárias e conectar os inputs (informações que estão entrando) com os dados que já estão registrados.
Deixe seu texto de lado por um tempo. É válido mudar o foco: comece outro artigo com assunto diferente, dê uma caminhada, tome um banho, mude de local de trabalho, durma. Faça algo que tire o seu foco consciente do conteúdo em questão.
Então, leia o material diversas vezes e com muita atenção. Uma boa análise dele acontece após esse momento de incubação.
Evite plágio
Existe uma fonte enorme de materiais no Google, porém, priorize sempre criar algo original e exclusivo.
Ao realizar a pesquisa, tenha atenção para não fazer mais do mesmo. Crie conteúdos criativos que entreguem uma nova solução para o leitor ou ensine algo de forma mais profunda e didática.
É interessante passar seu texto em softwares que identificam cópias, como o CopySpider. Tenha controle do material produzido, verificando o diagnóstico do programa usado contra plágio.
Faça uso de palavras-chave e técnicas de SEO
Para que um artigo fique perfeito, use palavras-chave e SEO (sigla de Search Engine Optimization, que engloba ferramentas e técnicas para posicionar melhor uma publicação nos mecanismos de busca).
Se você não está familiarizado com esses dois termos, primeiro escreva todo o seu texto e depois utilize as ferramentas (conheça as melhores gratuitas) que achar mais pertinente.
Na WNWeb, temos um artigo sobre SEO para quem está começando em Marketing Digital. Nele explicamos o que são palavras-chave e como melhorar seus resultados.
Como escrever um artigo para blog
Confira algumas dicas-chave para escrever o seu conteúdo:
- comece estruturando o artigo;
- o título deve resumir o que será abordado;
- deixe claro no primeiro parágrafo o que entregará com seu texto;
- divida seu material em pequenos subtítulos;
- dialogue com o leitor desde as primeiras linhas;
- entregue valor e qualidade;
- questione se está ensinando algo ou solucionando algum problema;
- sintetize o que foi abordado;
- finalize usando uma CTA, ou seja uma chamada de ação.
Essas são as nossas 12 dicas para que você aprenda como escrever um artigo perfeito para blog. Parecem muitos passos, mas a partir deles é possível desenvolver conteúdos que serão relevantes e terão resultados para você ou para a empresa.
Para se inspirar, veja exemplos de publicações bem estruturadas:
- Como criar uma senha forte – Nubank;
- Boas práticas de posicionamento de anúncios – Alright AdTech;
- Como calcular sua renda extra – Me Poupe.
Alguns pontos fortes desses materiais são:
- há subtítulos que se complementam;
- a leitura funciona parcial ou integralmente;
- respondem possíveis dúvidas do leitor;
- ensinam algo, novo ou não, de forma original.
Agora é o momento de colocar tudo o que foi mencionado com este guia em prática e validar o aprendizado. Gostou deste artigo? Conte o que achou e compartilhe com seus colaboradores, colegas e amigos.