Há alguns anos, o marketing não era um sistema tão interativo. O cliente tinha um papel mais passivo, ou seja, ele ouvia e não era ouvido. A empresa bombardeava o cliente com informações e propagandas, mas não escutava muito o que esse cliente tinha a dizer.
O conteúdo transmitido e a forma de transmitir também eram bem diferentes. As empresas se preocupavam apenas em encher o cliente com suas propagandas através do rádio, televisão, revistas e jornais.
O marketing digital, sem dúvidas, revolucionou essa relação. Agora, o cliente dita as regras e diz o que ele quer e como quer.
O Marketing Digital é a promoção de produtos ou marcas utilizando como canal de comunicação as mídias digitais.
Se forem utilizadas as estratégias corretas, o marketing fará a diferença no faturamento e no crescimento da empresa.
Cuide bem da imagem do seu portfólio
Apesar das pessoas estarem cada vez mais participativas no mundo digital e as compras virtuais se tornarem cada vez mais rotineiras, a experiência pra muitas pessoas não é tão perfeita quanto a compra em lojas físicas. Isso porque, na loja virtual o cliente não pode interagir com o produto que deseja adquirir.
A fim de valorizar seu produto e tornar a compra uma experiência cada vez melhor, o vendedor deve ter alguns cuidados na hora de cadastrar seus produtos na loja virtual.
É necessário que as informações dadas aos clientes façam com que a idealização do produto, feita por ele, seja o mais próximo possível da realidade.
Aposte em uma descrição bem detalhada, fotos de vários ângulos e vídeos. Alguns produtos também podem ter vídeos que auxiliem o cliente a usar o produto da maneira mais correta.
Isso tudo impulsionará o cliente a concluir a compra, pois no e-commerce o cliente desiste muito fácil da compra. Qualquer motivo que o incomode ou lhe gere dúvidas, faz com que ele esqueça aquele produto no carrinho e desista.
Além da imagem do produto, um canal de comunicação eficiente pode ser o diferencial. Esse canal, com fácil acesso, pode incentivar o cliente a tirar suas dúvidas antes de desistir completamente da compra.
Gere um conteúdo relevante
Um dos grandes aliados do e-commerce é o marketing de conteúdo.
Por meio da produção de um conteúdo interessante é possível que a marca demonstre ao cliente o quanto entende e tem autoridade no assunto.
Esse conteúdo pode chegar ao cliente por meio de artigos em blogs, postagens em redes sociais, vídeos em YouTube e até produção de ebooks.
O marketing digital deve atrair, envolver e gerar valor às pessoas, de forma a gerar uma percepção positiva da marca e uma fidelização contínua.
O marketing de conteúdo encaminha o cliente até a compra, ele jamais empurra.
Para saber qual o conteúdo ideal é preciso conhecer e entender a persona. Todo esse conteúdo deve ser direcionado a ela.
Utilize a estratégia SEO
O SEO é a Search Engine Optimization, que traduzindo é otimização em mecanismos de buscas.
Os sites de buscas são utilizados sempre que o cliente deseja encontrar algum produto ou serviço. O mais famoso deles é o Google.
Sempre que uma palavra ou expressão é digitada no Google aparecem muitas opções de sites relativos àquele assunto. Mas será que existe critério para aquelas páginas estarem ali logo nas primeiras opções? Isso é importante? A resposta é sim para ambas as questões.
A vantagem de ocupar as primeiras posições é justamente ter uma chance maior de conversões, pois quanto mais a posição for baixa, mais será difícil receber visitas dos usuários.
O SEO é um processo de melhoria do site para que ele apareça nas primeiras posições dos sites de busca.
Um dos segredos do ranqueamento está na escolha correta das palavras chaves do texto. Isso porque o cliente procura por algum produto ou serviço através de uma única palavra ou expressão. Se estiver usando as palavras incorretas, certamente o site não estará bem colocado.
Por isso na hora decidir a palavra chave o foco não pode ser só o Google, mas também os clientes.
Alem disso, no SEO são levados em consideração outros aspectos, como Títulos, URL, Heading Tag, a qualidade do texto e outros.
Utilize o e-mail marketing
O objetivo do e-mail marketing é enviar mensagens para determinado grupo de contato. Essas mensagens podem ter conteúdos informativos, vendas, educacionais, transacionais ou influenciadores nas negociações.
Além de material de publicidade, esses e-mails devem ter conteúdo que seja interessante aos clientes. Pequenos ebooks e vídeos podem ser uma excelente forma de bonificar.
O ideal é manter uma comunicação ativa com os clientes e clientes em potencial.
Rede social
As redes sociais são as queridinhas do marketing digital. Elas se tornaram o elo mais poderoso entre vendedor e cliente.
Mas para isso, o vendedor deve conhecer qual a rede ou as redes sociais que o seu público utiliza.
E o mais importante, a plataforma digital não deve se transformar em um balcão de vendas. Além de propagandas e promoções, é necessário produzir conteúdos de valor.
Parcerias
A internet e as redes sociais trouxeram grandes formas de parceria.
Blogueiros, influencers digitais, instagramers ou Youtubers podem ser excelentes parceiros, pois essas pessoas possuem muitas seguidores e muita influência sobre eles.
Essa parceria pode ser, por exemplo, cupons de descontos exclusivos para aqueles que comprarem através da indicação destes perfis.
Fidelizar o cliente por meio de bonificações
Fidelizar ao cliente é trazê-lo novamente a loja mesmo havendo outras opções.
É óbvio que o primeiro requisito para o cliente retornar é a qualidade. Mas no mercado há muitas opções de qualidade, por isso ganhará aquele que tiver um diferencial.
Uma forma de fidelizar é através de bonificações, como cupons de descontos e promoções, por exemplo.
A fim de que oferecer um leque bem grande de opções de cupons descontos, muitas empresas optam por utilizar o serviço de sites dedicados ao oferecimento de cupons de descontos.
Os cupons de descontos são bônus que objetivam incentivar as compras e para alavancarem o faturamento. Sua função é influenciar a decisão de compra do cliente.
Os cupons de descontos podem ser criados para o inúmeras ocasiões, são elas:
- Descontos para clientes que desistiram da compra e deixaram o produto no carrinho de compras;
- Descontos para datas comemorativas;
- Descontos para segunda compra;
- Descontos para clientes que não compram há muito tempo.
Uma excelente forma também de enviar esses cupons descontos é através do e-mail marketing. Os clientes se sentirão lembrados e presenteados
Com as estratégias de marketing digital, corretas e bem aplicadas, será possível alavancar as vendas e fortalecer a marca.
Importante lembrar que essas estratégias devem se adequar a necessidade e o momento de cada negócio. Portanto, devem ser sempre revistas.
Os resultados aparecem aos poucos, mas são efetivos. E assim eles vão construindo a reputação e a autoridade do e-commerce.