Processo de inclusão de notícias no Google – Reflexões algorítmicas

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Desde que o processo de aprovação manual do Google Notícias foi retirado em dezembro de 2019, entrar no Google Notícias tem sido um assunto obscuro e frustrante.

Costumava ser tão simples. Você lançou seu site de publicação, verificou se ele marcou todas as caixas corretas e, em seguida, preencheu os formulários on-line relevantes para que o Google analisasse o site.

Às vezes, você era rejeitado e tinha que passar por mais alguns obstáculos, mas na maioria das vezes – desde que você fosse um editor real de conteúdo interessante – sua inscrição seria aprovada e pronto, seu site apareceria no Google Notícias e no Top Histórias.

Demonstração

O processo levaria algumas semanas, no máximo, e para os editores adequados era quase uma formalidade. Muito raramente um editor genuíno de conteúdo de notícias seria rejeitado.

Demonstração

Depois que sua solicitação de inclusão for enviada, “Solicitação de inclusão enviada” será exibido e seu site será revisado pela equipe do Google Notícias nas próximas 1-3 semanas. Os proprietários do site podem verificar a Central do Editor para obter atualizações sobre suas solicitações de inclusão

Tudo isso mudou em dezembro de 2019. Sem qualquer aviso prévio, o Google lançou sua nova Central do Editor e silenciosamente mudou o processo de inclusão do Google Notícias.

Foram-se os formulários de aprovação manual. Agora, de acordo com a documentação rapidamente atualizada, o Google decidiria automaticamente quais sites poderiam aparecer no Google Notícias:

Então o processo de revisão e aprovação manual saiu e vieram as máquinas.

Mas ainda há um processo manual envolvido, ou pelo menos é o que parece. Para ser aprovado no novo Centro do Editor, é necessário um processo manual. Ele tem todas as características de um aplicativo de notícias manual, incluindo coisas como fornecer marca, categorização e feed de artigos adequados e definir seções de conteúdo.

Demonstração

No entanto, a aprovação nesta nova Central do Editor não afeta a visibilidade de um site no Google Notícias e nas Notícias principais. Tudo o que parece fazer é permitir que o site seja listado como uma fonte de notícias no Google Notícias:

Demonstração

Ser um site aprovado pela Central do Editor não significa que seus artigos apareçam no Google Notícias e nas Notícias principais. Na verdade, a Central do Editor parece totalmente separada do processo de inclusão algorítmica do Google Notícias – sites que não são aprovados na Central do Editor aparecem no Google Notícias e Notícias principais o tempo todo.

Entrando no Google Notícias

Então, como o processo de inclusão algorítmica do Google Notícias realmente funciona? Até o momento, a documentação do Google sobre isso está longe de ser clara.

A documentação original – desde que atualizada – simplesmente afirmava que um site simplesmente precisava “produzir conteúdo de alta qualidade e cumprir as políticas de conteúdo do Google Notícias” .

Essas políticas de conteúdo são bastante diretas e se resumem a ‘ser um site de notícias adequado’.

O Google atualizou e expandiu sua documentação específica de notícias nos últimos dois anos, incluindo áreas como transparência de autoria e propriedade.

Existem também alguns requisitos técnicos, como URLs de páginas de seções estáticas, dados estruturados de artigos e datas de publicação, evitando a duplicação de conteúdo .

Ah, e há alguma documentação adicional sobre como o Google seleciona histórias para o Google Notícias, e você pode querer fornecer seus artigos em um feed também.

E há um extenso FAQ para a Central do Editor, que pode ou não ser relevante para a inclusão real do Google Notícias.

E isso é apenas uma pequena seleção da documentação oficial do Google que pode ser relevante e aplicável ao Google Notícias. É tudo uma bagunça, com postagens de blog e documentos de suporte espalhados por diferentes (sub) sites do Google, dizendo mais ou menos as mesmas coisas, mas de maneiras ligeiramente diferentes.

Então, digamos que você seja um editor comprometido em fazer a coisa certa. Você passou incontáveis ​​horas vasculhando os corredores labirínticos de documentação relevante do Google e trabalhou duro para cumprir os requisitos necessários. 

Seu site é tecnicamente correto e contém o que o Google deseja. Seus artigos são únicos e bem escritos, você publica regularmente notícias de última hora, o site é totalmente transparente em termos de autoria e propriedade e políticas editoriais e carrega incrivelmente rápido.

Obviamente, os algoritmos do Google reconhecerão isso e começarão a incluir seus artigos no Google Notícias, certo?

Google Notícias de duas camadas

Não conheço um único editor anteriormente não incluído que tenha conseguido consistentemente obter visibilidade do Google Notícias desde que o processo de inclusão algorítmica foi lançado em dezembro de 2019.

A maioria dos editores excluídos, muitas vezes sites lançados depois de dezembro de 2019, simplesmente não aparecem no Google Notícias e nas Notícias principais. Nenhum de seus artigos apareceu.

Às vezes, um editor tem um breve flash da visibilidade do Notícias, durando alguns dias ou semanas, para então desaparecer do Google Notícias e nunca mais ser visto.

Esse processo inconstante de inclusão de Notícias poderia ser aceito se aplicado igualmente a todos os sites – incluindo aqueles que foram previamente aprovados para o Google Notícias por meio do processo manual – para que todos tenham a mesma chance de aparecer nas Notícias principais.

Mas não é esse o caso.

Os sites que foram aprovados manualmente para o Google Notícias antes de dezembro de 2019 continuam a aparecer nas notícias principais. Sua inclusão é praticamente garantida – seus artigos são classificados no Google Notícias e nas Notícias principais, e sua inclusão no Google Notícias não parece estar em risco.

Apenas os editores que não foram aprovados antes de dezembro de 2019 estão enfrentando essas dificuldades.

Basicamente, agora temos um ecossistema de duas camadas do Google Notícias. O nível superior é composto por sites aprovados antes de dezembro de 2019 e parece ter uma jornada fácil para o Google Notícias. O nível inferior são os sites que tentam entrar no Google Notícias depois de dezembro de 2019, mas não estão chegando a lugar nenhum.

Alguns desses editores excluídos estão expressando suas frustrações pública e verbalmente. Veja, por exemplo, o editor de estilo de vida Man of Many, que é o site mais popular em seu nicho na Austrália, mas não está aparecendo no Google Notícias e nas notícias principais.

Eles regularmente apontam isso no Twitter e também postaram um tópico nos fóruns de ajuda oficiais do Google Notícias (que já foi excluído).

Eles fazem um relato convincente, mostrando como seus principais rivais – que estão todos incluídos no Google Notícias e aparecem nas notícias principais – estão na verdade tendo um desempenho pior do que manofmany.com em muitas métricas e requisitos de notícias do Google. O Google não parece ser capaz de fornecer uma resposta coerente sobre por que o Homem de Muitos não está incluído e esses concorrentes estão.

É fácil encontrar dezenas de exemplos semelhantes nos fóruns de ajuda do Google Notícias. Os editores são excluídos do Google Notícias quando muitos de seus concorrentes diretos – muitas vezes com SEO objetivamente mais pobre e pior aderência às políticas e requisitos do Google – são incluídos.

Google finalmente responde

Como o dilúvio de reclamações continua crescendo, o Google tentou fornecer uma resposta com uma nova postagem de blog publicada recentemente .

Intitulado “Respostas a algumas perguntas comuns sobre aparecer no Google Notícias” , as 942 palavras do post do blog não contêm absolutamente nada de novo. Ele repete o que a documentação dispersa diz, sem fornecer qualquer novo insight.

Basicamente, o Google nos diz para confiar no sistema e deixá-lo agir.

Demonstração

Estou seguindo todos os seus conselhos. Por que ainda não estou aparecendo?

Certifique-se de que está produzindo regularmente conteúdo de notícias original e de alto nível de experiência, autoridade e confiabilidade (nossa postagem no blog sobre atualizações básicas tem conselhos úteis sobre isso). Nossos sistemas são executados regularmente e detectam automaticamente se um site cresceu para atender melhor aos critérios

Nenhum sistema é perfeito e estamos sempre procurando maneiras de melhorar nosso sistema automatizado. Mas, desde que retiramos nosso processo de inscrição há quase dois anos, o sistema automatizado atual permitiu que milhares de novos editores, de marcas nacionais a publicações locais emergentes, recebessem visitantes do Google Notícias e espaço de notícias na Pesquisa

Se você achar que isso é um tanto insatisfatório, você não está sozinho.

Visitantes de várias superfícies de notícias do Google são uma fonte substancial de tráfego para a maioria dos editores. É comum que sites de notícias obtenham metade do tráfego do Google. E quase todo esse tráfego do Google vem das Notícias principais e do Google Discover, com algumas visitas do Google Notícias e da guia Notícias.

Demonstração

O impacto da exclusão de um editor do Google Notícias é grave. Há um custo real envolvido, com impacto financeiro real – que, por sua vez, tem impacto direto na subsistência das pessoas.

Ignorar o Google como fonte de tráfego também não é viável. Com mais de 90% de participação no mercado global de pesquisa, o Google é efetivamente a porta de entrada mundial para a web. Essa é uma responsabilidade que o Google não quer levar a sério.

O que pode ser feito?

O aspecto mais frustrante é que isso demonstra que você pode pular por todos os obstáculos do Google e ainda assim não chegar a lugar nenhum.

O Google sempre entoou seus mantras de ‘qualidade’, enfatizando repetidamente que os sites devem se concentrar em publicar conteúdo de qualidade e oferecer uma ótima experiência para seus usuários. 

Eventualmente, eles dizem, isso será recompensado com visibilidade nos resultados do Google.

No entanto, este fiasco de inclusão de notícias mostra que isso é uma mentira. Você pode fazer tudo certo e ainda assim falhar.

Se isso soa familiar, você está certo; é exatamente o mesmo com as atualizações cada vez mais frequentes do algoritmo principal do Google .

E não há recurso, não há via de recurso. Levar seus problemas diretamente aos ‘Googlers’ faz com que as mesmas mensagens sejam repetidas para você. Não resolve nada!

Tudo o que um editor pode fazer é criar um estardalhaço e reclamar publicamente, esperando que seja notado por alguém com alguma influência em algum ponto da linha.

Ironicamente, por não serem incluídos no Google Notícias, os editores que fazem barulho dificilmente serão notados.
Texto traduzido por Nelson Willian. O artigo foi traduzido do SeoForGoogleNews com autorização do autor e amigo Barry Adams.