O que é SEO off-page

Conteúdo do artigo

O SEO off-page se refere a ações que são feitas fora do seu site e que contribuem para melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca. Se você procura formas de melhorar o ranquiamento do seu site, essas ações farão muita diferença.

Entre os fatores que melhoram o posicionamento de um site nos buscadores estão: a popularidade, a relevância, a confiabilidade e autoridade do seu site.

Além de investir em um site responsível e um conteúdo rico, é preciso usar outras estratégias como a distribuição de links que venham a apontar para o seu site, comprovando para os buscadores que o seu conteúdo tem qualidade.

O que é SEO off-page?

O SEO on-page são as estratégias que você realiza dentro do seu site, como títulos bem planejados,  subtítulos, meta descrição, conteúdo otimizado e URLs amigáveis. Essas são ações internas que precisam estar presentes nas suas páginas.

Já o trabalho de SEO off-page envolve o trabalho de parcerias de link building, onde você consegue criar uma rede de parcerias com donos de outros sites que irão apontar links para o seu.

Conseguindo essa recomendação de sites relevantes é possível mostrar aos buscadores que o seu conteúdo é importante e merece as primeiras posições do ranking.

Outra estratégia de SEO off-page são os comentários feitos em outros blogs e ou fóruns da internet. Na hora de comentar, porém, lembre-se de mostrar que é autoridade em algum assunto e colocar o link para o seu site.

Outra estratégia são as redes sociais, onde você pode compartilhar os links de suas páginas. Instagram e Facebook são algumas das opções disponíveis para o compartilhamento de links.

Por que o SEO off-page é importante?

O SEO off-page são estratégias importantes para você gerar  relevância, confiabilidade e autoridade. Um site que tenha essas características consegue se classificar melhor nos resultados de busca.

Links e SEO off-page

Os mecanismos de pesquisa usam backlinks como indicações da qualidade do conteúdo vinculado, por isso é importante criar backlinks de sites relevantes que poderão classificar melhor o seu site.

Essas ligações podem acontecer de forma espontânea, isso é, quando o proprietário do site conhece seu conteúdo e o indica para sua audiência.

Mas também pode ser conquistado através de parcerias, com influenciadores que poderão compartilhar o seu conteúdo em troca de que você também compartilhe o que eles produzem. Mas atenção: evite fazer o chamado black hat SEO que são táticas de links gerados automaticamente e que geram penalidades ao seu site, incluindo a desindexação da página no Google.

SEO off-page não relacionado a backlinks

Ainda que a geração de link seja a principal estratégia do SEO off-page, há outras boas práticas que você pode adotar como: Postagens em blogs, anúncio em redes sociais, marketing de influência (contratando influenciadores digitais) ou fazendo menções de marca vinculadas ou desvinculadas.

Como fazer SEO off-page

Usando as estratégias de SEO off-page é possível melhorar o ranqueamento do site e também a percepção do usuário sobre a qualidade do seu site. Isso é possível com a troca de links de sites respeitáveis e confiáveis e também através da menção de sua marca através do compartilhamento do conteúdo.