Ainda vale a pena criar site para uma empresa?

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Estar presente na internet é muito importante, sobretudo, em termos de negócio. Porém, existem vários canais que você pode usar para promover a sua empresa ou marca, o que leva algumas pessoas ao seguinte questionamento: afinal, ainda vale a pena criar site?

A resposta é sim. Para que você saiba a importância dele dentro da sua estratégia e também quais são os pontos necessários para ter um site de sucesso, produzimos este artigo em que passaremos pelos seguintes pontos:

Qual a importância de um site para empresa?

O site é o principal canal em uma estratégia de Marketing Digital. Embora algumas pessoas pensem que a função dele seja somente exibir informações sobre a empresa, é muito mais do que isso: um site também tem o objetivo de gerar novas oportunidades de negócio na sua empresa.

Por isso, antes de criar a primeira linha de código ou o primeiro parágrafo de conteúdo do seu site, é essencial que o planejamento de Marketing Digital esteja elaborado. Ele é composto por duas etapas:

  • criação da persona: trata-se de um personagem semifictício que representa o seu cliente ideal, todos os conteúdos do seu site devem ser focados na persona e você pode construir a sua a partir desta ferramenta gratuita da Rock Content;
  • funil de vendas: é a representação da jornada de compra dos seus clientes, que começa no estágio de atração, passa pela fase de consideração e termina no momento de decisão, ou seja, quando eles compram o seu produto ou serviço.

O planejamento também ajuda você a definir quais outros canais online devem fazer parte da sua estratégia: redes sociais, plataformas de vídeo, podcast, apps, todos em que a sua persona, certamente, está inserida. Como o site é o canal principal, é fundamental que ele seja divulgado nos demais. Assim, trate de deixar a URL dele na bio das redes sociais da sua empresa, assinatura de email, entre outras formas de promoção.

Toda vez que o seu público conhecer a sua marca por meio desses canais e quiser saber mais informações sobre o seu negócio, ou mesmo realizar a compra do seu produto ou serviço, ele poderá fazê-lo ao clicar no link do seu site.

Afinal, por que ter um site?

Agora que você sabe a importância de um site, vamos passar para as três razões pelas quais a sua empresa precisa de um: autoridade digital, visibilidade online e geração de novos negócios.

Autoridade digital

Alguns gestores de empresas costumam pensar que o fato de elas serem líderes de seus segmentos e conhecidas no mercado offline são pontos suficientes para que o sucesso seja replicado online, mas não é assim que funciona. É preciso levar em conta que o público a ser atingido na internet é mais vasto, de modo que muitas pessoas podem não conhecer a sua marca ainda, o que torna necessária a construção da sua autoridade digital.

O site é o meio mais certeiro para isso, pois é o espaço dedicado a apresentar a sua empresa, histórico, equipe, assim como os produtos e serviços que você oferece. Assim, os visitantes podem conhecê-los e, até mesmo, comprá-los, caso se trate de um e-commerce.

Visibilidade online

Outra vantagem de ter um site para o seu negócio é o aumento da visibilidade online, pois ele permite que as pessoas o encontrem a partir do maior buscador online do mundo: o Google. Porém, para que isso ocorra, é necessário que o seu site tenha uma boa performance (sobretudo em termos de velocidade de carregamento) e tenha conteúdos produzidos com as técnicas corretas de SEO.

Dessa maneira, toda vez que alguém realiza uma procura no Google a partir da inserção de uma palavra-chave, seu site poderá ser exibido entre os resultados de busca. Portanto, assegure-se de que as palavras mais estratégicas estejam presentes nos textos do site.

Geração de negócios

Por mais que ter um site com muitos acessos seja bom para o fortalecimento da sua marca, se a base da empresa for a venda de produtos ou serviços, é importante que ele contribua também para a geração de novos negócios, certo? Quando se trata de vendas simples, o ideal é que o site seja uma loja virtual, de maneira que seus visitantes tenham acesso às informações sobre os produtos e possam comprá-los diretamente na página.

No caso de vendas complexas, que requerem a chamada de um vendedor, é recomendável que o site tenha uma CTA para um formulário de contato que permita capturar informações sobre o visitante para que o contato comercial seja feito. É importante que o formulário esteja de acordo com as regras da LGPD.

Como o Stage pode ajudar?

O Stage é um produto desenvolvido pela Rock Content para a criação de sites ou blogs profissionais em WordPress de forma rápida e simples. Em poucos minutos, ele pode ser criado ou migrado para os servidores do Stage.

O WordPress foi escolhido como CMS, justamente por ser uma plataforma simples de usar, de modo que até mesmo os donos de negócio que não têm conhecimento em programação consigam fazer a gestão do site e criar conteúdos dentro dele sem a necessidade de recorrer a um desenvolvedor para cada inserção ou alteração.

Além disso, o WordPress é um dos sistemas com melhor preparo para SEO por contar com plugins como o Yoast, que orienta a adequação dos textos para que eles tenham maiores chances de aparecer nos resultados de pesquisa do Google.

Foco em performance e resultados

Claro que o Stage não é a única solução para a criação de sites em WordPress no mercado, mas ele traz um diferencial: o foco em performance e resultados. A velocidade do site é muito importante, pois de acordo com uma pesquisa do Google, aproximadamente 53% das pessoas abandonam sites que demoram mais de três segundos para carregar por completo.

Os sites do Stage são hospedados nos servidores da AWS e têm ajudado as empresas a otimizar suas performances online, tal como você pode conferir nesta relação de cases de sucesso.

Suporte especializado

Por fim, o suporte do Stage é composto por especialistas em WordPress aptos tanto a tirar dúvidas que você possa ter em relação à plataforma (assim como seus plugins e layout) quanto passar orientações para que o site continue funcionando adequadamente para que a empresa tenha sucesso no meio digital.

Assim, vale reforçar que sim, ainda vale a pena criar site para uma empresa por ser o canal mais apropriado para o fortalecimento da sua marca e também para a geração de novas oportunidades de negócio.

Se ficou com curiosidade de saber como o Stage pode fazer isso por você, confira este artigo em que apresentamos a ferramenta por inteiro!

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