A internet tem um potencial enorme, uma vez que o mundo está conectado a mesma. Quem possui uma empresa e não tem um site, praticamente, se torna invisível e fica atrás na concorrência. No entanto, para ganhar a visibilidade necessária, obter resultados e se tornar referência no mercado, é necessário investir em SEO (Search Engine Optimization). Conheça os 15 benefícios do SEO para sua empresa, aqui neste artigo.
Com certeza, você já ouviu falar de SEO e explorou ao menos o básico dessa estratégia. O SEO é uma técnica que consiste em melhorar o posicionamento de um site ou loja virtual no ranking do GOOGLE (principal mecanismo de busca), o qual detecta essa estratégia nos sites e avalia a qualidade, caso o conteúdo seja relevante para o usuário e atenda às exigências, ele classifica o seu site em melhor posição.
No entanto, para obter resultados e reconhecimento é preciso atingir as primeiras posições do mecanismo de busca. A partir dos 15 benefícios do SEO para sua empresa que apresentaremos a seguir, você vai identificar a importância e porque vale è pena investir!
Benefícios do SEO para sua empresa
1. Melhor experiência do usuário
Existem várias maneiras de melhorar seu site e maximizar a experiência do usuário. Isso inclui fornecer ao seu público informações relevantes, fotos ou vídeos relacionados para oferecer suporte a texto, páginas da web fáceis de navegar ou uma configuração de site compatível com dispositivos móveis.
Tudo isso leva a uma melhor experiência do usuário. Isso resulta em mais cliques, mais leads, melhor recall de marca e taxas de conversão mais altas. É isso que os sites de mecanismos de pesquisa estão procurando, melhorando assim seu ranking de pesquisa.
2. SEO é uma fonte primária de leads
De acordo com o relatório de 2014 a 2015 do State of Inbound 2017 , as estratégias de entrada são a principal fonte de leads entre as empresas Business to Business (B2B), Business to Customer (B2C) e organizações sem fins lucrativos. A entrada inclui otimização de mecanismo de busca, mídias sociais, marketing de conteúdo, referências e outros.
Se você não está recebendo leads de suas táticas de SEO, deve revisitar suas atividades. Você pode consultar uma agência digital especialista em SEO para identificar quais melhorias precisam ser realizadas em sua estratégia.
3. Taxas mais altas de fechamento
Uma pesquisa publicada pelo Search Engine Journal mostrou que uma média de 14,6% de taxa de fechamento é alcançada pelos leads de SEO, em comparação com 1,7% de leads próximos de leads de saída. Os leads de saída, geralmente resultam em taxas de conversão mais baixas.
Enquanto o SEO ajuda o cliente no processo de pesquisa real do seu produto ou serviço, resultando em uma conversão mais alta. Lembre-se que o cliente que faz suas pesquisas on-line já tem um requisito e um objetivo específico em mente.
4. Taxa de conversão mais alta
A boa classificação do seu site em qualquer mecanismo de pesquisa pode garantir altas taxas de conversão. Seu mercado-alvo se tornará mais consciente de sua empresa, desde que você mantenha sua posição superior no ranking.
À medida que os clientes estão se familiarizando com a sua marca e à medida que o conhecimento deles sobre produtos/serviços aumenta, há uma grande possibilidade de os clientes fecharem o negócio com você.
5. SEO ajudar a diminuir custo de aquisição de clientes
O Search Engine Journal informou que os leads de entrada podem realmente reduzir o custo de geração de leads em 61% em comparação aos leads de saída.
SEO reduz os custos com publicidade. Quando você já possui uma classificação superior, não há necessidade de pagar por clique ou anunciar sua página. Você continuará acima dos demais resultados da pesquisa enquanto os usuários da Internet clicarem nos seus links de pesquisa.
Para melhorar a estratégia, as atividades relacionadas à geração de leads de entrada incluem otimização de mecanismos de pesquisa, gerenciamento de mídia social, blogs, referências, etc. Todas elas têm pouco ou nenhum custo.
6. SEO incentiva usuários locais a visitar a loja física após a pesquisa
Depois de realizar uma pesquisa local, há uma alta possibilidade dos clientes visitarem a loja local de sua empresa. Por exemplo, um usuário da Internet digita “Melhor pizzaria de Porto Alegre”. Isso mostrará uma variedade de opções. O usuário da Internet visitará a que está em primeiro lugar e poderá se tornar um cliente desse restaurante. Uma vez que, com a internet, se tornou uma rotina pesquisar a reputação do local antes de conhecê-lo.
7. Credibilidade da marca
Classificar em primeiro, segundo ou terceiro pode dar a seus clientes a ideia de que sua empresa é uma das principais do setor, que é responsável e promissora em seus serviços.
Por outro lado, os clientes podem pensar que você ainda não é bem conhecido ou mesmo um novo participante do setor, se estiver na parte inferior dos resultados dos mecanismos de pesquisa. Isso também pode levar alguns clientes a pensar que você não tem orçamento para impulsionar seu site para obter melhores resultados de pesquisa.
8. SEO ajuda a estabelecer o reconhecimento da marca
Consciência da marca é a extensão em que o mercado-alvo reconhece uma marca. Refere-se à familiaridade de seus clientes com seu produto ou serviço.
A otimização do mecanismo de pesquisa garante que seu produto seja facilmente encontrado por meio de pesquisas regulares e orgânicas. Quando você permanecer no topo do ranking, os usuários da Internet terão maior visibilidade sobre os produtos e serviços oferecidos por sua empresa.
Isso proporciona uma tendência mais alta de cliques no seu link, o que leva os usuários ao seu site. Um dos benefícios do SEO para o seu negócio é estabelecer ainda mais a conscientização da sua marca.
9. Garante a compatibilidade com dispositivos móveis do seu site
O SEO melhora a experiência do usuário porque a Pesquisa do Google incluiu outro parâmetro como sinal de classificação e isso se refere à facilidade de uso de sites em dispositivos móveis.
Em 21 de abril de 2015, a Pesquisa do Google afirmou que a compatibilidade com dispositivos móveis tem um impacto significativo nas classificações dos sites no mecanismo de busca. Essa alteração resultará em uma melhor experiência do usuário e na navegação mais fácil dos sites, o que é essencial para melhorar o posicionamento do seu site no ranking, atender a melhor experiência do usuário.
10. SEO pode ser uma estratégia de marketing em longo prazo
Assim como o tempo que você levou para alcançar esses altos escalões, puxá-lo para baixo da lista também leva tempo. SEO é uma estratégia de marketing de longo prazo. Seis meses é a duração mínima para um site manter a classificação ideal.
A menos que o algoritmo do Google seja alterado ou outros concorrentes tenham alimentado suas estratégias de SEO, não é fácil puxá-lo para baixo nos rankings de pesquisa.
11. Ajuda você a ganhar participação de mercado
Estar no topo da lista de pesquisa significa uma alta tendência para o seu site ser encontrado pelos usuários da Internet. Esses usuários agora são considerados como seus leads. Depois de encontrarem as informações necessárias em seu site, esses leads podem se transformar em seus clientes.
Os clientes podem fazer uma compra, inscrever-se ou assinar uma newsletter. Resumindo, sua taxa de conversão aumenta. Quando isso acontece, você ganha um lugar ainda maior no mercado, de acordo com o seu segmento.
12. SEO cria sinergia de todas as atividades de marketing on-line
Todas as suas estratégias de marketing conduzidas on-line contribuirão para o sucesso dos seus esforços de otimização dos mecanismos de pesquisa. Atividades de marketing como marketing de conteúdo, email direto, marketing de mídia social, blogs, gerenciamento da web, comércio eletrônico e outros, ajudarão você a obter melhores classificações em vários sites de mecanismos de pesquisa.
Quando todas as suas atividades de marketing estiverem integradas e alinhadas em direção a um objetivo comum, você definitivamente obterá sucesso em suas estratégias de marketing, incluindo SEO.
13. Aumenta seus seguidores nas mídias sociais
Quando você chega à primeira página dos sites de mecanismos de pesquisa, mais pessoas sabem sobre sua empresa. A conscientização da sua marca pode evoluir, mesmo para vários canais de mídia social. À medida que os usuários visitam seu site, é mais provável que eles cliquem em seus ícones de mídia social e, eventualmente, sigam você.
14. SEO melhora a velocidade do site
A velocidade do seu site pode afetar seus rankings em vários sites de mecanismos de pesquisa. Você sabia que um atraso de dois segundos no carregamento do seu site custará 4,3% da venda? A velocidade é importante para evitar a redução da satisfação do cliente e promover ainda mais a melhor experiência do usuário.
15. Você à frente da concorrência
Você crescerá como empresa depois de implementar estratégias de marketing digital em seu plano organizacional geral. Essas estratégias incluem otimização de mecanismo de busca. A integração de tudo isso ajudará você a liderar os concorrentes no mercado.
Imagine até que ponto você terá enfrentado a concorrência se todos os seus concorrentes estiverem usando o marketing tradicional? Acompanhe os avanços no mundo digital e ficará à frente da concorrência. Esta era está mudando constantemente, certifique-se de se adaptar bem às mudanças.