Nos últimos anos a criação de sites profissionais vem aumentando devido à importância do emprego das estratégias de marketing digital. Com isso, muitos procuram opções de hospedagem de site barata.
Uma vez que, esse serviço vai muito além veiculação da sua plataforma. Ela influencia diretamente na preferência dada pelos grandes buscadores.
Isso porque são considerados o emprego de palavras-chave, meta descrição, URLs amigáveis, entre outras.
A forma como seu site se configura também impacta na experiência do usuário. Ou seja, estou falando da qualidade do serviço de hospedagem contratada.
Portanto, neste artigo quero falar mais sobre como escolher um plano pode influenciar diretamente em seus resultados, confira!
Como Funciona A Hospedagem De Site?
A hospedagem de site é um serviço oferecido diretamente por hostings ou revendedoras, no qual, é permitido aos clientes o armazenamento de sites em servidores.
Ou seja, naqueles famosos hardwares gigantescos que aparecem em filmes. Sempre associados a uma equipe de TI pronta para sua manutenção!
É o local onde sites ficam rodando 24 horas para estarem disponíveis online, podendo assim, serem acessados através de qualquer computador, notebook, tablet ou smartphone.
Vale ressaltar que tais servidores são um tipo diferente de computador. Mas, que são especializados no armazenamento de arquivos que formam os sites!
De
modo que eles possam ser lidos e
publicados na internet, não apenas um e, sim, dezenas e centenas, afinal de
contas, os servidores abrigam múltiplos sites.
Recursos de uma hospedagem:
Para que você possa entender melhor a relação entre planos de hospedagem e estratégias de SEO, quero falar sobre dois recursos que os servidores oferecem.
- Espaço em disco:
é o total que de espaço do servidor que um site pode utilizar, sendo medido em
MB ou GB;
- Tráfego: também conhecida como transferência, esse recurso diz respeito a quantidade de dados transferidos em cada acesso e navegação pelo site ou em suas atualizações. Exemplos disso são os uploads e downloads de arquivos, recursos que acabam sendo limitados em quantidade total ou de simultaneidade.
Existem diversas empresas como a BQHost que trabalham inclusive, com a hospedagem de site grátis por 30 dias.
Permitindo que seus clientes conheçam melhor a qualidade dos serviços oferecidos. Algo que pode fazer toda a diferença para o crescimento do seu negócio!
Hospedagem De Site Barata vs. Estratégias de SEO
Ao contratar uma hospedagem de site considerando apenas o preço do serviço, você corre o risco de minar seu próprio sucesso.
Não é que não existem hospedagens de qualidade e a preços acessíveis. Pois sim, elas existem e são opções perfeitas para qualquer marca/empresa.
Contudo, é preciso estar atento ao que é oferecido antes de assinar um contrato, porque não adianta apenas aplicar estratégias de SEO nos conteúdos produzidos para o seu site.
Ele precisa ser otimizado para os mecanismos de busca. Tal como acontece na criação de sites profissionais com o uso de layouts responsivos.
Quando falamos de hospedagens, diversos critérios típicos desse serviço precisam apresentar qualidade para se adaptar aos padrões de ranqueamento dos grandes buscadores, que consideram:
- Experiência do usuário;
- Satisfação do cliente.
Já imaginou que você tem um conteúdo incrível, único, completo e capaz de gerar autoridade no mercado. Mas, seu site demora muito para carregar?
Os consumidores ávidos da era da tecnologia não querem perder tempo e por isso, a chance de eles saírem da página antes dela carregar é grande.
Dessa forma, por exemplo, o Google começa a entender que a sua plataforma não oferece a melhor experiência.
Então, por mais que seu conteúdo seja de excelência, ele irá indicar prioritariamente sites com um carregamento mais rápido!
Fatores Que Influenciam No Ranqueamento De Um Site
Existem diversos fatores em uma hospedagem de site barata que pode influenciar no ranqueamento do seu domínio nas páginas de resultados de busca.
Um deles é a questão do compartilhamento do servidor. Pode ser que outros sites ali hospedados tenham baixa reputação ou até mesmo conteúdos inapropriados.
Com isso, seu endereço acaba sendo punido por associação aquele outro, logo, a hospedagem restrita se torna uma melhor opção.
Mas, os riscos não existem apenas no compartilhamento do servidor. Já que existem hospedagens individuais que resolvem essa questão.
Os maiores problemas se relacionam a qualidade do serviço de hospedagem em si, tais como:
- Estabilidade: se o server ao qual você recorre não tem um uptime que garante uma disponibilidade de quase 100%, isso pode prejudicar seu ranqueamento. Sabia que um uptime menor que 99,9% pode significar até 45 minutos por mês do seu site fora “do ar”? Isso pode afetar diretamente você se em algum momento o Google procura pelo seu conteúdo, mas, seu site se encontra indisponível;
- Velocidade: além disso, a velocidade que o servidor oferece é extremamente importante. Lembra logo ali acima quando falamos sobre o carregamento de uma página? Pois bem, nem sempre a demora tem a ver com o desenvolvimento, links e conteúdos de uma plataforma. Mas sim, com as capacidades de processamento do servidor contratado;
- Quantidade de IPs: infelizmente ter um IP próprio nem sempre é uma realidade possível, então, quando esse é compartilhado os buscadores lhe enxergam de forma generalizada. Com isso, a identidade do seu site é comprometida, bem como, as estratégias de SEO ali empregadas.
Conclusão
Podemos concluir então, que a qualidade dos planos de hospedagem de site barata majoritariamente não compensa o preço praticado.
Afinal de contas, sua empresa pode ter uma queda nos resultados, mesmo com um bom conteúdo. É justamente por isso que a forma adequada de escolher é visando o custo-benefício.
Nesse sentido, empresas como a BQHost que possuem mais de 14 anos de experiência no mercado fazem toda a diferença.
Uma vez que, ela oferece serviços de qualidade a preços realmente acessíveis. O melhor de tudo, é que você ainda tem acesso a hospedagem de site grátis por 30 dias para conhecer seus serviços!
Este artigo foi útil para você? Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários e compartilhe para que mais empreendedores possam se beneficiar.