Backlinks: O que são e para que servem?

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Uma das estratégias SEO (Search Engine Optimization) mais utilizadas é o serviço de backlinks. Você sabe o que são e para que servem os backlinks? Entenda como esse serviço pode fazer o diferencial no site de sua empresa ou negócio online.

O objetivo das estratégias SEO é conseguir rankear as páginas de um site nas primeiras posições do mecanismo de busca. Parte desta é essencial para o sucesso do site e captação de leads. Os backlinks são um dos aspectos mais importantes.

Muitas empresas contratam profissionais de marketing ou agências para este serviço. Mas, é preciso saber como o mesmo funciona e qual é o seu diferencial. Por esse motivo estamos abordando de forma clara e específica a importância dos backlinks.

O que são backlinks?

Os backlinks são ligações ou links que vêm para um site através de outro, ou seja, um site aponta para o endereço do seu link. 

Desenho de site B com backlink para site A

Ter backlinks pode levar a empresa a expandir o conteúdo e esse é um dos benefícios mais perseguidos de qualquer página quando se move no campo do SEO.

O motivo? Google. Para esse mecanismo de pesquisa, quanto maior o número de links que levam a uma página, mais importante é a qualidade e a notoriedade. O total de links recebidos é um dos principais indicadores que esse mecanismo leva em conta ao determinar o posicionamento de um site e de um domínio, mas também leva em consideração as circunstâncias em que eles ocorrem.

Para os especialistas em SEO, esse é o objetivo a ser seguido. Fazer com que outros sites, especialmente aqueles com alto DA (Autoridade do Domínio) ou PA (Autoridade da Página), façam backlinks para seu site, pois o objetivo envolve conseguir autoridade para a página.

Com a ajuda dos backlinks, a página ganha força e essa autoridade ajuda a posicioná-la no ranking de pesquisa. Mas, não basta se atentar somente ao processo de linkagem de um blog para outro, pois é preciso que o conteúdo seja importante e de interesse público, caso contrário o site pode sofrer alguma penalização.

Para que servem os backlinks?

Os backlinks servem para que uma página web possa expandir o conteúdo que oferece, levando a outro site, onde mais informações são fornecidas. Além disso, e acima de tudo, é a melhor maneira de aumentar a posição de um site nos motores de busca. Portanto, nas estratégias de SEO, a obtenção desses links é muito importante.

Portanto, os backlinks servem para indicar ao Google a relevância de uma página e aumentá-la dentro e fora do mecanismo de pesquisa. Portanto, eles também servem para melhorar o posicionamento e aumentar o volume de tráfego orgânico. Algo que, além disso, leva a captação de mais leads.

Medindo o poder do backlink

Ao construir backlinks para o seu site, é importante observar o poder do backlink do domínio com links para você.

O poder do link é passado de domínio a domínio. Quanto mais backlinks de alta potência apontarem para o seu site, mais alta será a classificação do seu site.

Mas como você sabe o quão poderoso é um backlink?

Existem algumas estatísticas de medição diferentes que você pode usar para medir a potência do link:

  • PageRank — o PR é um algoritmo usado pela Pesquisa Google para classificar páginas da web em seus resultados de mecanismo de pesquisa. Ele foi nomeado em homenagem a Larry Page, um dos fundadores do Google, e é uma forma de medir a importância das páginas do site. O Google não o usa mais como fator de classificação, mas argumentou que ainda é importante.
  • Autoridade de Domínio — o DA é uma pontuação de classificação do mecanismo de pesquisa, desenvolvida pela Moz, que prevê quão bem um site será classificado nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). Varia de um a cem, com pontuações mais altas correspondendo a uma maior capacidade de classificação.
  • Classificação de domínio — a DR mostra a força do perfil de backlink total de um site de destino (em termos de tamanho e qualidade). O DR é medido em uma escala logarítmica de zero a cem, sendo o último o mais forte.

Cada um fornecerá uma pontuação diferente, mas darão uma ideia geral do poder de backlink de um link. Essas pontuações costumam ser geradas observando-se o número de backlinks e o poder deles.

Isso se tornará importante ao tentar adquirir links para seu site. Quanto maior o DA, DR ou PageRank, mais difícil ou caro será adquirir esse backlink.

O que é Link Building?

O Link Building é o método de construir ativamente backlinks externos para o seu site de modo a aumentar as classificações e o tráfego dos motores de busca. Ele engloba muitos tipos de backlinks que explicaremos em detalhes a seguir.

Tipos de backlinks

  • Backlinks editoriais: são voltados para o conteúdo, como uma postagem de blog ou artigo.
  • Backlinks da Web 2.0: representam sites auto-hospedados da Web 2.0, como Joomla, WordPress e AboutUs.org.
  • Backlinks sociais: links sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn.

Tag âncora

A tag âncora de seus backlinks também é muito importante.

Os mecanismos de pesquisa costumam olhar para a tag âncora de um link para determinar em qual palavra-chave a página deve ser classificada.

A âncora é o texto clicável de um backlink que você vê no Front-End de um site e ela deve ser assim:

Texto âncora na tag html da imagem

Tipos de texto âncora

  • Combinação exata: o texto âncora é “correspondência exata” quando inclui uma palavra-chave que espelha a página a qual está sendo vinculado. Por exemplo: ‘link building’ com link para uma página sobre link building.
  • Partial-match: texto âncora que inclui uma variação da palavra-chave na página vinculada. Por exemplo: ‘estratégias de link building’ com link para uma página sobre link building.
  • De marca: um nome de marca usado como texto âncora. Por exemplo: ‘Moz’ com link para um artigo no Blog Moz.
  • Link simples: um URL que é usado como âncora. Por exemplo: ‘ www.moz.com ‘ é uma âncora de link simples.
  • Genérico: uma palavra ou frase genérica usada como âncora. Por exemplo, “clique aqui” é uma âncora genérica comum.
  • Imagens: sempre que uma imagem estiver vinculada, o Google usará o texto contido no atributo alt da imagem como o texto âncora.

Velocidade do link

Outro fator importante que os motores de busca consideram é a velocidade do link.

A velocidade do link é o número de novos backlinks apontando para seus sites regularmente.

Isso é importante porque o Google gosta de mostrar conteúdo relevante em seu mecanismo de busca. Conteúdo ou sites que não tiveram nenhum backlink novo em 10 anos podem ser um pouco irrelevantes para os SERPs de hoje.

É por isso que construir backlinks para seu site é importante para o crescimento constante do ranking.

Como construir backlinks

Existem várias maneiras de criar backlinks para o seu site, conforme mencionado anteriormente. Aqui estão algumas das melhores maneiras de criá-los atualmente.

Recomendamos a leitura do artigo com 57 técnicas de Link Building.

Conclusão

Obter links exclusivos e confiáveis ​​é crucial para uma classificação mais alta nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) e melhorar seu SEO como um todo.

O algoritmo do Google para avaliação de links evoluiu nos últimos anos com foco em links de qualidade , não em quantidade. Isso criou um processo mais desafiador para obter backlinks de alta qualidade dentro de sua estratégia de SEO.

Links externos ainda são importantes, então comece a trabalhar em uma  estratégia de link building  para melhorar sua visibilidade de pesquisa.

Recomendamos a leitura do artigo com 57 técnicas de Link Building.