Breadcrumbs: é importante para o SEO?

Conteúdo do artigo

Além de ser uma estratégia para o SEO é um recurso muito utilizado para ajudar os usuários do seu site a navegar através de categorias.

Muitos falam que esse recurso não é tão importante assim, e não faz grandes diferenças em sites ou lojas virtuais, mas pense comigo. Se não é importante, por qual motivo os maiores sites e lojas virtuais usam?

Por esse motivo diversos estudos voltados ao SEO foram realizados para chegar a uma conclusão com base em dados, afinal… é importante ou não?

Sim, um estudo feito em 2008 conclui que os sites que usam Breadcrumbs convertem cerca de 47% mais que os sites que não utilizam essa função.

Motivo: Os usuários que navegam para outras categorias e não conseguem achar rapidamente a sessão anterior abandona a compra.

O que são Breadcrumbs?

Traduzindo para o português. Migalhas de Pão, lembra da história de João e Maria, eles jogando migalhas de pães pelo caminho? A ideia é exatamente essa.

Esse recurso é mais utilizado em lojas virtuais para ajudar os usuários a navegarem pelas categorias de forma tranquila dando a opção de voltar para uma determinada página ou categoria.

O Breadcrumbs é responsável por marcar o caminho. Mostrar a página que você está atualmente e o caminho feito até chegar nela.

Exemplo de Breadcrumbs

No exemplo abaixo, o usuário navegou até a categoria vendedor e logo em seguida achou o produto Camiseta Bege Claro Verão, o Breadcrumbs marcou todo o caminho feito pelo usuário até chegar na página atual.

Início (página inicial da loja) / Vendedor (categoria do produto) / Camiseta Bege Claro Verão (produto).

Vamos para mais um exemplo explicando 2 formas de navegação diferentes, porém para a mesma situação.

No exemplo acima, o usuário navegou até a categoria macaquinho, Breadcrumbs marcou a navegação somente até a categoria, ficou entendido que o usuário acessou primeiramente a página inicial da loja virtual e logo em seguida já clicou em uma das categorias, a categoria do exemplo é a categoria Macaquinho.

No mesmo exemplo, dessa vez o usuário navegou até a categoria macaquinho, e em seguida selecionou o produto Macacão Jogger, note que o Breadcrumbs marcou a navegação até o produto selecionado, desde o acesso à página inicial da loja virtual, selecionando alguma categoria e logo em seguida clicando em algum produto dessa mesma categoria, toda navegação foi rastreada pelo Breadcrumbs.

Guia para o Google Core Web Vitals

O Google Core Web Vitals é mais um esforço do Google para avaliar a qualidade da experiência do usuário de um site, melhorando e desenvolvendo