Como a hospedagem de sites afeta o SEO

Conteúdo do artigo

Um dos fatores mais importantes a ser considerado na sua estratégia de marketing digital é o posicionamento no Google. Por isso, o estudo dos mecanismos de busca, chamado de SEO, é algo cada vez mais recorrente.
E também, que está sempre em constante atualização, uma vez que o algoritmo do Google está constante sendo atualizado.


Um fator que por muito tempo não foi de grande influência no posicionamento é a hospedagem de sites utilizadas. Porém, com algumas mudanças no algoritmo, esta passou a exercer uma importância tão grande quanto os backlinks e conteúdo de qualidade.


Quer entender mais sobre como a hospedagem de sites influencia no seu posicionamento no Google? Então acompanhe este texto até o fim e conheça todos os pontos onde sua hospedagem de sites irá influenciar no SEO do seu endereço!


Tipo da hospedagem de sites

Você sabe quais os tipos de hospedagem existem? Tudo bem se a resposta for não, não é preciso conhecer tudo sobre servidores para entender este ponto.
Quando você hospeda um site você está alugando o espaço em um servidor. Quando vários sites dividem o mesmo servidor, chamamos a isto de hospedagem de sites compartilhada.


Este é um ponto importante a ser compreendido. Uma vez que se os demais clientes que dividem o espaço da hospedagem com você realizarem más práticas tais como: spam, phishing, malwares, etc, eles poderão ser severamente punidos pelo Google em seu posicionamento.

E como isso te afeta? Por estarem dividindo o mesmo espaço, existe uma chance mínima de que o seu site também acabe sendo punido uma vez que o servidor é compartilhado e, portanto, utilizam o mesmo IP.


Mas como impedir isto? Bem, uma das formas é optar por um provedor de hospedagem que monitore esse tipo de prática em sua hospedagem de site. Outra forma é priorizar uma forma de hospedagem exclusiva como um servidor dedicado ou cloud gerenciado.

Uptime da hospedagem de sites


Sem dúvidas, este é um dos principais pontos que afetam o posicionamento do seu site. Mas você sabe o que é uptime?
Este termo também pode ser referido como “tempo de disponibilidade” e indica por quanto tempo o servidor mantêm seu site de forma online. Quanto maior o tempo, mais disponível você estará para os usuários.
Agora, pensemos em um raciocínio lógico simples: se um site estiver muito tempo offline, como ele poderá ser indexado e se posicionar bem no Google?


Por isso, na hora de escolher sua hospedagem de sites dê atenção ao uptime que é dado em porcentagem. O ideal é que o provedor de hospedagem ofereça 99% de tempo de disponibilidade, no mínimo.
Infelizmente, nenhuma empresa pode prometer 100% de uptime, já que muitos fatores podem colocar seu site offline mesmo que por poucos segundos.

Velocidade da hospedagem de sites


Um dos fatores de ranqueamento mais antigos do Google é a velocidade do site. Logo, para que seu site consiga um bom posicionamento, é imprescindível otimizar sua velocidade.
Podemos citar como formas de tornar seu site mais rápido: o uso de uma CDN, um serviço de cloud server, imagens em formato WebP, código limpo, etc. A lista aqui pode ser muito extensa.


Mas um fator com grande peso na velocidade do seu site e que constantemente é esquecido é a sua hospedagem de sites. Afinal, sempre que uma solicitação de acesso acontecer a sua hospedagem deverá responder de forma eficiente.
E o que define essa eficiência? As especificações do servidor como processadores, memória, etc. Todos esses detalhes devem ser levados em conta na contratação de uma hospedagem de sites.


Segurança


Sites vulneráveis oferecem diversos riscos ao seu negócio como invasões e infecções por malwares. Além disso, também colocam em risco os usuários que podem acabar com suas máquinas infectadas e mesmo ter dados vazados.


Um dos pontos que torna o site mais seguro é o certificado SSL.
O Google foi muito claro em sua declaração: certificado SSL conta como um fator de ranqueamento nas pesquisas. Logo, não tem muito mais o que ser explicado.


Você pode contratar hospedagens que oferecem o certificado SSL gratuito ou pode optar por comprar apenas a anuidade do certificado SSL para sua hospedagem atual.

O importante é que você não deixe tê-lo.


Mas para além do certificado, é fundamental possuir uma rotina de segurança estabelecida. O certificado SSL irá apenas criptografar os dados, mas ele por si só não impede vírus, spam e hackers.


Embora o provedor de hospedagem busque a manutenção de alguns aspectos, grande parte da responsabilidade recai sobre o dono do site. Para esclarecermos as responsabilidades podemos dividir assim:
Responsabilidades do provedor: gerenciamento de servidores no sentido de evitar ataques e invasões.
Responsabilidades do dono do site: manter plugins (e WordPress quando utilizar) atualizados.


Localização

Entre todos os fatores citados até então, este é o que menos influência. Mas, o erro mora nos detalhes, especialmente quando falamos de SEO.
Assim, se os servidores do seu site se encontram na Inglaterra e seu público é majoritariamente brasileiro, um site do mesmo nicho e com a mesma qualidade pode acabar se posicionando melhor apenas por este detalhe.


Então, você não pode contratar um servidor que esteja fora do seu país de foco? Na verdade, você pode sim! Como dito, esse é um fator com pouca influência, logo se os seus servidores estão fora do Brasil, você precisará apenas suar um pouco mais na otimização em outros aspectos como conteúdo de qualidade, etc.


Conclusão


Agora que você entende a importância da hospedagem de sites na sua estratégia de SEO, avalie bem cada um desses pontos da sua hospedagem atual e considere se ela realmente merece continuar lhe prestando esse serviço.
Ou se você está embarcando nesse mundo agora, não deixe de conferir estas condições de hospedagem de sites com certificado SSL grátis ideais para manter seu site nas primeiras posições do Google!
Esperamos que seu site alcance as primeiras posições, por isso aqui continue lendo nosso blog para se manter sempre atualizado e em busca de novas técnicas!