Posicionar uma página no topo do Google não é uma tarefa tão fácil, certo? Afinal, os criadores de conteúdo estão dominando as técnicas de SEO e, por isso, o algoritmo do mecanismo de busca muda o seu formato constantemente.
Com as constantes mudanças do Google para encontrar a melhor página para a palavra-chave procurada, apostar em estratégias de SEO deixou de ser uma opção há muito tempo – e se tornou uma obrigação.
A razão é muito simples: o Google só concede espaço na primeira página para sites que otimizem seus conteúdos, desenvolvam um formato responsivo e ofereçam uma boa experiência de navegação para o usuário.
Para entender a importância da otimização, 80% do tráfego de um site começa com uma busca, de acordo com HubSpot.
Pensando nisso, separamos 5 técnicas de SEO para você implementar imediatamente no seu negócio. Boa leitura!
5 técnicas de SEO
Para tornar o projeto do seu negócio ainda mais promissor, preparamos este artigo com as melhores técnicas de SEO. Ficou interessado? Acompanhe!
1. Pesquisa de palavras-chave
O primeiro passo para otimizar um site é escolher a palavra-chave que irá aparecer no Google, ou outro mecanismo de busca. E, para isso, você pode realizar uma pesquisa de palavra-chave por uma ferramenta gratuita: o Keyword Planner.
Com a adoção dessa ferramenta, você consegue pesquisar as palavras-chave que deseja segmentar e, em seguida, com base no volume de busca dos usuários, o Keyword Planner oferece uma lista de opções para serem utilizadas.
2. Conteúdo relevante
Outro ponto fundamental para a otimização de um site é a construção de conteúdo relevante. Isto é: material rico, informativo e que desperte o interesse do usuário.
Aliás, nesse momento, as palavras-chave são colocadas em prática. Afinal, para escrever um conteúdo de qualidade, você deve consultar artigos bem posicionados no Google e que tenham as palavras escolhidas como característica.
Vale destacar que o seu artigo deve ser original, de fácil leitura, que atenda a necessidade do consumidor, responda as suas dúvidas e agregue valor durante a jornada de compra dele.
3. URL
A URL é fundamental para o Google. Isso porque ela deve explicar o conteúdo que o usuário irá visualizar. Afinal, o mecanismo de busca opta por uma página que conte com uma URL amigável.
Por exemplo, vamos imaginar o segmento de elevador de escada, no qual a URL da página seja a seguinte: https://elevadordeescada.com.br/arquivo.asp?id=1ref.
Certamente, você não irá entender nada, não é mesmo? Por isso, a forma amigável é totalmente auto explicativa, veja: https://elevadordeescada.com.br/blog/técnicas-de-manutencao-de-escada.
A diferença é clara, certo? No segundo exemplo, a URL serviu para informar o leitor e caracterizar o conteúdo que seu site oferece.
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4. Título da página
O título de uma página é a chamada de atração ao leitor. Aliás, ele é o primeiro fator, tanto para o mecanismo de busca quanto para o leitor, para determinar se o conteúdo é, de fato, relevante.
Além disso, é fundamental definir uma palavra-chave para o título do seu negócio. Outra característica importante é do tamanho ideal do seu título: geralmente, ele não deve passar de 60 caracteres. Entretanto, tudo depende do que é útil e da tela de proteção da sua estratégia.
Pronto para otimizar o seu site com SEO?
As técnicas de SEO são fundamentais para atrair visitantes, gerar tráfego orgânico, conquistar novos leads e, consequentemente, construir um relacionamento agradável com os usuários.
Porém, ele pode ser visto como um desafio no seu primeiro momento. Por isso, se dedique, tenha persistência e otimize as suas páginas.
Por fim, o que você está esperando para adotar as práticas de SEO? Certamente, você aumentará as chances de ser classificado na primeira página do Google.
E, para alcançar o pódio, lembre-se: crie conteúdo relevante, faça uma pesquisa de palavra-chave, torne a sua URL amigável e aposte no título da sua página!
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Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.