Como Usar o Marketing Digital para Alavancar Vendas Online do seu Negócio

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As vendas online são o formato de vendas mais utilizado em quase todos os departamentos desde o ano passado.

Com a pandemia, muitos comércios ficaram fechados e comprar online se tornou a primeira opção de quase todos os segmentos (excluindo alguns como alimentação, medicamentos e alguns outros).

Mas, se vender online se tornou uma forma de ganhar dinheiro muito efetiva, não é surpreendente que a concorrência nesse ambiente tenha se tornado ainda mais acirrada.

Para conseguir vender, é preciso aparecer, e é aí que o Marketing Digital aparece com força total.

Quanto mais bem feita é a estratégia de marketing de um empreendimento, mais público ele alcança e por consequência, mais vendas ele realiza.

Mas, como saber se sua estratégia de Marketing Digital está correta?

Vamos falar um pouco sobre isso:

Qual a Melhor Estratégia de Marketing Digital?

Essa resposta varia significativamente de nicho para nicho e também depende muito se o seu negócio precisa de um resultado imediato ou se você pode trabalhar com pouco ou nenhum lucro durante um período, a fim de colher resultados mais significativos a longo prazo.

Para quem tem necessidade de retorno imediato, é possível investir em ferramentas de anúncios pagos como o Google Adwords, Google Shopping e Facebook Ads.

Esses canais costumam trazer retorno rápido, porém, é preciso ter MUITO cuidado ao utilizar essas ferramentas.

Adwords

Bruna Bozano, CEO da Joias Boz, fala um pouco sobre a experiência que vivencia diariamente em campanhas de anúncios no Adwords:

O Adwords é uma ferramenta maravilhosa, que possibilita que qualquer loja virtual consiga anunciar seus produtos para o mundo todo, porém, é preciso considerar que os custos para o uso dessa ferramenta estão cada vez mais altos.

Acreditar que um pequeno orçamento fará com que as vendas de um e-commerce atinja uma meta ousada, não é uma boa ideia, exceto se você contar com a ajuda de uma agência especializada, e mesmo assim, não é fácil.

A dica principal para fazer suas campanhas de Adwords não levarem seu dinheiro para o ralo, é trabalhar com termos de cauda longa. Alguns exemplos que utilizamos aqui na Joias Boz:

Ao invés de anunciar o termo “colar delicado”, fazemos um anúncio como “colar delicado folheado a ouro”.

Ao invés de anunciar “escapulario masculino”, fazemos um anúncio como “escapulario masculino de prata”.

A mesma dinâmica é levada a todos os termos, o que dá MUITO trabalho, mas certamente funciona melhor do que trabalhar com termos genéricos como “colar”, “brincos”, “anel”.

Pense como o cliente:

Quando ele busca por “colar”, pode estar pesquisando por um tipo de acessório ou por “colagem”.

Além disso, há diferenças enormes entre o público que quer comprar um colar feminino e um colar masculino.

As mudanças são ainda maiores quando você pensa em preço de produto: tem quem esteja procurando por um colar de ouro, que custa centenas ou milhares de reais, e tem quem esteja procurando um colar de bijuteria, que custe poucas unidades ou dezenas de reais.

Quanto mais longa é a palavra chave usada na campanha, menos chances de você desperdiçar todo seu orçamento com cliques que não convertem.

Isso vale para praticamente todos os segmentos.

Facebook e Instagram

Manter um perfil ativo nessas duas redes sociais é uma regra básica para que você consiga ter credibilidade e visibilidade no seu negócio.

Ainda que você não tenha como trabalhar com anúncios pagos nessas mídias, é possível alcançar um público bem interessante em grupos do Facebook e usando as hashtags no Instagram.

Para anunciar, a principal dica é: evite o botão de “Impulsionar” que aparece nas publicações. Na maioria das vezes, esse é o caminho mais caro e menos eficiente para realização de vendas.

Criar uma conta de anúncios e ir segmentando aos poucos é a melhor saída para quem não tem condições de trabalhar com uma agência.

Trabalhar com tráfego local e só ir expandindo conforme conseguir ter resultados também é uma estratégia que costuma funcionar.

SEO

A médio e longo prazo, o SEO é a melhor estratégia que se pode ter quando o assunto é marketing digital.

Ter seu site como um dos primeiros resultados do Google faz com que não só as pessoas acessem o seu conteúdo, mas que confiem nele, de forma orgânica, afinal: o Google está dizendo que você é a melhor resposta para uma pergunta.

Informação é essencial

Por fim, é importante dizer que informação é essencial no mundo do marketing e tudo que você aprendeu há um ou dois anos atrás já pode estar obsoleto agora.

É preciso estudar diariamente, testar, conversar com outras pessoas da área, participar de comunidades, fóruns e assistir todo conteúdo possível a fim de se inteirar de tudo que está mudando a cada minuto.

Os que chegam primeiro, costumam ter melhores resultados, pelo menos por um período. Vale à pena se esforçar.