Conteúdo Evergreen: o que é e como fazer?

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Também chamado Conteúdo Perene, o Conteúdo Evergreen é um material atemporal e relevante. Construa um com essas dicas simples.

Seu blog precisa construir uma excelente visibilidade de pesquisa, que resista ao teste do tempo e mantenha seu tráfego elevado durante muito tempo. Isso não é inatingível, basta investir em conteúdo perene.

Na verdade, se você observar as metodologias das empresas mais bem-sucedidas, encontrará conteúdo atemporal no seu centro. Logo, abaixo, veja o que você precisa saber para usá-lo em sua estratégia também.

O que é conteúdo evergreen ou perene?

O conteúdo perene é um tipo de conteúdo voltado para tópicos que, normalmente, mantêm um interesse consistente ao longo do tempo.

No geral, todo o conteúdo perene compartilha três recursos principais:

  1. Ele se concentra em conselhos atemporais, em vez de informações específicas ou oportunas.
  2. O conteúdo corresponde à intenção do seu usuário.
  3. Ele passa informações amplas, mas genéricas sobre o assunto.

Aqui estão alguns exemplos de tópicos:

  • Como começar um negócio?
  • Qual é a regra 80/20?  
  • Como fazer pesquisa de palavras-chave?

Quais são os tipos de conteúdos perenes mais comuns?

Nem todo tipo de texto funcionará para a criação de conteúdos atemporais. Alguns deles – como notícias – são limitados no tempo por padrão.

Outros tipos de textos, como artigos técnicos ou documentos de ajuda, enfocam tópicos que, com algumas pequenas exceções, não funcionam como permanentes.

Quais tipos de conteúdo funcionam como perenes?

Tutoriais e instruções, na sua maioria, encaixam-se nesse tipo de conteúdo. Muitos dos tópicos permanentes enfocam o aprendizado de como fazer uma tarefa específica.

  • Guias completos e definitivos: o conteúdo perene, geralmente, tem como alvo uma ampla gama de informações sobre um assunto ou tópico específico.
  • Dicas e conselhos educacionais: embora não sejam em formato de tutorial, os tópicos perenes muitas vezes possuem aspectos educacionais.
  • Listas: revelam um conjunto completo de etapas, itens e ferramentas necessárias para completar uma tarefa.

Por outro lado, aqui estão alguns formatos que você pode achar difícil incorporar em sua estratégia de conteúdo perene.

  • Lista de estatísticas: embora o interesse no tópico possa ser atemporal, as estatísticas, por padrão, ficam desatualizadas com o tempo.
  • Relatórios: esses conteúdos, geralmente, são compostos por dados coletados em datas determinadas. Portanto, possuem prazo para expirar.
  • Notícias atuais: pois perdem relevância em longo prazo.
  • Discussões e artigos opinativos: as ideias incluídas podem ser relacionadas a questões que estão em alta e são comumente discutidas no momento. No entanto, há chances de que o objeto da discussão ou as opiniões apresentadas se desatualizem.

Os tópicos perenes são voltados para problemas comuns que as pessoas vivenciam continuamente. Perder peso, economizar dinheiro, aumentar o salário e encontrar um emprego perfeito são alguns exemplos de temas populares que possuem interesse contínuo.

Olhe a imagem abaixo. Tópicos relacionados a encontrar um emprego geram interesse consistente em diversos anos.

Google Trends: interesse ao longo do tempo pelo termo de pesquisa “como encontrar um emprego”
Google Trends: interesse ao longo do tempo pelo termo de pesquisa “como encontrar um emprego”

Agora, compare isso à tendência do termo “encontrar um emprego durante a pandemia” de Covid-19.

Google Trends: interesse ao longo do tempo pelo termo de pesquisa “como encontrar um emprego durante a pandemia”.
Google Trends: interesse ao longo do tempo pelo termo de pesquisa “como encontrar um emprego durante a pandemia”.

Não houve interesse no assunto antes da Covid. E, provavelmente, não haverá muito quando a pandemia acabar.

Alguns tópicos permanentes também podem apresentar um aumento temporário de interesse devido a algum evento recente.

Por exemplo, o interesse por “treinar em casa” tem sido consistente ao longo do tempo, mas atingiu um pico significativo durante o lockdown. Isso, no entanto, não significa que o assunto não seja mais atemporal.

Esses tópicos também podem apresentar picos de interesse em momentos diferentes ao longo do ano. No entanto, essas altas serão consistentes com o passar do tempo.

Como encontrar os melhores tópicos para conteúdo perene?

A má notícias primeiro: tópicos perenes raramente são empolgantes para o usuário. Basta olhar para os exemplos acima. Eles podem ser maçantes.

Os conteúdos perenes são os desafios que seu público encontra diariamente, e eles podem continuar gerando tráfego.

Dica: ao criar conteúdo que pretende permanecer relevante ao longo do tempo, você deve ficar longe de tópicos que são legais, modernos ou da moda do momento. 

Em vez disso, direcione as informações nas quais seu público-alvo esteja continuamente interessado.

O processo começa com a realização de uma pesquisa de palavras-chave. Veja, abaixo, como funciona.

Faça um brainstorm de tópicos gerais que se encaixem em sua estratégia de conteúdo de SEO

Normalmente, esses tópicos consistem em descrições das diferentes áreas de interesse do seu público.

Se você executa um software de contabilidade, seus tópicos principais podem incluir “imposto sobre vendas”, “contabilidade”, “ser pago mais rápido” e assim por diante.

Caso o seu conteúdo seja sobre preparação física, os tópicos podem girar em torno de “exercícios corporais” e “vida saudável”, entre outros.

Avalie os resultados usando os critérios de tópicos permanentes

Concentre-se em palavras-chave com volume de pesquisa alto e tendências consistentes ao longo do tempo.

Procure frases relacionadas a problemas, desafios ou informações comuns que os usuários procuram continuamente.

Elimine aspectos que parecem ter limite de tempo ou referem-se a quaisquer eventos recentes. Use o bom senso e concentre-se na tendência do volume de pesquisa da palavra-chave para detectar aquelas que não são populares a longo prazo.

Como escrever conteúdo evergreen

Existem várias coisas que você deve fazer ao escrever conteúdo perene. Veja quatro apontamentos importantes, com dicas para construir um material de qualidade que permanecerá atual por muito tempo.

Avalie a concorrência e a intenção de pesquisa por palavra-chave antes de escrever

Os tópicos perenes costumam ser altamente competitivos. Por causa de sua natureza atemporal, muitas outras marcas os direcionam em suas estratégias de SEO.

Para você ter uma chance de classificação, procure saber por que as pessoas buscam por essas informações. Compreenda as suas intenções por meio dessas pesquisas. Essas informações o ajudarão a planejar o conteúdo para atender às expectativas dos usuários.

Cubra o tópico na íntegra

Ao cobrir todos os aspectos do tópico, você fornecerá valor até mesmo para pessoas no início de sua jornada de descoberta.

Use a chamada “Estratégia de Conteúdo 10x”, ou seja, entenda o que torna as páginas mais bem classificadas e suas palavras-chave e crie um conteúdo 10 vezes melhor do que dos concorrentes.

Existem duas razões para usar esse método:

  • Fornecer uma boa experiência ao usuário. Isso manterá os clientes na sua página por mais tempo, e, portanto, enviando sinais positivos de engajamento para o mecanismo de pesquisa.
  • Expandir a cobertura do tópico e garantir que a página seja classificada com o maior número possível de palavras-chave relevantes.

Evite incluir qualquer informação temporal

Um conteúdo temporal, como uma notícia, logo perderá importância e os usuários dificilmente voltarão a buscá-lo. Portanto, sempre que escrever um conteúdo evergreen, evite adicionar informações que ficarão desatualizadas, como datas, por exemplo. 

Não divida seu conteúdo em seções separadas

Finalmente, um erro comum de conteúdo perene é dividi-lo em capítulos. Cada um, então, torna-se uma página diferente. A parte principal serve como um índice a todos.

Cada página segmenta palavras-chave separadas e altamente relevantes, aumentando ainda mais o alcance orgânico da empresa. O problema é que criar conteúdos com muitas páginas faz parte de uma outra estratégia. 

Se você deseja criar conteúdo perene, torne-o uma única página. Dessa forma, você obterá todos os benefícios e o alcance orgânico de que precisa para o tema.

Como manter o status perene do seu conteúdo

Para direcionar o tráfego e os leads (potenciais clientes), seu conteúdo deve permanecer nas SERPs (listas de resultados de pesquisas na internet). Abaixo, estão as quatro regras que o ajudarão a manter sua classificação de conteúdo e direcionar tráfego e leads.

1. Revise e atualize o conteúdo regularmente

Mesmo que você aborde tópicos mais gerais, não escreva o conteúdo e o deixe sem atualizações.

Claro, o tópico pode não evoluir muito. Mas as informações sobre ele ou soluções específicas que você incluiu podem mudar.

  • Novos dados e pesquisas podem esclarecer o problema.
  • As novas tecnologias podem tornar obsoletas as soluções anteriores.
  • Novas ferramentas podem mudar a maneira como você abordaria a resolução do problema.

Por exemplo, pegue os termos que vimos acima, “treinar em casa”. O cerne do tópico, provavelmente, nunca mudará.

A maioria das pessoas que procura por ele busca informações sobre como ficar em forma fazendo exercícios em casa, certo? Mas a maneira como eles podem alcançar esse objetivo mudará.

No passado, fazer exercícios em casa significava usar pesos ou kettlebells (bola de ferro com uma alça, utilizada há séculos para desenvolver força). Hoje, no entanto, também podemos treinar com TRX (fita de suspensão), usar faixas de exercícios e muito mais.

O problema permanece o mesmo. As soluções para isso, no entanto, mudaram significativamente.

Para manter o seu conteúdo perene, você deve revisá-lo regularmente e expandir ou atualizar com qualquer nova informação sobre o assunto.

2. Adicione elementos interativos, caso não haja

Ter imagens ou áudios interativos, por exemplo, envolverá mais os leitores e mantê-los interessados ​​em uma página por mais tempo. Isso, por fim, terá um impacto significativo nas classificações da página.

Tipos de conteúdos interativos:

  • fotos;
  • áudios;
  • vídeos; 
  • tabelas; 
  • gráficos;
  • mapas.

Usá-los aumentará os sinais de engajamento e mostrará ao mecanismo de pesquisa o quão valioso seu site é para os leitores.

Uma vez que o Google busque fornecer o conteúdo mais útil para seus usuários, provavelmente manterá sua página nas SERPs.

3. Continue criando links para sua página

Os links ainda são um fator de classificação crucial. Talvez não sejam tão críticos quanto antes, mas ainda têm peso.

Para classificar seu conteúdo permanente, crie links. Mas não pare de fazer isso quando chegar à primeira página.

Continue produzindo-os para garantir que nenhum outro concorrente o supere como a fonte mais confiável.

Confira aqui nosso artigo completo sobre Link Building.

4. Interligue essa página a novo conteúdos relevantes que você publicar

Para permanecer relevante, a página deve estar vinculada a conteúdos importantes relacionados ao tópico em questão.

Cada vez que você publicar um texto sobre assuntos semelhantes aos que cobre no conteúdo perene, volte a ele e adicione links internos para os novos artigos. Dessa forma, você continuará aumentando a sua relevância e autoridade nessa área.

Uma ótima maneira de manter suas páginas relevantes e interligadas é fazer os chamados centros de conteúdo. Dessa forma, você cria conscientemente conteúdo em torno de certos tópicos, vinculando a parte principal a outros artigos de apoio.

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