Links internos: Guia de práticas recomendadas para 2022

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Muitos falam sobre a importância dos backlinks, mas é igualmente importante para o SEO ter bons links internos em seu site. Essa vinculação permite que seus usuários e rastreadores naveguem melhor nas suas páginas e encontrem conteúdos, produtos e informações com facilidade. 

Entenda mais sobre links internos logo abaixo. 

O que é um link?

Em um site, um hiperlink (ou link) é um item, como uma palavra ou botão, que aponta para outra localização. Quando você clica nele, é levado a um destino, que pode ser uma página da web, documento ou outro conteúdo online.

Os sites usam hiperlinks como forma de navegação pelo conteúdo online. Eles apontam para materiais dentro do site ou para uma página externa. Entenda, a seguir, as diferenças entre esses dois tipos. 

Qual é a diferença entre links internos e externos?

Diferença entre link interno e externo

Links internos são aqueles que levam o leitor a uma página de destino em seu site, enquanto links externos direcionam o leitor a uma página confiável em um site diferente.

Leia nosso artigo “Link building Guia: 57 Técnicas de como conquistar backlinks para SEO Off-Page” e entenda melhor a força dos links externos. 

Links externos podem parecer contra-intuitivos — afinal, você não quer que os clientes sejam direcionados para fora do seu site. 

No entanto, os que apontam para materiais confiáveis ​​(de sites de autoridade, não de spam) ajudam você também a ser uma autoridade e auxiliam o Google a descobrir do que se trata seu conteúdo para fins de SEO.

Qual é a importância do link interno para o SEO?

Os links que chegam ao seu site (backlinks) o ajudarão a ter uma classificação mais elevada nos motores de busca.

Porém, muitas pessoas esquecem que os links internos também são uma estratégia de SEO importante para aumentar suas classificações.

Os buscadores examinam constantemente a estrutura do seu site para entender quais são as páginas mais relevantes. Com base nisso, eles definem quais palavras-chave devem classificar e decidem ainda outros muitos fatores. 

Portanto, para obter bons resultados e classificar bem o seu site, é necessário construir uma boa estrutura de links internos dentro de seu conteúdo. Veja alguns motivos pelos quais essa prática é importante para o SEO. 

Melhor experiência de usuário

O motivo mais importante para implementar links internos é criar uma melhor experiência do usuário em seu site.

Isso faz com que os visitantes permaneçam mais tempo, visitem mais páginas e naveguem com mais eficiência, acessando facilmente outras informações ou áreas de seu site.

Melhoria do Link Equity

Conhecido como Link Juice, Pagerank, DR, DA, Mozrank ou PR, o Link Equity é o número de backlinks que você tem apontando para uma página e o quão poderosos eles são.

Quanto mais vinculações de qualidade apontam para uma página, mais os rastreadores a visitam. Assim, terá uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa.

Quando você faz uma vinculação interna e consegue um bom backlink para a mesma página, o poder do link externo se distribui para ela e para seu site. Isso melhora a navegação e, com três ou quatro cliques, o visitante consegue acessar todos esses conteúdos relevantes.

Práticas recomendadas de links internos

Aqui estão algumas práticas recomendadas ao pensar sobre links internos para seu site. Veja logo abaixo.

Estrutura do site

A estrutura de seus URLs é vital para criar uma boa experiência do usuário. Isso significa ter um menu de navegação, barras laterais com links relevantes e uma estrutura de site bem pensada.

Assim, os usuários navegam melhor em seu site e encontram as informações que procuram. Além disso, os rastreadores localizam todas as suas páginas e as indexam sem problemas.

Tags âncora ricas em palavras-chave

Uma tag âncora é a parte do texto de um link que é clicável. Os motores de busca a veem como uma palavra-chave potencial para classificar a página vinculada.

Quando determinado texto é usado como uma âncora no link para a outra página, é provável que o conteúdo vinculado seja sobre a palavra-chave usada na tag.

Portanto, fazer um link usando palavras-chave como texto âncora pode ajudar a ranquear o conteúdo que está vinculado àquele termo.

Páginas órfãs

Uma página órfã está em seu site, mas não tem link. Ela é ruim por vários motivos, entre eles:

  • os rastreadores não encontram a sua página porque não existem links que apontem para ela;
  • os visitantes do site não acham sua página por meio de navegação ou links;
  • os mecanismos de pesquisa as vêem como páginas não relevantes.

Por esses motivos, é importante linkar a essas páginas órfãs (e a todas as outras) para que todo o seu site seja vinculado. Isso resultará em melhores classificações de rastreamento, navegação e mecanismo de pesquisa.

Corrigir links quebrados

Caso seu site esteja apontando para uma página que não existe, você é prejudicado pelos mecanismos de pesquisa.

Ferramentas de auditoria de SEO On-Page mostram todos os links quebrados em seu site. Corrija-os para que apontem para páginas existentes.

Link para suas Money Pages

Money Pages são as páginas mais importantes e geradoras de receita do seu site. Pode ser uma de inscrição, de produtos ou preços, por exemplo.

É uma ideia inteligente criar um link para elas em todo o seu site, a fim de construir o perfil do link para essas páginas.

Quando a maioria dos seus links direciona para determinadas páginas, os mecanismos de pesquisa percebem que elas são as mais importantes.

Certifique-se de usar tags âncora relevantes e ricas em palavras-chave ao criar links para suas Money Pages. Lembre-se, porém, de não exagerar no número de vinculações para não prejudicar seu ranqueamento. Seja o mais natural possível.

Links dofollow

Se você deseja enviar o PageRank para todo o seu site por meio de links internos, será necessário usar os links dofollow normais. Esse tipo de link permite que o Google aponte para o seu site.

Pode parecer óbvio, mas vale a pena mencionar, porque é comum as pessoas usarem nofollow em seus links internos. Geralmente, elas usam algum tipo de plugin que adiciona automaticamente a tag nofollow a esses links. Um bug ou configuração também pode fazer isso.

Adicionar links internos a páginas antigas

Primeiro, encontre um artigo antigo em seu site que você publicou há pelo menos um ano.

Em seguida, pegue uma lista de páginas que você publicou desde a primeira vez que postou o artigo antigo.

Por fim, examine locais onde possa adicionar um link interno para uma nova página.

Não exagere

Uma alta quantidade de links pode prejudicar consideravelmente o SEO de seu site. Mantenha um volume adequado e moderado para garantir resultados positivos. 

Ferramentas de linkagem interna

Existem várias ferramentas de links internos que você pode usar em seu site para implementar facilmente uma boa estrutura de vinculação. Veja a seguir.

Ahrefs

O Ahrefs pode executar uma auditoria de SEO completa em seu site e conferir se há páginas órfãs e se seus links internos são bons.

É muito simples usá-lo. Basta criar um novo projeto e adicionar o URL do seu site.

Janela de criação de projetos do Ahrefs.

Ao chegar às configurações de auditoria do site, você pode configurá-lo para ser executado uma vez ou fazer um rastreamento semanal/mensal.

Janela de configuração de auditoria do Ahrefs

Certifique-se de que a caixa de seleção ‘Run-first crawl now’ esteja marcada e clique em continuar para que o Ahrefs rastreie todas as suas páginas e verifique milhares de fatores de SEO em seu site.

Assim que a auditoria for concluída, você verá uma infinidade de dados sobre seu SEO On-Page.

Dados resultantes da auditoria do site

Na parte inferior, você verá a lista de principais problemas encontrados pelo Ahrefs. Procure links quebrados, páginas órfãs e links internos para redirecionamentos. Tudo deve ser corrigido para garantir a vinculação interna adequada.

Link Juice interno

Se você usa o WordPress, o plugin do Link Juice interno é obrigatório. Ele permitirá que você defina certas tags âncora ou palavras-chave para suas postagens e quando esses termos são usados em outras páginas ele é automaticamente vinculado a elas.

Aqui está um exemplo desta postagem:

Plugin de Link Juice do WordPress

Dessa forma, quando você usar qualquer uma das seguintes palavras-chave em outra postagem do blog, esse texto será um link para esta postagem:

  • ligação interna;
  • links internos;
  • link interno;
  • hiperlink.

Você pode criar um perfil de Deep Linking em seu site. Sua auditoria mostrará onde resolver problemas existentes com links internos e ajudará você a trabalhar nisso para entregar resultados positivos no seu site.

Conclusão

Os links internos são uma estratégia de SEO que melhora o rastreamento pelos motores de busca. Uma boa prática é aquela onde você vincula páginas importantes e distribui Link Juice por todo o seu site. 

Algumas boas práticas trazem excelentes resultados, como o uso inteligente das palavras-chave, tags âncora, a eliminação de páginas órfãs e a correção de links quebrados. Uma auditoria rápida com ferramentas de SEO ajuda a encontrar e solucionar possíveis problemas com essas vinculações.