Rater Hub: Conheça os avaliadores de qualidade do Google

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Você sabia que o Google tem uma plataforma chamada Rater Hub, que avalia e confere os conteúdos de sites e blogs? A seguir, aprenda mais sobre esse avaliador de qualidade de pesquisa e saiba como o Rater Hub e seus microtrabalhadores influenciam no seu site.

O que são os avaliadores de qualidade do Google?

Visando trazer os melhores resultados para as suas pesquisas, o Google conta com uma equipe de 10 a 100 mil pessoas espalhadas ao redor do mundo dando feedbacks para determinar o quanto os resultados de busca estão eficazes e se estes respondem bem às necessidades dos usuários.

No entanto, esse time é formado por pessoas terceirizadas e treinadas pelo Google, que ajudam a categorizar as informações e entregar a melhor página de resultados. Imagine que você pesquisou “aluguel de carros em SP”. Logo, espera-se encontrar locais que te permitam alugar um veículo apenas no estado de São Paulo.  

Mas se resultados de outros assuntos (ou mesmo sobre aluguel de carro, mas em outras localidades) aparecem nessa página de busca, os avaliadores de qualidade reportam para o Google que algo deve ser mudado. 

Quais são as diretrizes do avaliador de pesquisa de qualidade do Google? 

Para julgar se os resultados que aparecem para cada busca são úteis e relevantes, os avaliadores de qualidade do Google são habilitados. Assim, eles têm conhecimentos do Search Quality Evaluator Guidelines, ou Diretrizes do Avaliador de Qualidade de Pesquisa, documento com orientações que ajudam o time a analisar com os critérios corretos. 

O conjunto de orientações é útil para os avaliadores e profissionais de SEO que querem ter seus sites encontrados em buscas orgânicas sem ferir as diretrizes do Google. O documento é extenso e não tem tradução oficial em português ainda, mas o site Conversion SEO já o traduziu. 

De forma geral, para que a página seja avaliada positivamente, deve-se considerar os pontos abaixo. 

  • Objetivo – qual é o objetivo da página: vender, informar, divertir?
  • Autoridade – a página que aparece na busca é uma autoridade no assunto, com experiência e imagem de confiabilidade?
  • Qualidade e quantidade de conteúdo – ao clicar na URL na página de busca, o leitor chega a uma página de qualidade e o conteúdo que cumpre as suas chamadas?
  • Informações do site – é possível encontrar no próprio site informações sobre seu responsável? Isso é importante para conferir credibilidade. 
  • Reputação – a reputação de um site é medida através de links que fazem referência a essa página. Existem muitos links ou nenhum deles?

O que o Google faz com as informações obtidas? 

Após os avaliadores de qualidade enviarem o seu parecer aos engenheiros do Google, é possível que o ajuste necessário no algoritmo seja identificado e realizado. Aprimorando a  possibilidade de que a inteligência artificial escolha os mesmos resultados que um ser humano escolheria.

Além disso, é possível detectar quando o site foi visitado pela equipe de avaliadores de qualidade de pesquisa. Para isso, basta pesquisar por URLs específicas no Google Analytics.

De acordo com Matthew Woodward, especialista em SEO, outras empresas que também verificam a qualidade, além do Rater Hub, são: 

  • Lionbridge; 
  • Anexar; 
  • Zerochaos; 
  • iSoftStone; 
  • RaterLabs; 
  • WorkforceLogiq; 
  • Leapforce.

Woodward, que fez uma pesquisa em 30 sites, detectou que um ou mais dos avaliadores citados acima também o acessaram. Assim, o propósito é de que os resultados de buscas orgânicas possam ser cada vez mais objetivos.

No entanto, é válido ressaltar que os avaliadores de qualidade de pesquisa não ajustam ou afetam diretamente os rankings de pesquisa no Google. Eles não navegam em um site fornecendo ou retirando pontos. O que acontece é uma análise da página de resultados seguida de uma avaliação estratégica.

Por que o Google faz essas avaliações de pesquisa?

As avaliações são úteis por viabilizarem análises de qualidade e identificação de problemas e “buracos” no algoritmo, além de possibilitar a percepção de como determinados fatores podem ser alcançados.

A maioria dos profissionais de SEO afirmam que o Google quer que o RankBrain (o algoritmo) aja como um ser humano ao entregar os resultados. Dessa forma, todas as avaliações são feitas para trazerem as melhores respostas para as dores de seus usuários. 

Como tornar meu site melhor para os avaliadores de pesquisa de qualidade?

Faça uma análise contínua sobre o que o Google está classificando. Além disso, reflita sobre alguns pontos importantes, como:

  • De que forma você pode fazer modificações para se adequar aos padrões desejados pelo Google?
  • Como fazer o Google ver as suas páginas como as melhores para uma consulta de pesquisa?

Por fazer um bom SEO em todos os segmentos, melhorar o conteúdo, a construção de backlinks e a identidade da sua marca, o seu tráfego aumentará.

Sites que conhecem as diretrizes dos avaliadores criam páginas que já trabalham com o objetivo, autoridade, qualidade, informações e reputação de forma correta. Assim, só precisam se preocupar em criar boas técnicas de SEO para que o Google encontre seu conteúdo. 

Como posso me tornar um avaliador de qualidade do Google?

Apesar de o Google contatar diretamente algumas pessoas, pode ser mais fácil se candidatar e conseguir o contato (que costuma ser de curto prazo) por meio de uma agência de emprego.

Por isso, recomenda-se aos interessados que busquem, de antemão, aprender sobre as diretrizes e formas de trabalho do Rater Hub, aumentando as chances de recrutamento, ainda que não exista garantia de obtenção da vaga. 

Agora que você sabe que o Rater Hub trabalha para o Google fornecendo avaliadores de qualidade de pesquisa e ajudando o buscador a trazer os melhores resultados para os seus usuários com base em diretrizes que caminham, em grande parte, com as técnicas de SEO, não deixe de otimizar o seu conteúdo. 

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