Normalmente, todas as empresas que trabalham nos meios digitais possuem o mesmo objetivo: fazer seus conteúdos chegarem até o público. No geral, a principal porta de entrada para qualquer negócio digital é o site e, depois dele, alguma rede social. Visando valorizar seus sites na web, diversas empresas e criadores de conteúdo passaram a investir em SEO.
Vale lembrar que, a sigla SEO (Search Engine Optimization) nada tem a ver com CEO (Chief Executive Officer, em português, Diretor Executivo). Sempre que um site é publicado na internet, todos os buscadores, especialmente o Google, tentam indexá-lo em seus sistemas. Dessa forma, as pessoas terão um meio para acessar a página.
Contudo, para que um site receba muitos acessos, ele precisa ficar nas primeiras posições das buscas. No entanto, obter esse alto posicionamento não é nada simples, pois existem muitas páginas sendo publicadas todos os dias.
É nesse momento que o SEO se torna relevante, pois a função dele é justamente colocar uma página nas primeiras posições de busca. Ou seja, quanto melhor o SEO de uma publicação, maior a chance dela estar bem posicionada. Nas próximas linhas, você saberá como funciona o SEO para Instagram e para outras plataformas.
O que é SEO?
Como foi dito anteriormente, a sigla SEO vem do inglês e significa Search Engine Optimization. Na língua portuguesa, o significado é otimização para mecanismos de busca. Basicamente, a função do SEO é reunir uma série de técnicas para melhorar a estrutura e o conteúdo de sites ou mídias sociais.
Ao perceber o objetivo do SEO, é possível pensar na importância do posicionamento orgânico. Afinal de contas, quanto melhor o posicionamento de um post, maior o número de pessoas que irá acessá-lo. Em suma, se a página estiver na primeira posição do Google, é bem provável que ela tenha um grande número de acessos.
Do ponto de vista econômico, apostar em SEO é muito importante. Afinal, seu post pode obter muitos acessos mesmo que você não invista um único centavo. Esse é um dos principais motivos que faz muita gente investir no SEO para Instagram.
Como funciona o SEO para Instagram?
Quando se fala em estratégias de marketing, o SEO é muito associado a publicações de sites ou blogs. Contudo, essa estratégia também é muito útil para o Instagram e você verá a razão disso.
Para entender melhor como o SEO para Instagram pode ser útil, é preciso compreender a essência de um buscador como o Google. Geralmente, quando alguém trabalha com blog, costuma se preocupar com os seguintes pontos:
- Definir a persona daquele blog;
- Escolher as palavras-chaves mais relevantes;
- Produzir conteúdo de qualidade;
- Postar de forma consistente, atraente e coerente;
- Atualizar publicações antigas reforçando o SEO on-page;
- Entre outras coisas.
Normalmente, quem segue as instruções dos tópicos acima quer buscar as posições mais altas do Google. Quanto melhor o posicionamento da publicação, maior a chance do público-alvo acessar a página. Aliás, para quem trabalha com vendas online, ganhar acessos é muito importante. Afinal, é a partir deles que surgirá a oportunidade de transformar novos leitores em novos clientes.
Basicamente, o funcionamento e os objetivos do SEO para Instagram são literalmente os mesmos do Google. Ou seja, o SEO funciona da mesma forma tanto no Instagram quanto no Google, não há diferença quanto a isso. A missão de ambos é, de forma orgânica, ranquear posts nas melhores posições possíveis e ganhar muitos acessos.
Como fazer o SEO do meu Instagram?
Com toda certeza, a pesquisa é um meio muito poderoso para a descoberta de novos perfis no Instagram. Por isso, se uma pessoa quer ter um alcance maior, ela deve usar esse recurso a seu favor. Primeiramente, uma boa estratégia é colocar a página de seu Instagram em seu site.
Ademais, existem outras estratégias que podem melhorar o seu SEO para Instagram. Ao aplicá-las da forma correta, será possível posicionar seus posts no feed e ganhar mais acessos. A seguir, veja como fazer o SEO de seu Instagram:
Otimizar o nome do perfil com palavras-chave
Do mesmo modo que o SEO para sites exige um bom uso das palavras-chave, o SEO para Instagram exige exatamente a mesma coisa. Aliás, em ambos os casos, é preciso escolher uma palavra-chave principal.
Dessa forma, aquelas pessoas que não conhecem a sua página saberão da sua existência. Geralmente, ao adicionar em seu nome palavras-chave que explicam a sua atividade, suas chances de aparecer nas buscas aumentam.
Use palavras-chaves atrativas
Por mais que não seja possível o motor de pesquisa encontrar perfis a partir da bio, não significa que novos seguidores não conseguem fazer isso. Pensando nisso, é muito importante usar palavras-chaves atrativas e que gerem engajamento em seus posts. Assim, seu número de acessos aumentará consideravelmente.
Informe a região de seus posts
Ao colocar a região ou local onde você fez o seu post, aumentam as chances de seus conteúdos aparecerem nas pesquisas daquela região. Ou seja, pessoas que vivem próximas ao bairro ou cidade marcada por você conhecerão o seu post.
Basicamente, se um usuário pesquisar sobre o local que você marcou no post, talvez fotos e vídeos do seu perfil apareçam. Assim, haverá maiores chances de sua página ganhar mais acessos e interações.
Escolher boas hashtags
As hashtags são ótimas para busca de um perfil no Instagram. Ao fazer uma pesquisa por hashtag, pode-se consultar os posts mais recentes e mais populares. O mesmo vale para os stories correspondentes. Com isso, as hashtags se tornam excelentes ferramentas para que sua página suba nos resultados de busca.
Vale lembrar que, quando uma pessoa busca uma determinada hashtag, os resultados são mostrados em forma de lista. Nessa lista, além da palavra-chave da própria hashtag, são mostradas diversas opções similares a ela.
Seus posts devem ser humanizados
Não trate sua página como um simples catálogo de vendas. Ao fazer seus posts, procure humanizá-los de algum modo. Filme algum evento, mostra os bastidores de sua empresa ou peça para algum cliente satisfeito falar bem do produto. Esse processo de humanização é muito importante, pois as pessoas gostam de falar com pessoas e não com marcas. É crucial lembrar disso ao criar uma página no Instagram.
Quais as melhores estratégias de SEO para o Instagram?
Além das técnicas mostradas anteriormente, existem outras estratégias que podem ser úteis no SEO para Instagram. A seguir, veja quais são:
Foque em seus seguidores
Ao criar uma página, é muito importante focar em seus seguidores. Por isso, o criador de conteúdo deve saber quais são os interesses e as necessidades de seu público. Além disso, o administrador deve mostrar por qual razão ele deve ganhar mais seguidores e curtidas no instagram.
Para atrair mais pessoas para o seu perfil, veja as dicas abaixo:
- Crie sorteios ou concursos em sua página. Isso fará as pessoas compartilharem suas publicações;
- Peça para seus seguidores criarem conteúdos em função dos seus serviços ou produtos;
- Caso trabalhe com venda de produtos, ofereça um cupom de desconto;
- Procure responder aos comentários de forma rápida;
- Explique como seu produto pode ser útil para o seu público.
Faça parcerias com influenciadores
É muito difícil falar de estratégias no Instagram sem citar os influenciadores digitais. Como essas pessoas têm milhares de seguidores, fazer parcerias com elas pode ser muito útil. Afinal de contas, com uma simples postagem, esses profissionais podem influenciar as atitudes de milhares de pessoas.
Por exemplo, você pode contratar um influenciador ligado ao seu nicho e pedir para ele falar bem do teu perfil. A partir daí, é provável que parte dos seguidores dele resolvam seguir a tua página. Obviamente, isso seria ótimo para o teu trabalho e para a sua empresa.
O que significa “otimizar perfil do Instagram”?
Basicamente, otimizar o perfil do Instagram é fazer de tudo para que seus posts sejam vistos pela maior quantidade de pessoas possível. Aliás, é por isso que muitas pessoas fazem anúncios, campanhas e posts impulsionados. É muito importante otimizar o perfil, pois isso tornará a entrega orgânica das postagens mais eficiente.
Como otimizar perfil no Instagram?
Os recursos do Instagram se tornaram muito relevantes no mundo dos negócios. Além disso, eles passaram a ser um importante meio de comunicação entre as empresas e seus clientes. Entretanto, o perfil do Instagram só terá impacto positivo se estiver otimizado. Para conseguir uma boa otimização em sua página, veja as dicas abaixo:
Use CTA’s
Também conhecidas como chamadas para ação, as CTA’s (Call to Action) são frases que instigam o leitor a fazer alguma coisa. Por exemplo, um CTA bem comum é o famoso “clique aqui”.
Logo no começo da página, o perfil comercial do Instagram permite a inserção de botões com CTA’s. Investir nessa estratégia é um excelente meio de fazer seus clientes falarem com você ou, simplesmente, conhecerem o seu site.
Ademais, você pode colocar uma Call to Action no link de sua bio e facilitar ainda mais a aproximação do cliente. Ao selecionar um link para sua bio, você pode colocar o de seu blog, e-commerce, vídeos ou de qualquer outro site. O mais importante é que esse link te faça obter mais acessos.
Biografia e foto de perfil
A foto de perfil e a biografia representam o cartão de visita do criador de conteúdo. Portanto, é crucial que sua conta esteja otimizada, pois isso fará seus posts ganharem mais acessos com o passar do tempo. É importante ressaltar que, sua foto de perfil deve representar a realidade do seu negócio. Além disso, ela precisa fazer as pessoas conhecerem melhor a sua empresa.
A sua biografia deve ser composta por textos sucintos e que passam a informação com objetividade. Colocar um texto longo na bio ou colocar um grande número de informações pode causar desinteresse no leitor. Por fim, outro bom modo de chamar a atenção em sua bio é utilizar emojis.
Poste no melhor momento possível
Ao criar um perfil no Instagram, é muito importante saber a hora exata de fazer seus posts. Aliás, o perfil comercial do Instagram possui diversas métricas que ajudam o criador nesse sentido.
Ao fazer seus posts no horário mais adequado para seu público, é bem provável que o engajamento de sua página cresça. Por conta disso, seu perfil ganhará mais relevância, pois o algoritmo da plataforma mostrará sua página para mais pessoas. Em suma, seja no feed ou nos stories, postar no melhor horário possível é um excelente meio de otimizar o perfil.
Como otimizar o SEO dos seus produtos no Instagram Shopping
Para quem possui um catálogo de produtos no Instagram Shopping, é importante que os nomes e as descrições dos produtos estejam otimizadas. Dessa forma, haverá mais chances de seus produtos serem encontrados por seus usuários.
Ao pensar nesse processo de otimização, é importante pensar com a cabeça de seu público. Por exemplo, se você é um vendedor de roupas, deve saber quais termos seus usuários tendem a colocar nas pesquisas que eles fazem. De nada adianta utilizar o termo “camisa” em suas legendas e hashtags, se seu público costuma usar o termo “camiseta”.
Caso queira especificar melhor os resultados das buscas, inclua mais informações sobre o nome de seus produtos. Ao invés de usar um termo simples, como “jaqueta preta”, escolha algo como “jaqueta de moletom preta”.
Como aumentar a pesquisa do Instagram?
A seguir, veja algumas dicas para aumentar a pesquisa por seus posts no Instagram:
Use hashtags e palavras-chave relevantes
Ao fazer seus posts, ponha palavras-chaves e hashtags na legenda, pois isso trará mais destaque para eles. Por outro lado, colocar hashtags e palavras-chaves nos comentários não causará efeito algum em sua otimização. Além das legendas, as palavras-chaves também são importantes em fotos, vídeos e stories.
Use localizações e palavras-chaves em sua bio
Ao escrever sua bio, coloque sua localização e use palavras-chaves atreladas ao seu conteúdo. Dessa forma, além de otimizar sua página, você informará a localização de sua empresa. Assim, pessoas próximas ao seu negócio terão mais facilidade para encontrá-lo.
Escolha um bom nome para sua página
Os resultados das pesquisas do Instagram se baseiam em palavras ou frases. Por isso, é muito importante que seu perfil tenha um nome que esteja ligado ao conteúdo de seus posts.
Quais os métodos para ranquear no Instagram?
A seguir, veja algumas dicas para melhorar o ranqueamento de sua página no Instagram:
Escolha boas hashtags, mas sem exagerar
Como foi dito anteriormente, as hashtags têm enorme importância para qualquer publicação do Instagram. Contudo, não é a quantidade que fará seu post ser relevante, mas sim a qualidade. Aliás, quando alguém enche uma postagem de hashtags, é muito provável que as pessoas se afastem do post, pois sua legenda ficará muito poluída.
Segundo o próprio Instagram, o ideal é colocar de uma a três hashtags em cada post. Em alguns casos, você pode colocar até cinco. Ademais, é necessário usar as hashtags que estão em maior evidência e que tenham a ver com a imagem publicada por você. Um bom modo de descobrir quais hashtags podem ser úteis é conhecer as páginas de seus seguidores ou concorrentes.
Mantenha suas postagens atualizadas
Um conceito básico sobre ranquear no Instagram é não largar o seu perfil. Ou seja, é preciso fazer posts de forma constante e manter sua página atualizada. Dessa forma, seus seguidores não perderam o interesse em seu trabalho.
Normalmente, se alguém segue um perfil de negócios, é porque tem muito interesse naquele conteúdo. Por isso, ele acredita que a página será atualizada com frequência. Portanto, se o adm da página não postar de forma constante, é provável que seu público resolva seguir outros criadores. Dessa forma, o conteúdo daquele perfil deixará de ser relevante no Instagram.
Escolha bons horários para seus posts
Em sua página do Instagram, é muito importante escolher bons horários para publicar seus posts. Ou seja, é preciso postar seu conteúdo em horários que elevem o engajamento da página. Obviamente, não existe um horário universal para ganhar mais visualizações e acessos no Instagram. É preciso analisar o seu nicho e, principalmente, o comportamento do seu público-alvo.
Por exemplo, existem situações onde o público tende a usar o Instagram no período da noite. Por outro lado, alguns públicos costumam entrar no Instagram durante o horário comercial.
Para descobrir em qual perfil seu público se encaixa, é preciso fazer posts em horários diferentes. Logo depois, você deve analisar qual desses posts trouxe mais resultados para sua página.
Qual a palavra mais procurada no Instagram?
Como foi dito anteriormente, as hashtags possuem enorme importância no SEO para Instagram. Por isso, é muito importante escolher a hashtag certa para o seu post, pois isso aumentará as chances dele ser encontrado.
Contudo, apesar de cada post ter uma hashtag adequada para ele, existem algumas hashtags que, por alguma razão, são muito populares. Ou seja, elas são usadas massivamente em um grande número de posts.
A seguir, veja uma lista com as 10 palavras-chaves mais procuradas do Instagram. Ao lado dessas palavras, você verá o número de posts em que elas foram marcadas. Os dados abaixo são de setembro de 2020:
- #love: 1,221B;
- #instagood: 704M;
- #photooftheday: 478,6M;
- #fashion: 456,5M;
- #beautiful: 445,0M;
- #happy: 413,8M;
- #cute: 404,3M;
- #tbt: 401,4M;
- #like4like: 393,9M;
- #followme: 374,3M.
Conclusão
No mundo de hoje, onde as redes sociais têm grande poder, trabalhar no Instagram se tornou essencial para as empresas. Entretanto, simplesmente criar uma página e fazer posts aleatórios não é o suficiente.
É preciso trabalhar muito, ter um conteúdo de qualidade, postar de forma constante e sempre usar o SEO para Instagram. Dessa forma, sua página estará otimizada e haverá mais chances dela receber acessos.
Vale lembrar que, mesmo fazendo tudo da forma correta, o crescimento no Instagram é bem demorado. Dificilmente, alguém fará sucesso na plataforma da noite para o dia. É necessário ter paciência, continuar trabalhando mesmo com poucos acessos na página e, principalmente, não desistir. Ao agir dessa forma, você estará no caminho certo para crescer no Instagram e fortalecer a sua marca.