Entenda as métricas Trust Flow (TF) e Citation Flow (CF), da Majestic SEO?

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As métricas do Google são importantes para o bom posicionamento do seu site. Mas existem outros indicadores igualmente poderosos, como o TF (Trust Flow) e o CF (Fluxo de Citação), da Magestic. Entenda o que eles são e como influenciam no SEO (Otimização de Sistemas de Busca, em português).

O que são as métricas Trust Flow (TF) e Citation Flow (CF), da Majestic?

A Majestic é uma empresa especializada em SEO, que mapeia dados de internet para link building, gerenciamento de tráfego e muito mais.

A sigla TF significa “Trust Flow”, que reflete a qualidade dos sites vinculados ao seu, medindo a “confiabilidade” de uma página.

O CF, por sua vez, é o “Citation Flow”. Ele reflete a quantidade de “link juice” que um site tem e é capaz de passar para outros. Essa métrica é, em grande parte, um reflexo do volume de páginas conectadas.

Juntos, o TF e CF são usados ​​para medir o impacto de um link de seu site, bem como a probabilidade de um determinado domínio ter uma boa classificação para uma palavra-chave específica.

Porém, essas ferramentas vão além dessas funcionalidades. Continue lendo para saber mais.

Por que ter duas métricas diferentes?

Como você provavelmente já sabe, há anos o Google “brinca de gato e rato” com pessoas que tentam manipular os algoritmos. Uma das maneiras pelas quais eles tiveram sucesso em “burlar” o sistema foi usando bots para enviar spam na internet com comentários em blogs. 

Um site pode ter alguns links bons apontando para ele, o que aumentaria sua “confiabilidade”, mas também teria spam ou “Link Farm”. O que a Majestic decidiu fazer foi criar o TF para medir os bons links e o CF para medir o volume geral de links.

Qual é a diferença entre as métricas Trust Flow (TF), Citation Flow e PageRank (PR)?

O PageRank costumava ser o principal fator que o Google usava para classificar uma página. Os dados reunidos por esse programa eram compartilhados com os SEOs, mas a empresa interrompeu essa prática em 2016. 

Por conta disso, não há mais motivos para se falar em PageRank, já que é um número interno usado apenas no Google. 

Os dados de TF e CF são gerados por um terceiro: a Majestic. Eles não têm informações vindas diretamente do Google. Existe uma correlação entre essas duas métricas e a classificação nos motores de busca, mas não é como o PageRank costumava ser.

Fluxo de confiança (TF) versus Autoridade de domínio (DA): O que é melhor?

O Trust Flow é uma métrica desenvolvida pela Majestic SEO, enquanto a Autoridade de Domínio (DA) é uma métrica desenvolvida pelo Moz. 

Até um tempo atrás, a DA não era totalmente confiável, que encontrava apenas uma fração dos backlinks que o rastreador da Majestic acha. 

Isso foi corrigido recentemente pelo novo “Link Explorer” do Moz, uma ferramenta que aumenta o tamanho do seu índice. 

Em outras palavras, a Autoridade de Domínio é finalmente capaz de apresentar uma imagem do perfil de backlink de um site que é quase tão confiável quanto o Fluxo de Confiança (TF) da Majestic. 

O que é uma boa pontuação de Trust Flow (TF)?

A maioria dos SEOs considera qualquer site com TF abaixo de 15 como não sendo “confiável”, mas tenha cautela nessas avaliações. 

Uma métrica mais importante é o número de palavras-chave classificadas por um site e a quantidade estimada de tráfego gerado por elas. 

Se o Google classifica bem um site, isso é um indicador muito melhor do valor de seus links do que o Fluxo de Confiança (TF), Autoridade de Domínio (DA), classificação de domínio ou qualquer outra métrica de terceiros. 

Você encontra estimativas de quanto tráfego orgânico um site obtém com ferramentas, como o Rastreador de Classificação, do Ahrefs.

O que é uma boa relação TF/CF?

Quando a Majestic lançou suas métricas Trust Flow e Citation Flow, também introduziu um conceito de relações TF/CF. Em suma, ele mede a quantidade de links de sites confiáveis ​​em relação à sua quantidade total. 

De acordo com a empresa, uma relação TF/CF de 1 – 2 é o ideal.  Em outras palavras, se um site tiver TF de 20 e CF de 75, ele pode ser visto como contendo spam, apesar de suas métricas altas. 

Um site com TF de 17 e CF de 24 seria considerado muito mais confiável e menos provável de acionar uma penalidade, caso se vincule a você.

Como aumentar o Trust Flow (TF)?

Há poucos motivos para tentar aumentar seu Fluxo de Confiança, se você estiver tentando classificar seu site. Dito isso, veja, abaixo, como aumentá-lo.

  • Obtenha links de outros sites que tenham um TF alto. Isso pode ser feito por meio de guestposts, mas use essa abordagem com moderação. A postagem excessiva de convidados pode resultar em penalidade do Google.
  • Concentre-se na aquisição de links de sites “.gov” e ”.edu”.
  • Procure obter links relacionados ao seu nicho. 
  • Busque sites de qualidade e não quantidade.

Como posso usar TF e CF para trabalhar no meu SEO?

Existem algumas aplicações práticas dessas métricas. Entenda 3 delas logo abaixo.

  • Análise competitiva — qual link building meu concorrente fez para classificar seu site?
  • Alcance do link — vale a pena entrar em contato com um determinado site para conectá-lo à sua página?
  • Manter o controle sobre o seu SEO — a empresa que você contratou está inovando ou fazendo um bom trabalho?

Análise competitiva

Ao analisar seus concorrentes, você descobre se eles estão enviando spam e recebendo tráfego. Talvez fique tentado a fazer igual, mas saiba que o Google descobrirá! Quando isso acontecer, receberá uma punição.

Você sabe se os outros têm usado métodos de spam por meio de uma das seguintes opções.

  • Existe uma grande diferença entre o TF e o CF. Isso é suspeito e o Google pode facilmente descobrir que esses sites estão agindo de má-fé.
  • Olhe os backlinks que vão para o seu concorrente, você perceberá que eles são de sites péssimos.

Alcance do link

Existem muitas maneiras de usar a Majestic para encontrar novas oportunidades de obter links. Veja a seguir.

  • Encontre um site que tenha link para um artigo em outro site e, a seguir, ofereça um texto melhor para ele substituí-lo.
  • Veja se um blog específico tem autoridade suficiente e entre em contato.
  • Encontre um site que seja relevante para o seu setor e que você não conheça. Isso permite que estabeleça um relacionamento em um lugar onde possa ganhar novos seguidores.

Mantendo o controle do SEO

Você pode estar pagando uma empresa para escrever blogs e estabelecer uma presença na internet para o seu negócio, mas o que eles podem estar realmente fazendo é espalhar comentários de spam. 

A única maneira de descobrir o seu caso é acessar uma ferramenta e analisar seu perfil de backlink. 

Se notar algo negativo, terá a oportunidade de se desfazer com o SEO que está trabalhando. Isso evita penalidades potenciais no futuro e gastos que podem prejudicar sua presença online.

O que você deve olhar:

  • O TF, geralmente, deve ser superior a 10.
  • Os backlinks que vão para o site não devem ser um monte de diretórios ou da web 2.0.
  • A relação TF para CF não deve ser inferior a 1/3.
  • Os backlinks que você adquire devem ser de uma variedade de sites, com diversos textos âncora e em múltiplos contextos. Eles não devem ser todos posts de convidados, comentários de blog, rodapé ou qualquer tipo de link. Se forem, por exemplo, 50 postagens de blog, seu SEO estará suspeito e pode ser penalizado.
  • Resumindo, evite tudo que não pareça natural.

À medida que a inteligência artificial do Google se torna mais poderosa, é provável que os links diminuam de importância, ponto em que toda a indústria de SEO será derrubada mais uma vez. 

Ferramentas como a Majestic precisarão ser alteradas para continuar a fornecer valor.

Agora que você sabe a diferença entre TF e CF, você controlará melhor o rankeamento de seu site e verificará o quão vantajoso está sendo o trabalho da sua equipe de marketing. 


Sugerimos também a leitura do nosso artigo sobre Link building para compreensão completa das boas estratégias SEO Off-Page.