Para garantir alto desempenho a seu cliente, utilize as ferramentas corretas. Existem opções pagas e livres. Neste artigo, mostraremos 13 verificadores de autoridade de domínio gratuitos. Entenda o que é esse indicador e como pode ser medido.
O que é autoridade de domínio?
Autoridade de domínio é a pontuação do ranking, uma estatística de terceiros criada pelo Moz, uma empresa famosa de Inbound Marketing. Elas indicam o desempenho do domínio nas SERPs (Search Engine Result Pages) e é avaliada em uma escala de 1 a 100.
De acordo com a Wikipédia, “a autoridade de domínio (DA) de um site descreve sua relevância para uma área de assunto ou setor específico. Este índice tem um impacto direto na sua classificação pelos motores de busca, que avalia a DA através de algoritmos analíticos automatizados.”
A autoridade de domínio foi criada pelo Moz e tem uma pontuação de 1-100, sendo 100 os sites de maior autoridade, como Google e Facebook.
Não é um fator ou métrica de SEO usado pelo Google, nem tem efeito direto em suas classificações, mas uma pontuação geral sobre a capacidade de seu site se classificar bem.
Quanto mais alta a sua autoridade de domínio, melhor e “mais fácil” pode-se classificar nos motores de busca.
Como a autoridade de domínio é calculada?
De acordo com o Moz, calcula-se a autoridade de domínio levando em consideração uma série de sinais (40, no total), incluindo:
- o número de links que apontam para seu site;
- a qualidade e relevância dos links de entrada;
- nível do seu conteúdo;
- sinais sociais (a popularidade do seu domínio e conteúdos nas redes de mídias sociais;
- o desempenho de SEO do seu site em geral.
4 Benefícios de se ter um domínio de alta autoridade
O DA elevado traz uma série de benefícios para o seu site. Conheça, abaixo, quatro dos principais.
- Qualidade dos backlinks: links de qualidade são mais benéficos para o SEO em comparação à quantidade. No entanto, verificar manualmente o quão valiosos eles são é bastante difícil. A pontuação do DA traz essa informação, pois ela só aumenta quando você tem mais links qualitativos e menos com spam.
- Guest Posts: sabemos que esse é um método eficaz de aumentar o reconhecimento da marca e a quantidade de backlinks. Antes de se inscrever para postar um artigo, o SEO considera a autoridade de domínio e a pontuação de spam de um site para saber o valor da postagem do convidado.
- Valor de um site: Considerar a autoridade do domínio ajuda saber qual é o valor real e a força do site. Isso ocorre porque ele é baseado em vários fatores, como número de links, idade do site e qualidade dos backlinks.
- Competição: Fazer um esforço sem saber a pontuação de SEO de seus concorrentes não valerá a pena. No entanto, você facilita a competição conhecendo a pontuação DA de seu site e a de seus concorrentes.
Como aumentar a autoridade do domínio?
Você pode trabalhar para fortalecer a autoridade do seu site. Ainda que pareça desafiador, existem jeitos simples e práticos de fazer isso. Veja, abaixo, as principais práticas que o ajudarão.
- Escolha um bom nome de domínio;
- Otimize seu conteúdo;
- Crie conteúdo vinculável;
- Melhore sua estrutura de ligação interna;
- Remova links nocivos;
- Certifique-se de que seu site é compatível com dispositivos móveis;
- Torne-se uma autoridade dentro do seu nicho;
- Aumente a velocidade de carregamento de suas páginas da web;
- Promova seu conteúdo por meio de mídias sociais.
Verificadores gratuitos de autoridade de domínio
Destacamos os 13 verificadores de autoridade mais conhecidos e utilizados pelos profissionais do SEO e de outras áreas do marketing digital. Acompanhe a seguir.
1. MOZ Link Explorer
Este é um verificador de autoridade de domínio desenvolvido e mantido pelo MOZ. É uma ótima ferramenta para você começar. Algumas das características que ela ajuda a avaliar incluem:
- capacidades de domínio;
- vinculação de domínio;
- links de entrada;
- classificação de palavras-chave;
- texto âncora;
- principais páginas do mecanismo de pesquisa.
Usar este site é uma ótima maneira de analisar sua autoridade de domínio. Ele fornecerá previsões sobre a classificação do seu site em uma escala de 1 a 100. A partir dessas pontuações, você descobre quanto potencial o seu domínio tem.
O site também inclui recursos que o ajudarão em sua otimização de SEO para classificar as palavras-chave e comparar sua pontuação com a de seus concorrentes.
2. The Alpha Team
O design limpo e simples do Alpha Team ajuda os usuários. Basta colocar o URL do site que deseja verificar e dar o comando.
Os resultados são sobre DA, PA, endereço IP e pontuação de spam do site verificado. Além disso, mostra todos os domínios vinculados de um site para medir sua pontuação de domínio. Ela também oferece a opção de salvar o arquivo diretamente no sistema.
O Alpha Team oferece:
- auditoria de marketing digital;
- ferramenta de auditoria de SEO On-Page;
- verificador de autoridade de domínio e de página;
- verificador gramatical;
- multiplicador de lista de palavras-chave;
- dados Estruturados.
3. SiteChecker
Este é um site de avaliação de DA que fornece várias outras ferramentas de métricas de domínio. Ele também ajuda você a avaliar seus rankings de SEO, autoridade da página e o seu desempenho em comparação com os concorrentes.
O SiteChecker também possui outras ferramentas que o ajudarão na verificação de autoridade de domínio e página. Eles incluem:
- monitoramento de SEO;
- rastreador de backlink;
- verificador de SEO;
- verificador de backlink;
- rastreador de classificação;
- verificador de saúde.
A otimização de SEO é composta de muitas táticas: DA, autoridade da página, palavras-chave, backlinks, textos âncora e outros. O SiteChecker ajuda você a avaliar o desempenho desses recursos em seu site.
Portanto, seria ótimo considerar o uso do módulo de pacote único desta ferramenta.
4. Website SEO Checker
O Website SEO Checker é outra ferramenta para mantê-lo atualizado sobre a pontuação do seu domínio. O verificador tem muitas ferramentas para análise e classificação. Algumas das opções disponibilizadas pelo site incluem os verificadores de:
- autoridade do domínio;
- classificação Alexa;
- indexação do Google;
- PA;
- domínio.
Além disso, essa ferramenta também inclui:
- dificuldade no verificador de palavras-chave;
- análise de Backlink;
- contador de compartilhamento social;
- URL para extrator de domínio;
- gerador de sitemap HTML / XML.
Você também pode usar a ferramenta de avaliação do DA para analisar outros sites e compará-los ao seu. Desta forma, você será capaz de competir de forma eficaz em SEO.
5. Loganix
Loganix é uma ferramenta bastante simples de usar. Basta inserir o link do site que deseja verificar. Ele analisa e devolve com os resultados. Assim, é possível estudar várias URLs de uma vez só, receber relatórios com todas as informações e gerar uma pontuação DA e PA precisa.
6. SEO Review Tools
O SEO Review Tools é uma ferramenta de análise de DA totalmente gratuita. Ela utiliza um verificador de classificação de domínio para avaliar o tráfego direcionado ao seu site usando palavras-chave, backlinks e URLs.
O site também ajuda você a identificar as palavras-chave mais importantes de seus concorrentes. Depois de inserir o domínio no campo de busca, você verá as 50 pesquisas mais recentes e importantes realizadas no Google.
Os relatórios que você obtém incluem classificações do Google, dificuldades com palavras-chave, volumes de pesquisa mensais e desempenho.
Este site vem com outros módulos de otimização de mecanismo de busca para aumentar sua visibilidade nos resultados de pesquisa. Essas ferramentas incluem os verificadores de:
- dificuldade de palavras-chave;
- classificação de domínio;
- SEO do Google;
- acessibilidade e autoridade do site;
- backlinks;
- segurança.
Além desses, há também as ferramentas de:
- palavras-chave do Bing;
- palavras-chave da Wikipédia;
- palavras-chave da Amazon;
- e um testador otimizado para celular.
7. SmallSEO tools
SmallSEO Tools é um verificador de domínio de site que é famoso por suas amplas opções de otimização de SEO, que usa o MOZ.
Essas ferramentas garantem que você possa monitorar o desempenho do seu domínio nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa.
Você também pode ficar de olho no DA de seus concorrentes. Isso o ajudará a identificar se está jogando corretamente suas cartas de SEO.
Mesmo que a ferramenta de análise de domínio fornecida pela SmallSEO seja gratuita, você obterá resultados muito precisos. A SmallSEO DA é famosa pela variedade de funcionalidades e recursos que cobram.
8. SEMScoop
O SEMScoop tornará a análise de domínios um passeio no parque. É muito fácil de usar para iniciantes e oferece uma excelente plataforma para pesquisa de palavras-chave. Essa ferramenta lhe dará uma análise abrangente, mas também proporciona:
- comparação das palavras-chave do seu site com os domínios mais bem avaliados;
- encontrar os domínios de referência;
- classificação nas avaliações MOZ;
- backlinks;
- auditorias de domínio;
- otimização de SEO.
Com esses recursos, você coloca as classificações do seu site em uma posição mais elevada nos resultados de um navegador, comumente conhecido como SERPS.
O site também oferece ferramentas para analisar o perfil do seu concorrente. Dessa forma, você consegue entender o quão bom eles desempenham e como você pode superá-los.
A pontuação de conteúdo analisará seu conteúdo e recomendará melhorias de SEO que você necessita. Além de seu domínio ser verificado, você obterá informações sobre como melhorar o tráfego do seu site.
9. Bulk DA Checker
O Bulk DA Checker é uma ferramenta de análise de domínio totalmente gratuita. Ele suporta até 10 pesquisas de cada vez.
Você pode limpar o campo de pesquisa e inserir outro conjunto de 10 domínios para obter resultados comparativos. Ele também vem com as seguintes ferramentas:
- utilitário de verificação de classificação Alexa;
- verificador de domínio;
- extratores para URL e outros;
- esta ferramenta de verificação DA obtém seus dados analíticos principalmente de uma API fornecida pelo MOZ. Isso significa que os dados são analisados e apresentados de acordo com as métricas deles.
10. Verificador Serpstat
O Serpstat fornece verificação de autoridade gratuita em domínios, podendo analisar um conjunto de uma vez e, em seguida, limpar a entrada para avaliar outros 10. Ele vem com outras ferramentas, que incluem:
- verificadores de links quebrados;
- verificadores de pontuação de SEO;
- pesquisa reversa de imagens;
- ferramentas de palavras-chave, backlinks e muito mais.
11. Dupli DA Checker
O Dupli DA Checker fornece o desempenho do seu domínio usando as classificações MOZ e é uma excelente escolha para muitos iniciantes, já que você não precisa baixar o aplicativo. Tudo que você precisa é ir ao site e inserir o URL.
Os resultados incluem classificações do mecanismo de pesquisa, desempenho do domínio e outras ferramentas baseadas, principalmente, em SEO para dar ao seu site uma melhor classificação tanto no DA quanto no PA (Page Authority). Elas incluem os verificadores de:
- pontuação de SEO;
- redirecionamento;
- status do cabeçalho;
- classificação de palavras-chave;
- densidade de palavras-chave.
Além desses, o Dupli DA Checker possui:
- ferramenta de rastreamento de SEO;
- gerador de Sitemap e de metatag;
- construtor UTM.
12. Verificador DA
O Verificador DA, da LinkGraph, é gratuito e você pode usá-lo para analisar a autoridade de seus domínios e páginas. Ele fornece um estudo usando classificações de mecanismo de pesquisa, de MOZ e links, entre outros.
Embora não seja um verificador de DA muito abrangente, você obterá as métricas mais importantes, que podem ajudá-lo a otimizar seu domínio e site para mecanismos de pesquisa.
13. HOTH Bulk DA
Se você precisa de um verificador DA gratuito, o HOTH tem tudo que necessita. Esta ferramenta é usada para calcular a força e o desempenho do seu domínio. Os resultados incluem:
- MOZ DA – autoridade de domínio;
- MOZ PA – autoridade de página.
Esta ferramenta permite que você pesquise no máximo 10 URLs de cada vez. Dessa forma, você compara o desempenho dos sites de seus concorrentes com o seu.
Conclusão
Agora que você entende alguns dos verificadores de autoridade de domínio que pode usar para garantir que seu domínio comande uma boa autoridade, é hora de implementar um.
A maioria das ferramentas usa as métricas de classificação MOZ para fornecer as análises. Também vale a pena observar que, como elas são gratuitas, você provavelmente não experimentará tanta diversidade quanto gostaria.
Algumas dessas opções fornecem apenas uma classificação das métricas, enquanto outras possuem comparações diversificadas. Dependendo de suas necessidades, você escolhe o correto para seu caso.
Conheça também nosso artigo com 57 técnicas de link building.