A comunicação com o cliente é um dos principais pilares de uma empresa e pode determinar o sucesso da mesma. Nesse tempo de pandemia, o cliente tem deixado de comparecer fisicamente nas lojas, para comprar produtos, e têm preferido comprar, resolver pendências ou dúvidas online.
Uma empresa que se preocupa em ter um bom relacionamento com seus clientes é sempre a que vai ter mais resultados positivos nas vendas, pois o processo de vendas envolve o quanto um cliente confia na marca, qual tipo de tratamento recebe, se teve suas dúvidas sanadas e quão simplificada é a experiência de compra.
Nesse contexto, surge a importância dos aplicativos de mensagens da atualidade, que representam um recurso muito valioso que você poderá utilizar para vender mais. É importante que você busque trazer para a sua empresa um aplicativo de mensagem que tenha muitos usuários, onde o processo de vendas pode estar a um clique de distância.
Dentre eles está o WhatsApp Business (WhatsApp empresarial), a versão empresarial de um dos aplicativos de mensagens mais utilizados no Brasil e que tem ganhado muita popularidade nos negócios da atualidade. Foi criado exclusivamente para o uso pelas empresas que desejam manter um contato mais personalizado com os clientes.
Diferente das ligações telefônicas ou outros aplicativos menos conhecidos, o WhatsApp pode ser acessado em qualquer lugar e a qualquer hora, sem que o cliente precise estar na frente de um computador, ir para um lugar silencioso ou interromper suas atividades diárias para utilizar o aplicativo.
Já a versão desse aplicativo para uso comercial, possui diversas ferramentas específicas para que as empresas possam atender muitos clientes e gerenciar melhor o atendimento realizado. Além disso, é muito fácil encontrar tutoriais sobre como configurar um WhatsApp empresarial, pois é de simples uso.
Dessa forma, abaixo darei algumas dicas muito interessantes de como utilizar um WhatsApp empresarial para alcançar sucesso na sua empresa e ter um relacionamento impecável com seus clientes. Vamos conferir juntos essas dicas preciosas?
1. Explore as funções disponíveis no WhatsApp Business
A primeira coisa que você precisa saber é como criar um WhatsApp empresarial e configurá-lo para que você possa usufruir de todas as suas funcionalidades específicas disponíveis para vendas.
O WhatsApp empresarial oferece ferramentas como:
- Separar os contatos profissionais dos contatos pessoais;
- Etiquetar as conversas dos clientes de acordo com o status do processo de vendas;
- Salvar modelos de mensagens usadas com frequência (mensagens rápidas);
- Salvar mensagens automáticas (de ausência ou saudação), e etc.
Sabendo disso, você não deve simplesmente criar uma conta no WhatsApp empresarial para a sua micro empresa sem configurá-la antes de começar a atender seus clientes. É essencial que você esteja pronto para usar os recursos oferecidos, pois podem ser um diferencial no atendimento e no visual da sua marca.
Outra dica importante que envolve as ferramentas do aplicativo é o uso de listas de transmissão. Essa ferramenta é útil para quando você desejar enviar uma única mensagem para vários contatos, sem que seja necessário você criar um grupo com os clientes para que todos leiam o texto. O ideal é que você crie uma lista de transmissão, onde cada cliente selecionado receberá a mensagem no privado e poderá responder individualmente.
2. Seus clientes devem sempre ser atualizados sobre novidades
Essa é uma dica importantíssima e que poderá tornar seu WhatsApp empresarial bem sucedido!
Sempre deixe os clientes cientes sobre as novidades do seu catálogo de produtos e promoções. Não tenha receio de investir no marketing para atrair mais clientes e fidelizá-los.
Não esqueça de informar o horário de atendimento da sua empresa e se haverá alguma modificação nesses horários devido a um evento, feriado ou etc.
3. Utilize as estatísticas para melhorar seu desempenho
Uma das vantagens de utilizar o WhatsApp empresarial é a possibilidade de acesso a métricas interessantes sobre o desempenho do suporte da sua empresa. Um exemplo é a quantidade de mensagens lidas pelos seus clientes com interesse em comprar um produto seu. Podem ser acessadas somente pelo celular no momento, mas poderão ser úteis para que os dados obtidos sejam usados para traçar estratégias de vendas mais eficientes e assim, aumentar o lucro da sua empresa.
4. Procure sempre prestar um atendimento de qualidade
A qualidade do atendimento fornecido ao cliente é muito importante. Qual cliente gosta de esperar horas por uma resposta? De ter seu atendimento direcionado para vários departamentos para que finalmente possa conversar com um atendente e resolver seu problema? Estes são problemas que não devem acontecer no processo de vendas da sua empresa.
Sendo assim, você poderá precisar de auxílio para gerenciar os seus clientes e todo o processo de vendas com um WhatsApp empresarial. Com esse objetivo, foram criados diversos softwares de gestão de clientes, como por exemplo o amoCRM, que pode promover a organização dos dados dos clientes e facilitar o andamento de diversas conversas simultâneas, sem que o cliente precise aguardar muito para que o suporte possa checar uma informação que ele deseja.