Link building o Guia: 57 técnicas de como conquistar backlinks para seo off-page.

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Tenha o melhor do link building! Decidimos juntar todas as técnicas de link building que poderíamos pensar. Atualmente, temos mais de 50. Todas as técnicas utilizadas pelos grandes especialistas de seo off-page e link building estão reunidas aqui.

Seus comentários e ideias serão muito aproveitados aqui. Vamos trabalhar juntos e tornar esta lista muito útil para o maior número de pessoas.

Compreenda o que é a técnica e como você pode fazer para obter sucesso em sua estratégia e alcançar resultados reais. 

O que é link building

Em uma definição simplificada, o link building, simplesmente, é o processo de fazer com que outros sites tenham um link para o seu. Todos os profissionais de SEO e proprietários de sites devem estar interessados ​​em criar links para direcionar o tráfego de referência e aumentar a autoridade de seu site.

Link building faz parte do processo de SEO Off-page e é a prática de promover o seu site para outros com o objetivo principal de assegurar uma ligação (link).

Para começar com uma estratégia de link building, você precisará criar um conteúdo valioso relacionado ao seu negócio, produtos e serviços. Quando alguém faz um link para o seu conteúdo, você ganha um backlink ou link de outro site para o seu.

O link building expõe sua marca a um público muito maior – e aumenta a autoridade de domínio de seu site, o que pode impulsionar seu desempenho nos resultados de pesquisa.

O que são backlinks?

Site B recebendo backlink do site A
Site B recebendo backlink do site A

Backlinks, também chamados links de entrada, são hiperlinks que levam de um site para outro. Os backlinks fazem sua conexão através de sites externos. Esses links de domínios externos apontam para páginas em seu próprio domínio.

Em outras palavras, se um site A estiver vinculado ao site B, esse site B terá um backlink. 

Backlinks são um dos fatores de classificação mais fortes usados ​​pelos mecanismos de pesquisa para determinar a autoridade do site e sua posição orgânica nos resultados da pesquisa.

Link Building ou backlink funciona ?

Os backlinks continuam sendo um dos fatores de classificação mais importantes, pois indicam a popularidade e a qualidade (confiabilidade) do site. Criar um perfil de backlink forte é uma das partes mais importantes do SEO.

De um modo geral, os termos “backlinks” e “link building” são os maiores chavões no mundo do SEO, juntamente com a pesquisa de palavras-chave.

Os motores de busca usam backlinks como uma navegação entre sites. Eles exploram novos sites e avaliam sua autoridade com base na autoridade transmitida pelos links.

O link building é verificado pelo Google como um fator importante na classificação de um site. Mecanismos de busca como o Google rastreiam a web usando hiperlinks. 

Eles reúnem dados sobre quem está vinculado a determinado site de autoridade e usam essa informação para determinar relevância, qualidade e outras informações. Tudo isso serve para ajudá-los a classificar os sites de forma justa.

Leitura obrigatório no site do Google: Links para manipular o Google e Links Pagos leia sobre as diretrizes do Google.

O que é Texto âncora

O texto âncora é o texto, palavra ou palavras clicáveis em um hiperlink, link ou também no backlink.

Texto âncora dentro de uma tag de backlink

Existem muitos tipos de textos âncora:

  • Com palavras-chave (“melhor tênis”)
  • Marcas (“tênis adidas”) ou (“tênis nike”)
  • Termos da marca (“tênis adidas lançamentos”)
  • Genérico (“página”) ou (“site”)
  • URLs crua (“adidas.com”) ou (“nike.com”)
  • CTAs (“clique aqui,“ leia mais ”,”compre agora”)

O texto âncora é importante em dois aspectos principais:

  • Título da página – o título da página é o que você vê na parte superior esquerda do navegador. Dá a você uma ideia imediata sobre o que é a página da web. Isso afeta o link da página como um todo. Um link vindo de uma página com uma tag de título muito relevante incorre em um grande impacto na qualidade do link.
  • Corpo do conteúdo – o corpo do conteúdo é todo o artigo escrito na página da web – onde o link é quase sempre colocado. Na parte superior do conteúdo é, sem dúvida, o melhor posicionamento do link e deve descrever facilmente do que trata o link.

Dofollow x Nofollow

Os backlinks Dofollow ajudam em termos de SEO, pois passam a autoridade do site de referência para o site vinculado. Os rastreadores do mecanismo de pesquisa contam esses links e seus textos âncora.

Por padrão, os links são Dofollow, portanto, não há necessidade de acrescentar o comando rel = ”Dofollow” ao vincular a um site. 

Um exemplo de backlink Dofollow:

<a href=”https://exemplo.com”> texto âncora </a>

Os backlinks Nofollow não passam autoridade. Para fazer um link Nofollow, adicione rel = ”nofollow” ao código HTML ao vincular a um site.O Google não transfere a autoridade ou o texto âncora para esse tipo de link.

Um backlink Nofollow deve ser usado quando você não deseja passar o “link juice” ou dividir sua autoridade com o site vinculado. 

Por exemplo, os backlinks Nofollow foram reconhecidos pela primeira vez pelos mecanismos de pesquisa em 2005, quando o spam de comentários se tornou um problema. Os webmasters conseguiram criá-los nos campos de comentários para que o site não se beneficiasse do envio de spam de comentários com links.

Um exemplo de backlink Nofollow: 

<a href=”https://exemplo.com” rel=”nofollow”> texto âncora </a>

Proporção de Dofollow x Nofollow

Não há nada como uma proporção ideal de backlinks Dofollow e Nofollow. De modo geral, a maioria dos backlinks adquiridos naturalmente são Dofollow.

Quando se trata de campanhas de Link Building, você pode diferenciar o tipo de backlinks nos quais está interessado. Claro, ganhar um backlink Dofollow relevante é o melhor que você pode fazer.

Quando você quer aumentar seu tráfego de referência, esse tipo de backlink se torna ainda mais importante. É através dele que seu público chega até o seu site ou e-commerce, por exemplo.

O que é o Valor do Link ou Link Juice? 

O valor do link, que algumas pessoas gostam de chamar de “link juice”, refere-se ao valor que é repassado de um site quando ele cria um link para você. 

Distribuição do link juice entre as páginas do site
Distribuição do Link Juice em uma estratégia SEO para melhorar a autoridade das páginas.

Sites diferentes não têm os mesmos valores devido à autoridade de domínio. 

A autoridade de domínio dá uma ideia de como o seu site é confiável para os mecanismos de pesquisa. É um valor de 1 a 100, portanto, quanto maior o número, mais confiável é o seu site. 

Embora não seja, necessariamente, usado pelos mecanismos de pesquisa para determinar a posição do seu site nas SERPs, a autoridade de domínio pode ajudá-lo a descobrir quais sites passarão mais valor para os backlinks. 

Você pode medir a autoridade do seu domínio com as ferramentas do Moz ou a classificação do seu domínio com o Ahrefs. 

Como essas métricas funcionam? 

Você já ouviu falar de portais de notícias importantes como o Globo, TecMundo, Uol, SBT, Record e o El País? Esses sites passaram anos construindo a confiança dos consumidores e ganhando muitos links para seus artigos. É justo dizer que eles são líderes do setor.

Se o Globo.com tiver um link para o seu site, ele transmitirá muito mais valor do que um blog pessoal lançado na semana passada, porque tem uma autoridade de domínio superior. 

Isso não quer dizer que você deva ficar desapontado com links de sites com pouco tráfego. Seu público pode frequentar blogs de nicho menores. Mas lembre-se de que sites diferentes têm valores diferentes para os mecanismos de pesquisa quando você está criando a sua estratégia de link building.

Vamos recapitular: links de alto valor podem ajudar a aumentar a classificação do seu site. Isso pode colocá-lo acima da concorrência nos mecanismos de pesquisa, obtendo tráfego valioso, que pode se transformar em leads e receita real para o seu negócio. 

Critérios de mecanismo de pesquisa para valor do link 

Os motores de busca usam uma série de critérios, como um indicador para avaliar a qualidade dos links. Portanto, aqui está uma breve visão geral dos fatores mais importantes.

  • Orientação relacionada ao conteúdo dos sites: seas páginas estão vinculadas umas as outras por um link que é tematicamente semelhante, pode-se presumir uma influência positiva na força do link. Aqueles não relacionados ao tópico,resultam em qualidade de link inferior.
  • Idade do link: fornece aos mecanismos de pesquisa informações sobre sua confiabilidade. Certa durabilidade aumenta a qualidade de um link.
  • Autoridade do site de referência: se aqueles conhecidos e visitados com frequência vinculam o seu próprio site, esses são backlinks que geram links de alta qualidade. Páginas que oferecem conteúdo e, portanto, um certo valor agregado, são particularmente eficazes porque aumentam a sua classificação.
  • Posição do link: se incorporado ao conteúdo da página, um backlink mostra uma força de link mais forte do que um  de rodapé. Os links na página inicial oferecem maior qualidade do que os backlinks nas subpáginas. Além disso, a ordem dos links é importante para o fluxo do PageRank.
  • Número de backlinks: muitos links em um site reduzem a força individual.
  • Spam de links: deve ser evitado, pois, a qualidade do link sofre enormemente.

Como fazer link building utilizando técnicas e estratégia de off-page

1. Skyscraper technique – Técnica do arranha-céu

O Skyscraper technique ou arranha-céu é quase uma técnica lendária de link building utilizada por Brian Dean, da Backlinko. É demorado, mas se feito corretamente, você obterá backlinks de qualidade, tráfego direcionado e possíveis conexões de negócios.

Técnica Skyscraper representada por dois prédios altos em um fundo azul
Técnica Skyscraper, ou Arranha-céu

É uma combinação perfeita de conteúdo pensando no leitor. Utilizando pesquisa, análise de backlink do concorrente e técnicas de divulgação por email. O processo é abordado neste guia de criação de links .

Estas são as 4 etapas principais:

  1. Encontre um bom conteúdo do seu concorrente com backlinks de qualidade
  2. Encontre os detalhes de contato das pessoas por trás desses sites
  3. Escreva um conteúdo melhor que o melhor
  4. Alcance os e-mails editoriais em potencial

O conteúdo do arranha-céu é sobre qualidade, não quantidade. É sobre trabalhar um pouco mais em menos peças para levá-las a um nível que valha o tempo dos outros lendo, compartilhando e vinculando de volta. Trata-se de estreitar seu foco para que você trabalhe de maneira mais inteligente para tornar o jogo de SEO mais fácil para você.

2. Criação de links com base em conteúdo de qualidade

A técnica mais difícil, porém a mais eficiente. Crie conteúdo que atrairá naturalmente leitores, compartilhamentos sociais e tráfego de referência. 

Ao escrever, preste atenção à legibilidade. O conteúdo deve ser bem estruturado e sem erros gramaticais. 

Cuidado com o fluxo, uso de advérbios, índice de voz passiva, palavras únicas ou tempo estimado de leitura. Claro, isso depende do seu público-alvo.

Tipos de artigos e conteúdos que ajudam a atrair backlinks

  1. Como fazer: artigos de instruções que ensinam os leitores a fazer algo são ótimos para obter backlinks para seu site. Por exemplo, você pode escrever uma postagem no blog sobre “Como economizar dinheiro para férias” que pode ser vinculada a blogs de viagens, sites de orçamento e finanças, sites de agentes de viagens e muito mais.
  2. Artigos da lista: artigos de listas são simplesmente textos escritos como listas. Eles são incrivelmente populares online porque são muito fáceis de ler. Devido a uma lista numerada, os leitores podem facilmente escanear o artigo e ler as partes que mais lhe interessam.
  3. Guias definitivos: donos de blogs adoram criar links para guias porque isso permite que eles expliquem um conceito para seus leitores sem ter que entrar em muitos detalhes. Portanto, crie guias longos e detalhados para obter mais backlinks.
  4. Resumos estatísticos: as estatísticas são frequentemente usadas por outros blogueiros e sites para fazer backup de suas afirmações com dados. Aproveite isso e crie seu próprio post de resumo estatístico.

3. Listas principais

Existem muitos artigos de listas, mas se você tiver dados exclusivos e relevantes, terá sucesso.

Ao escrever as listas principais, pense no momento certo e prepare-se para se aprofundar nos dados.

Tarefas importantes:

  1. Analise os resultados da pesquisa para as suas principais palavras-chave;
  2. Escreva algo mais abrangente e único;
  3. Se você tiver seus próprios dados, o trabalho será mais fácil;
  4. Caso o seu tópico seja sensível ao tempo, certifique-se de escolher o momento correto.

4. Produzir conteúdo educacional

Conteúdos educacionais podem atrair um público mais específico e restrito. Ainda que isso indique menor quantidade de pessoas chegando em seu site, pode significar também um público mais fiel.

Quem acessa um site que ensina técnicas, receitas, disciplinas e outras coisas, geralmente retorna e o classifica como referência.

5. Estudos de caso

Os estudos de caso podem ser uma mina de ouro de backlinks! Eles são sempre únicos e trazem novas informações. Certifique-se de ter dados comprovados, faça sua pesquisa, tente experimentar e testar os mitos da indústria.

Ao escrever um estudo de caso, é bom listar:

  1. Desafio;
  2. Origem dos dados;
  3. Período selecionado;
  4. Resultados;
  5. Principais conclusões.

6. O chamado “evergreen”

Conteúdo evergreen, perene ou “sempre verde” é aquele que permanece relevante independentemente da estação ou do tempo, assim como as árvores que nunca perdem as suas folhas.

Exemplos de conteúdo evergreen

Em termos de valor, é o conteúdo que nunca perde um nível residual de tráfego. Com a estratégia certa, o conteúdo evergreen gera interesse de forma consistente ao longo do tempo e as pessoas continuam procurando-o por meses, anos ou até mesmo décadas. 

Exemplos de conteúdos perenes: 

  • Como ferver macarrão;
  • Quem foi Isaac Newton?;
  • 5 Exercícios de corpo inteiro.

Os benefícios desse tipo de conteúdo incluem:

  • Aumento do tráfego e potencial de leads;
  • Artigos autossustentáveis;
  • Requer menos produção.

7. Conteúdo instigante e provocante

Isso pode ser complicado e arruinar sua reputação quando feito de maneira errada. Não tente zombar das pessoas, de suas lutas e opiniões. Ajude-os a resolver seus problemas. 

8. White papers

São conteúdos mais técnicos criados a partir de dados científicos e pesquisas. Os temas abordados geralmente são de interesse de um grupo mais específico e podem aumentar sua autoridade à medida que traz dados comprovados de estudos profissionais. 

Eles são amplamente usados ​​no mundo B2B, mas você não precisa ser uma corporação para conduzir uma pesquisa profunda no setor, para adicionar as suas ideias, gráficos e conhecimentos dos quais outros podem se beneficiar. 

Os white papers são uma grande fonte de oportunidades de compartilhamento e obtenção de links valiosos.

9. Avaliações e comparações

Esses dois têm uma classificação muito alta quando bem feitos. A sua análise profunda, prós, contras e recomendações resolvem a paralisia de decisão de muitos leitores. 

Além do mais, se você for bom o suficiente, as empresas estão dispostas a pagar para revisar os seus produtos. E, de repente, você pode ser um líder de pensamento.

10. Crie uma seção de blog dedicada

Existem muitas empresas com conteúdo útil, apesar de não terem um blog. É hora de usar esse potencial! Crie uma seção no seu blog exclusiva esses cliente e aumente consideravelmente seu engajamento. 

11. Faça uma entrevista

Tente fazer parceria com autoridades bem conhecidas do setor. Não precisa ser um superstar. A pessoa compartilhará a entrevista com seu público e pode incluir um link para ela em seu site também.

Pequenos influenciadores, artistas locais e figuras públicas de pequenas cidades podem ser as pessoas ideais para este momento. 

12. Guestposts

Os Guestposts representam uma boa maneira de ganhar backlinks. Faça pesquisas no site, escreva conteúdo excelente e tente publicá-lo em um site oficial. Eles geralmente têm diretrizes rígidas de guest blogging e, às vezes, levam muito tempo para aceitar a sua inscrição.

É um pouco mais demorado, mas definitivamente funciona. Você encontrará listas de sites que aceitam postagens de convidados, mas se você planeja escolher os mais  relevantes, use os operadores de pesquisa do Google. 

Você pode encontrar oportunidades de guestposts digitando “aceito guestpost” no Google. Aparecerão alguns blogs que estão abertos à parceria.

13. Podcast de convidados

Todos sabem que os podcasts são populares. Eles são fáceis de consumir, então você pode adquirir muito conhecimento e obter algumas novidades interessantes do setor enquanto limpa seu apartamento ou carro, por exemplo. 

Fazer guesting de podcast significa direcioná-los de forma relevante para o seu nicho e alcançar os seus criadores para fazerem parte deles.

Social Media

Técnicas e estratégias para profissionais do Social Media.

14. Alcance na mídia social

Compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais. Promova-o no Facebook, Twitter e LinkedIn, comente posts relevantes e crie conexões. 

15. Ações de compartilhamento 

Botões de compartilhamento e widgets não podem ser ignorados em seu site. Além de compartilhar seu conteúdo por meio de redes sociais, as pessoas podem colocar widgets em seus sites e criar um link para você.

16. Botões de  baixar

Dê a seus usuários a oportunidade de acessar materiais exclusivos, bônus ou descontos, pedindo-lhes para divulgarem seu site. Motive-os a compartilhar o seu conteúdo.

17. Fóruns de discussão especializados

Junte-se ao Braily e outros fóruns para fazer e responder perguntas relacionadas. Você só precisa ter cuidado com o conteúdo postado, tendo compromisso com a verdade. Esses grupos reúnem alunos e também profissionais, então é necessário escrever conhecimentos e fatos.

Algumas dicas importantes para publicar nesses fóruns são:

  1. Prepare o seu envio, não apenas copie o texto da postagem do seu blog;
  2. Personalize, de acordo com as preferências dos leitores;
  3. Certifique-se de que o link seja relevante para não ficar óbvio que você está fazendo uma autopromoção;
  4. Responda aos comentários.

18. Links em fóruns

Além de responder e perguntar nos fóruns, você pode adicionar o link lá, mas lembre-se de que a maioria deles são de baixa qualidade, geralmente sem segmento, então seus benefícios são questionáveis.

19. Questionários, pesquisas e testes

Mais uma maneira interativa de obter não apenas exposição social. Uma ideia é liberar certificados, respostas de quizzes ou imagens engraçadas. Isso incentiva o compartilhamento e as suas chances de receber tráfego aumentam.

20. Link para outros sites

Se você tem um conteúdo que considera majestoso, pode linkar sites de referência e autoridade. Caso eles verifiquem seu link e gostem do que viram, podem linkar você de volta.

Marketing e branding

Sobre sua marca e o marketing do seu negócio, algumas técnicas podem enriquecê-los.

21. Concursos e brindes

Além de ganhar um link relevante, você tem uma promoção gratuita. Pesquise concursos e brindes em andamento e entre em contato com os organizadores. Às vezes, essas ofertas chegam à sua caixa de entrada para que você não perca tempo.

22. Descontos e cupons

Todo mundo adora descontos e códigos de desconto! É uma grande motivação para compartilhar seu produto também! Além disso, eles são ótimos para promoção adicional do programa de afiliados.

23. Atividades de marketing tradicionais (Off-line)

Folhetos, adesivos ou mesmo outdoors. Não se esqueça onde tudo começou. O marketing criativo atrai as pessoas. Eles falarão sobre você e podem incluir um link para o seu site.

24. Artigos de RP

Fazer artigos de Press Realease (RP) consiste em criar conteúdos relevantes sobre determinado assunto e compartilhá-lo com jornalistas e pessoas da imprensa, encorajando-os a falar sobre você em seus sites. 

Esses textos devem ser escritos por profissionais e publicados em sites de alta autoridade, que também fornecerão links de alta qualidade. Prepare um orçamento exclusivo para isso.

25. Seções de depoimentos

Pense nos produtos que você usa, entre em contato com as pessoas por trás deles e escreva depoimentos para serem publicados em seus sites em troca de um link. Você precisará escrever alguns e-mails e lembretes, mas pode ser muito benéfico.

26. Configurar Alertas do Google

Alertas do Google é uma daquelas ferramentas sobre as quais todos ouviram falar. No entanto, muitos são o usam para encontrar menções à marca. Configurar os alertas é muito fácil. Selecione o termo, escolha uma das opções listadas e adicione um endereço de e-mail válido para recebê-los.

27. Pergunte aos seus conhecidos

Sim, por que não? Entre em contato com a sua família, amigos ou conhecidos para obter um link. Eles podem criar um link para o seu site se for relevante e se encaixar no contexto. 

28. Compre backlinks por meio de postagens pagas de blog

É semelhante à técnica anterior, mas desta vez você terá que pagar por ela. Por outro lado, não custará quase nenhum tempo.

29. Lançar um programa de afiliados

Você ganhará links e receita. Programas de afiliados são uma das maiores fontes de receita, exposição e backlinks de alta qualidade. Existem muitos afiliados em busca de uma nova fonte de renda. Não se esqueça de preparar um sistema de comissão atraente.

30. Ajude um repórter

Uma boa maneira é mandar dicas de reportagens para jornalistas e repórteres. Eles escrevem a matéria e citam você como fonte. Isso é extremamente precioso.

31. Pesquise e descubra o que funciona para os outros

Observe e analise os backlinks de seus concorrentes para tentar entender em que consiste sua estratégia e como você poderia adaptá-la para o seu site. Você pode se concentrar naqueles que pode replicar facilmente para economizar algum tempo.

32.  Menções de marca

Encontre sites que estejam mencionando a sua marca por meio da pesquisa em um site especializado.

33. Recuperação de link de imagens roubadas

Tecnicamente, a recuperação de link ocorre quando você tenta localizar backlinks quebrados, impróprios, domínio ou texto âncora incorreto por qualquer motivo.

Quando se trata de imagens, pode acontecer de alguns sites usarem suas imagens sem fornecer uma fonte. Geralmente, se aplica a infográficos, gráficos e imagens de qualidade. 

Por último, mas não menos importante, essa técnica faz sentido para sites confiáveis ​​ou se suas imagens forem uma verdadeira inspiração para os outros.

Aqui está um guia rápido de como encontrar essas imagens:

  1. Crie uma lista dos URLS de suas imagens;
  2. Use a pesquisa de imagens do Google colando o URL;
  3. Verifique se os sites dos resultados de pesquisa deram a você um crédito, procurando seu domínio no código HTML;
  4. Se não houver crédito, entre em contato com os autores.

34. Seja entrevistado

Se você tem um conteúdo exclusivo, é aconselhável que procure editores ou jornalistas que possam se interessar em evidenciá-lo. É importante ir em busca, já que você, certamente, não é um superstar para ser contatado.

35. Presentes

Que tal enviar presentes para seus clientes e parceiros mais valiosos? Use ocasiões especiais, como Natal ou aniversários, e inclua uma frase de chamariz para compartilhá-la com um link para você.

36. Troca

Troque os seus produtos por uma avaliação ou outras atividades promocionais que levem a um link. Os blogueiros que escrevem um comentário geralmente incluem um link para que você não precise perguntar a eles.

Quando se trata de parceiros afiliados, eles tendem a fornecer links proibidos.

37. Crie um microsite de campanha

Você tem algum desconto especial, um evento ou lançamento de produto? Construa um microsite! Lembre-se de que o conteúdo não deve ser 100% duplicado e você também deve criar um bom perfil de link para ele.

Criar microsites do ponto de vista de SEO não é tão lucrativo quanto era no passado, mas você deve considerá-lo quando estiver planejando construir um site de autoridade de longo prazo.

38. Crie um link de anúncio em todo o site

Sim, um link para todo o site não é tão bom quando se trata da força do link, mas é perfeito para um link de curto prazo obter alto tráfego, ou seja, você pode fazer isso com uma oferta especial. Lembre-se de que os sites vinculados devem ser relacionados.

39. Comente postagens de blog

Em geral, os comentários com links não influenciam positivamente o seu SEO porque eles são excluídos quase imediatamente. 

Mas se você selecionar postagens de blog com alto tráfego, então você escreve um comentário relevante e impulsione a discussão. Isso pode acabar fornecendo um link que agrega valor a ela.

Nesse caso, o moderador não deve excluir o comentário. Ninguém quer interromper uma discussão produtiva em sua postagem no blog.

40. Cooperar com cursos, escolas e professores

O que é melhor do que ser recomendado a muitos alunos por cursos, universidades ou professores conceituados? Sem mencionar que um backlink do domínio “.edu” pode ser um ótimo sinal para o Google. A qualidade dos usuários do site encaminhados, desta forma, é indiscutível.

Submissões

Agora conheça técnicas ligadas a submissões. 

41. Distribuição de conteúdo

A distribuição de conteúdo é uma ótima fonte de backlink e você obterá aumento de tráfego adicional.

Uma excelente plataforma para isso é o LinkedIn

Pode-se enviar um trecho do seu artigo original ou criar uma descrição exclusiva, você decide. 

42. Listagens e catálogos de empresas

Por mais que sejam, às vezes, ultrapassados, ainda há quem olhe esses catálogos e ache você. Esteja presente e consiga algum tráfego.

43. ​​Envie criativos

Infográficos, e-books ou folhetos podem ser enviados no Slideshare, Pinterest, Scribd e outras alternativas. Reserve algum tempo, pois você precisará de vários formatos digitais, descrições e links.

Na verdade, formatos criativos, como infográficos, podem ser incrivelmente poderosos para a construção de links. Contanto que você esteja construindo um com informações importantes sobre o seu setor, você pode gerar cada vez mais links e tráfego para o site. 

44. Envie vídeos

Comparado ao tempo necessário para a produção de um vídeo, o envio é quase nada. E não se trata apenas do YouTube. Existem muitos sites onde você pode atrair visualizações, como o Vimeo.

Aqui estão algumas práticas recomendadas ao enviar um vídeo:

  1. Crie uma miniatura personalizada;
  2. O título deve ser atraente e bem otimizado;
  3. Adicione pelo menos uma breve descrição, não apenas o link;
  4. Considere adicionar uma tela final e anotações.

45. Programar, desenvolver e compartilhar

Você desenvolve algo que funciona e é bom? Compartilhe-o em fóruns altamente focados, como GitHub, Bitbucket ou CodePen. Não cria um link diretamente, mas ajuda a construir sua marca pessoal e isso significa audiência, cliques e links. 

46. Link building da Wikipédia

O link building na Wikipédia não é complicado, mas você deve pensar de forma tática. O maior contra é que os links da Wikipédia geram automaticamente novos links porque o seu site será usado como referência.

47. Barnacle SEO

O que é bernacle SEO

Muitas das técnicas mencionadas nesta categoria e algumas outras fazem parte do Barnacle SEO. No entanto, o ponto principal dele é que você acrescenta conteúdo no site de outra pessoa e, ao mesmo tempo, aumenta a sua autoridade.

Isso significa que você se concentra não apenas em obter um backlink. Você deve ajudar o site a ter uma boa classificação, melhorando-o com conteúdo de qualidade.

E-mail

Muitas empresas já usam técnicas e estratégias qua envolvem o uso de e-mails.

48. Alcance por e-mail

A divulgação por e-mail é uma tarefa demorada. Você precisa fazer isso como parte de muitas técnicas de link building mencionadas neste artigo. 

É tudo uma questão de encontrar os sites em potencial certos, listando a possível colocação de links, pesquisando endereços de e-mail e enviando e-mails personalizados. 

Prepare-se para enviar lembretes e não se esqueça de acompanhar os resultados.

49. Páginas de ferramentas 

Existem milhares de páginas listando guias ou ferramentas e com links para eles. Use os operadores de pesquisa do Google como correspondência exata, allintitle, intitle e inurl com a sua palavra-chave e você encontrará muitas páginas nas quais gostaria de ter um backlink. 

Exemplo: inurl: “ferramentas de seo” ou “ferramentas de RH”.

Ao criar uma lista de sites potenciais para enviar o email, você fornece valor ou benefício para o autor ou editor prospectado.

50. Listas de melhores, instruções, como fazer e guias

A criação desse tipo de conteúdo é indispensável para o artigo ter links externos, então por que não ter backlink neles? Esta técnica é semelhante a outras e requer o uso dos operadores de pesquisa ao criar uma lista de sites potenciais para enviar o e-mail.

51. Assinaturas de e-mail

Quantos e-mails você envia por mês? Imagine que apenas alguns dos destinatários clicam no link abaixo do seu nome. Você recebe algumas visitas e não custa nada. Lembre-se de que as assinaturas de e-mail não contribuem diretamente para o SEO.

Técnico

O SEO técnico é importante e pode ser explorado de diversas formas. 

52. Link interno

É uma obrigação! Linkagem interna significa que você rege âncoras e adiciona links onde desejar. Se você fizer isso regularmente, é uma questão de segundos para apliá-los. Caso seu site esteja cheio de conteúdo sem links internos, você passará alguns dias consertando-o. 

Não adicione mais de 2-3 links por artigo. Evite usar um plugin que vincula automaticamente palavras específicas. Isso destrói a experiência do usuário.

Mais uma dica: identifique as suas páginas mais vistas para saber onde colocar links específicos.

53. Breadcrumbs ou “navegação estrutural”

Outra dica de link building interno é usar breadcrumbs. A navegação no site é transparente graças a eles e você também pode otimizar a distribuição do texto âncora.

Exemplo de breadcrumb: Extra.com.br >Ar e Ventilação >Ar-Condicionado >Janela

54. RSS feed

Você provavelmente o tem, mas, caso não o possua, crie um. Cedo ou tarde, alguém pode scrapear seu conteúdo. Porém, se você colocar links internos nele, ganhará um link.

56. Identificar links quebrados

Identificar links que levam a sites ou páginas não existentes e vincular os corretos ao seu conteúdo pode ser um método demorado, mas eficaz. Você pode usar operadores de pesquisa ou várias ferramentas para isso. Leia mais aqui.

57. Domínios expirados

Procure domínios expirados com links ativos. No passado, você só precisava encontrá-los e direcioná-los. Hoje, é mais complicado. Cuidado com a relevância.

58. Crie uma ferramenta gratuita

Todo mundo adora ferramentas gratuitas. Isso significa que esse tipo de conteúdo é compartilhado e provavelmente criará um grande número de backlinks. 

Então, por que não criar uma ferramenta gratuita para usar esse potencial de alto tráfego do site e muitos backlinks para suas próprias necessidades? Você pode vincular seus outros sites a partir dele.

59. PBNs (Rede Privada de Blog)

Oito websites com backlinks para um site maior na técnica PBN

O PBN é uma estratégia de SEO usada para aumentar os backlinks e, consequentemente, o DA de um site. Basicamente, uma pessoa ou empresa compra uma série de blogs independentes exclusivamente para criar conteúdos que gerem backlinks para o site principal. 

É uma técnica cara. Você precisa pagar por um domínio expirado, hospedagem e conjunto de postagens no blog.

Pode ser arriscado, porque o Google proíbe os PBN, considera eles uma técnica black-hat. Pense sabiamente. Os custos dos PBNs podem ser maiores do que a receita.

Temos uma lista com 50 técnicas e citaremos todas em breve.

Contribua com esta lista de técnicas de construção de backlinks

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